Acima da média

Acima da média Andrea F Cesário

Resenhas - Acima da média

Taize @viagemliteral 08/05/2024

Inicialmente este livro me chamou a atenção por trazer uma protagonista que possui o QI acima da média; pessoas superdotadas sempre me deixam embasbacada.

Mas, até que ponto isso é algo bom ou saudável?

Aqui vamos conhecer a história de Isadora, uma - hoje - mulher que ficou órfã aos 8 anos de idade, e infelizmente precisou passar por vários lares, orfanatos, e por conta de sua habilidade de raciocínio, clínicas de estudo.

Tais experiências fizeram com que Isadora se tornasse uma pessoa introspectiva, e mesmo deixando de viver experiências de pessoas da sua idade, conseguiu alçar alguns objetivos. No entanto, no patamar amoroso, Isadora não conseguiu alcançar a plenitude da felicidade, e foi em sua despedida de solteira que muitas coisas foram colocadas em prova.

Dois anos após esse turbilhão vivido por Isa, ela mergulha num mar de sentimentos que até então estava levando em "banho-maria", mas sentiu necessidade de escancarar as portas do passado e trazer de volta uma pessoa que havia ficado lá, para agitar sua tão pacata e metódica vida.

Mas dois anos é muito tempo, e muitas coisas podem acontecer no decorrer desse período, então, será que Isa terá forças para encarar o grande desafio que virá?

Muitas coisas vão ser colocadas à prova, e ela terá que tomar decisões difíceis, pois envolverá ética e moral, não apenas no âmbito profissional, mas também pessoal.

"A vida mostra, avisa, fere, assopra, derruba, ergue, derruba de novo, reergue, num ciclo individual."

Em seu primeiro romance, a autora Andrea Cesário nos apresenta uma história cheia de camadas e com temáticas profundas, que nos faz enxergar com mais nitidez a fraqueza humana, mas também sua força descomunal.

Temos uma protagonista que desde criança luta pelo seu lugar no mundo, um lugar onde ela se sentisse uma pessoa normal e não uma anomalia, um lugar em que seria amada, desejada, respeitada, não apenas pela profissão que exerce, nem por seu cérebro brilhante, mas por ser quem é: o ser humano que ama e deseja ser amado!

Isadora se vê num emaranhado de acontecimentos durante toda a sua vida, desde aqueles que a traumatizaram, até aos que lhes permitiram realizar sonhos. Isso é inspirador.

Em suma, a autora trouxe uma história com potencial, e apesar de ter achado algumas partes corridas, não comprometeu em nada a essência do que foi apresentado; sua escrita é de fácil compreensão e bastante envolvente.

Indico a todos que gostam de um bom romance, principalmente aqueles que trazem à tona alguns temas tabus, mas, podem ficar tranquilos, aqui eles foram trabalhados de forma bastante reflexiva!