Futuro ancestral Ailton Krenak

Resenhas - Futuro ancestral

Mariana 22/11/2023

Keenak sempre surpreendente
Krenak convida a gente a refletir sobre o futuro que imaginamos e construímos para nós. Numa sociedade cada vez mais higienizada e romantizada, ele tras aspectos que nos fazem refletir sobre o futuro que queremos.

Carol 19/11/2023

"Tem uma frase interessante que é atribuída ao Einstein: "A vida começou aqui na terra sem os humanos e pode terminar sem nós ". Essa "pode" é um cuidado lá dele, de não detonar de vez a bomba. Já eu sou mais arrogante e digo que a vida começou sem os humanos e vai acabar sem a gente. Não somos os donos da chave nem seremos os últimos a sair. Aliás, acho antes que seremos postos para fora - por incompetência, inadimplência, abuso e todo tipo de prevaricação em que a gente se meteu em favor da ideia de prolongar nossa própria vida."

Sempre bom ler Krenak, são muitos ensinamentos em poucas páginas ?

thepolicx 12/11/2023

Li este para uma apresentação que vou produzir para a aula de Cultura e Literatura Brasileira da universidade. Os textos da coletânea te fazem pensar em questões que a nossa vivência urbana não permite e nos impede de tocar. Indico bastante!

EstAfani.Sandmann 29/10/2023

Ailton é realmente um escritor incrível?
Toda leitura me surpreendo com a percepção linda que o Ailton tem da vida, das pessoas e da comunidade. Reflexões sobre educação, sobre ancestralidade, sobre o poder dos relacionamentos na comunidade. Obrigada por esse momento incrível de aprendizado ??

Otávio 24/10/2023

Karnak é a ponte entre a ancestralidade indígena e o futuro
Mais uma vez maravilhado em como Krenak nos fornece as lentes necessárias para enxergar o mundo da maneira que a cultura ancestral indígena o enxerga. Cada fala do autor é um rio de aprendizado que nos atravessa ao compartilhar conosco, de maneira simples e didática, como somos parte da natureza - e não algo aquém dela. Recomendo a leitura para todos que buscam questionar tanto o mundo que existe ao nosso redor quanto o que reside dentro de cada um de nós.
Obrigada, Krenak.

valentteduda 21/10/2023

Os livros do Ailton Krenak nunca decepcionam, me fez refletir muito e aprender, recomendo a todos, é uma leitura super rápida e fácil!

Carol 20/10/2023

Futuro ancestral
"As crianças Krenak anseiam por serem antigas"

Ailton Krenak trás em um livro curto reflexões tão necessárias e de um modo precioso e simples para a mensagem penetrar em nossos corações. É quase um pedido de "Sente, eu quero lhe contar uma história que você precisa ouvir"

Desde muito cedo fui colocada nessa caixa de valorizar o novo. Que o novo era bom e o velho já não tinha de muita utilidade, logo ler um livro em que mostra a riqueza da ancestralidade, dos costumes, da sabedoria que só vem com o respeito pela natureza e pelo nosso caminhar me fez refletir e questionar.

Que nossas crianças aprendam com as crianças Krenak e também tenham o coração no ritmo da terra. Ju

Eligia.Filgueiras 19/10/2023

O Ailton é genial
O futuro deve ser ancestral. Ailton nos mostra isso e mostra como esquecemos o fato de que somos bicho e como bicho morreremos, só nós podemos (re)pensar o futuro. Esplêndido!

Angelo 16/10/2023

"Nós, que persistimos em uma experiência coletiva, não educamos crianças para que elas sejam campeãs em alguma coisa, mas para serem companheiras umas das outras. Não almejamos, por exemplo, que virem chefes. A gente não treina chefes."
O último livro do mestre Ailton Krenak que faltava pra eu ler e que escritor importante pro nosso país ele é.

yasmin.malaquias 14/10/2023

Poesia-manifesto
Ailton krenak é de uma poética tão pura e tão questionadora. não se passa pela filosofia sem a poesia, e krenak nos mostra bem isso!

nay.gba 13/10/2023

Coloque o seu coração no ritmo da terra
Gostei da leitura, leve e sucinta. Os capítulos são sobre temas contemporâneos e foi bom conhecer o ponto de vista do autor.

Acredito na importância e na urgência de resgatarmos o contato com a terra, com a natureza e conosco mesmo. O último capítulo foi de grande riqueza e nos motiva a refletir e buscar mais material e discussões.

É uma leitura muito rica, mas ideológica. Então é preciso caminhar para soluções coletivas mais possíveis e praticáveis. Recomendo a leitura.

Raira6 12/10/2023

Futuro ancestral
Que livro maravilhoso, me fez refletir muito sobre como estamos vendo a vida hoje em dia, e o quanto estamos desvalorizando questões essenciais pra se viver, Ailton krenak segue dando um tapa na cara de todo mundo, recomendo pra todo mundo, super rápido de ler, li em poucas horas é a leitura é super fluida, ansiosa pra ler os outros dele já ?

Victor 09/10/2023

Uma aula de vida e Educação
Este livro promove uma grande experiência através da palavra. Corremos como os rios, na direção do entendimento de nossa Terra-Mãe. É uma experiência quase transcendental, com argumentos que nos levam a ver e confirmar que o capital é um sistema falido, que a democracia liberal deu e dará errado. Não há outro futuro que não seja ancestral.

Nas palavras de Ailton Krenak, pude perceber como o mundo que temos hoje não faz sentido. Em outro livro, ele diz que não se come dinheiro, e aqui percebemos que vamos assassinando nossos rios, nossa natureza, parte de nós em nome de um desenvolvimento que sequer nos deveria interessar.

Pega bastante também a clareza com que o autor elucida o mundo neoliberal e a farsa da individualidade. Quem é jovem certamente se viu dentro da escola formatadora, que normatiza e fabrica cidadãos preparados para a competitividade, para acreditar que o mundo precisa ser um espaço hiperselvagem de concorrência e oportunidade para poucos - como se isso fosse natural, além de tudo.

Leitura fundamental.

Yasmin O. 08/10/2023

... se há futuro a ser cogitado, esse futuro é ancestral...
"Esse é o mistério indígena, um legado que passa de geração para geração. O que as nossas crianças aprendem desde cedo é a colocar o coração no ritmo da terra". Ailton Krenak

Eu li esse livro quase todinho na beira da água, ouvindo o marulhinho das águas resilientes da Iguaá-Mbara batendo nas pedras, e não poderia ter havido uma companhia melhor, tratando-se o primeiro texto justamente de uma saudação às águas. E eu nem tinha lido o sumário, uma sincronicidade. Um livrinho curto que trata de tanta coisa . Me trouxe um pouco de volta pra mim. Ailton sempre necessário ❤️.