The Ministry of Time

Resenhas - The Ministry of Time

Dessa Piccinini 08/06/2024

Para um leitor desavisado
Verdadeiramente - 3,75

Engraçado que uma review entre skoob e goodreads não possam ser parecidas, pois acho que, ao contrário do goodreads, onde várias pessoas já leram o livro, aqui essa será a primeira resenha e sinto o dever de informar algumas coisas importantes para quem tem interesse na leitura desse livro.

Primeiro, em que pese eu tenha gostado muito da leitura - eu sou uma pessoa tranquila. Eu gosto de adivinhar plot twist (sempre gostei de adivinhar quem matou antes da revelação) bem como tenho gostos peculiares. Mas esse livro não me parece uma ficção científica que muitos que gostam de ficção irão gostar.

Primeiro, você meio que precisa aceitar as premissas de viagem no tempo - não tem explicação e, na minha opinião, o livro se favorece disso. Ainda, boa parte do livro, eu diria que pelo menos 70, 75%, se parece mais uma slice of life do que uma aventura/investigação/thriller/espionagem ou qualquer outra imagem que você possa ter da história devido a sinopse. Eu não achei isso negativo, ao contrário, foi exatamente isso que me atraiu para o livro - a ideia de ver personagens fora de seu tempo conhecendo o mundo moderno sempre me é interessante.

O romance é slow burn. Eu não quero dar spoiler, mas, eu gostei - achei crível, achei gostoso, achei cozy (até que não foi mais).

O que me incomodou é a ingenuidade da narradora (aliás, personagem que não tem nome). É nesse ponto que eu acho que muitos que gostam de ler livros/consumir conteúdo de conspiração, ficção científica irão se decepcionar. E foi o que me incomodou o livro todo - eu previ qual seria o conflito do casal no final do livro, era óbvio que isso aconteceria - esperado até. Só achei que a personagem não evoluiu até que a merda foi jogada no ventilador - e ai já era tarde de mais para algumas questões.

Vejo esse livro sendo uma excelente leitura para quem não é do gênero. Algo parecido com o fenômeno da biblioteca da meia noite - que sai da bolha do mundinho literário e alcança os brasileiros médios que só leem um, dois livros por ano.

Deixo claro que GOSTEI do livro. Mas acho que eu sabia o que esperar dele e por isso escrevi essa resenha. Ele é bom - mas a sinopse pode enganar e decepcionar quem não foi devidamente informado sobre o que o livro é.

E toda a polêmica de plágio: eu não consegui ver similaridades entre as histórias. E, também, se viagem no tempo e nomes de livro virassem plágio, o mundo estava perdido. (e, salvo engano, todas as séries de viagem no tempo do mundo teriam plagiado doctor who kk).