Diary of a Void: A Novel

Diary of a Void: A Novel Emi Yagi

Resenhas - Diary of a Void: A Novel

Sabrina758 01/03/2023

"Mentir é a coisa mais divertida que uma garota pode fazer sem precisar tirar a roupa." (Closer, 2004)

Essa leitura foi uma surpresa extraordinária. Eu tenho uma atração por plots de unhinged women com uma parcela de surrealismo. E esse livro tem tudo isso e ainda o escárnio de uma gravidez falsa, denúncia de misoginia e reflexões existenciais.

Shibata resolve mentir sobre estar grávida para fugir do machismo em seu ambiente de trabalho. Essa percepção surge quando dela é esperado subserviência e funções que não fazem parte do seu trabalho, apenas por ser a única mulher do departamento. Shibata mesmo sobrecarregada com os seus afazeres, precisa se preocupar em limpar, lavar e servir café, ainda que todos utilizem e saibam fazer por contra própria.

Quando ela conta e sustenta a mentira, começa a observar as mudanças ao seu redor. Colegas de trabalho que nunca haviam antes trocado palavras com ela, perguntam sobre sua gravidez, ainda que com interesse forçado. Outros começam a ser responsabilizados pelas tarefas que ela desempenhava, como fazer o café para as reuniões. Shibata nota que todos eram capazes de fazer o que era esperado dela, mas não faziam por achar que era função de mulher.

Além disso, a parte mais interessante de tudo é como a Shibata leva a mentira a sério. Ela começa a agir como uma mulher grávida e, junto com ela, entramos nessa confusão entre a realidade e a fantasia, e ela começa a internalizar sintomas da gravidez. Em muitos momentos não sabemos o que está acontecendo ou o que é real. Ela começa a ganhar peso, a fazer exercícios para grávidas e usa um app para monitorar o tamanho do bebê. Com o passar das semanas, ela começa a usar panos para fazer volume na barriga.

Devido à gestação, ela pode sair mais cedo do trabalho e focar em coisas que ela não fazia antes, por falta de tempo e cansaço. Ela passa a ter mais qualidade de vida, cozinhar e comer refeições completas, assistir filmes, ouvir música e a passar um bom tempo na banheira. Simultaneamente, por ser uma mulher com mais de 30 anos e que não está em um relacionamento, as poucas amizades que tem quase não se vêem mais, ela repara no quão solitária é, no tanto que a sua vida é monótona e automática.

Shibata percebe, também, o quanto as pessoas estão prontas para se meter e opinar na vida das outras sem ter qualquer preocupação em ouvir ou mesmo se importar de forma genuína. Ela percebe o quão exaustivo é ser mulher e como somos criticadas por absolutamente tudo: aquilo que fazemos, aquilo que não fazemos, tudo é passível a crítica. Ela tem contato com um grupo de mulheres grávidas na academia e, mais uma vez, ouve relatos sobre os maridos dessas mulheres e o quanto eles acham que fazer o mínimo, aquilo que é obrigação, e ainda merecer reconhecimento por isso. Ou que colocam o trabalho e seu bem estar acima de qualquer coisa, até mesmo das esposas que carregam seus filhos.

É uma leitura que faz críticas com um humor ácido e muitas reflexões sobre a sociedade e machismo. Com uma protagonista que chegou ao seu limite e resolve se divertir com isso, dando a última risada, eu achei Diary Of a Void genial.

renni 30/10/2023

Ser mulher é tão **sons de pratos quebrando no chão**
Essa história inteira é fascinante do início ao fim. A Sheeba foi tão válida por tudo o que fez, não tiro razão dela em nada.

Ela é absolutamente INSANA da cabeça mas a gente não pode dizer que ela não é dedicada.

Minhas partes favoritas foram os momentos que ela para pra conversar com a Virgem Maria. Sério, não consigo descrever.

Eu amei a forma que a história foi contada. Em alguns momentos até eu estava questionando o que era verdade ou mentira e se eu estava grávida junto com ela e se a mulher de vermelho no parque era uma metáfora pra maternidade (e acabou que era!!!). Enfim, leitura espetacular! Uma das favoritas do ano pra mim

juliaarcheron 24/07/2023

Shibata é uma mulher na faixa dos 30 anos que decide fingir que está grávida. A questão é que, a mentira é tão bem feita que a própria Shibata começa a agir como uma grávida até mesmo quando não tem ninguém olhando. Sua dedicação é inegável: aulas de aeróbico para grávidas, consultas médicas, aplicativo de monitoramento de gravidez e assim por diante. O livro é realmente um 'diário', mostrando acontecimentos do dia a dia da protagonista.
'Diary of a void' (ou 'Diário de um vazio') faz várias reflexões (com um toque de humor ácido) sobre mulheres no mercado de trabalho, gravidez de mulheres solteiras, exploração de trabalhadores, depressão e relacionamento tóxico. A leitura foi super agradável e me vi em vários momentos (mesmo quando estava longe do livro) refletindo sobre a temática abordada e pensando sobre o que estava por vir na trama.

Vitorianddrade 27/11/2022

Que loucura!!!
Que assustador
Não tinha muitas expectativas para esse livro, mas realmente me surpreendeu. O livro è muito bom e te faz refletir bastante sobre maternidade.
Ainda chocada!!

Bru 04/12/2022

"Here I was, more than thirty years of life behind me, still completely unaware of the simplest things".
Esse livro é muito estranho e bizarro, e a história às vezes parece o relato de um sonho febril - e foi justamente por isso que eu gostei tanto. Simplesmente não sabia o que ia acontecer, o que era realidade, mentira ou delírio da personagem, e fiquei envolvida literalmente até a última frase. Como bônus, o livro ainda aborda questões feministas de um jeito leve e até mesmo engraçado. Recomendo demais a leitura.

belle 26/07/2023

é um livro bem curtinho onde a protagonista está cansada e sobrecarregada no trabalho pq os colegas de trabalho homens tratavam ela como empregada por ser a única mulher ali, então ela mente que está grávida. ao longo do livro mostra muito como a sociedade enxerga a maternidade, como os homens, maridos muitas vezes não fazem o mínimo, veem as mulheres esgotadas mas acham q faz parte de "ser mãe", fala muito sobre a solidão, faz críticas bem humoradas e tem um ponto onde vc nem sabe oq é realidade ou delírio da protagonista. recomendo demais, vale a pena