As garotas que eu fui

As garotas que eu fui Tess Sharpe

Resenhas - A Garota Que Eu Fui

seribeli 16/03/2023

"Deveria levar somente vinte minutos.
Foi o que disse a mim mesma quando acordei naquela manhã. Seriam só vinte minutos. Íamos nos encontrar no estacionamento do banco, entrar, fazer o depósito, e seria desconfortável, muito desconfortável, mas levaria no máximo vinte minutos.
Eu podia sobreviver a vinte minutos com meu ex-namorado e minha nova namorada. Podia lidar com a situação desconfortável. Eu era muito de boa"

Simplesmente INCRÍVEL.

Uma leitura rápida de tão curioso que você fica, com personagens bem construídos e passados intrigantes, uma trama que te desperta e te deixa ansioso por mais.

Quando você começa, você não consegue parar.

E devo dizer que a frase que me definiu lendo esse livro foi o famoso ditado: fui atrás de cobre e achei ouro. O por quê? Bem, simplesmente coloquei ele na minha TBR pois gostei do título e da capa, mas um belo dia no Instagram, aparece um post da editora BR desse livro com aquela famosa trend "tantos motivos, ou, porque você deveria ler tal livro". E bem... eu me surpreendi, e bem... COMECEI A LER NA HORA.

E aí não parei mais.

Nora, inteligente, astuta, observadora e corajosa. E um passado misterioso.

Íris, amorosa, amigável e disposta a ser corajosa, também com um segredo.

Wes, corajoso, confiável, com um segredo em seu próprio corpo e disposto a salvar quem ama, sua família.

Os três são um família. Uma família improvável, mas uma família linda e repleta de amor, confiança e companheirismo.

Foi incrível ver a relação deles durante a trama, que é em um roubo no banco. Eles começam o livro brigados por causa de um impasse, mas ver que, mesmo com essa intriga, a confiança ainda ficou lá, e o jeito que eu protegeu o outro e estava disposto a arriscar a própria pele, foi maravilhoso.

E Nora, devo dizer que suas habilidades me impressionaram, mas, doeu descobrir como ela as aprendeu, quem a ensinou e as consequências disso.

Bem, meu veredito final: com certeza um dos favoritos do ano, portanto, 5?!

"Algo deu errado. O que quer que eles tenham planejado, o primeiro passo já está bagunçado. E, na minha experiência, quando as pessoas erram, fazem uma de duas coisas. Ou fogem ou dobram a aposta"

"Nunca é bom chamar a atenção deles. Eu sei disso porque não é a primeira vez que isso me acontece. Quero dizer, nunca estive no meio de um assalto a banco, mas às vezes parece que nasci na linha de fogo.
Quando alguém aponta uma arma para você, não é como nos filmes.
Não tem um momento de coragem naqueles primeiros segundos. É assustador, de estremecer os ossos, de fazer xixi na calça"

"Nada se compara a um homem furioso com uma arma. Aprendi isso desde cedo"

"exceto que, se você é uma garota que gosta de outras garotas, a dança é diferente, afinal, e se ela não gostar? Então, você não está procurando sinais de perigo como uma garota faz com um cara ? está procurando sinais de que ela é quer"

"Detesto aquele ditado de ?o que não mata te fortalece?. É uma babaquice. Às vezes, o que não mata é pior.
Às vezes, o que mata é preferível. Às vezes, o que não mata te estraga de um jeito que é difícil sobreviver com o que sobra"

"Ela escolhe homens maus. Diz que há justiça em tirar o dinheiro e, portanto, a dignidade deles; porque, para homens assim, dinheiro é tudo, e eles não são nada sem isso"

"Ela escolheu essa montanha-russa e me colocou nela sem ter opção, e eu cresci atraída também por homens maus, tal mãe, tal filha.
Há só uma diferença entre nós duas. Ela é atraída por homens maus porque, no fundo, quer amá-los. Ela precisa que eles a amem.
Eu não quero amá-los e nunca precisei ser amada por eles.
Aprendi muito cedo que a melhor coisa que se pode esperar deles é dor.
E a melhor coisa que se pode fazer com um homem mau é destruí-lo"

"Eu não era real para nenhum deles, e, quando você não é real, as coisas que fica sabendo são infinitas"

"Reconheço nela: a luta contra o que está enraizado em você através do medo e o que você começa a aprender que é a verdade, agora que está livre. Fica girando na minha cabeça: Somos mais parecidas do que você imagina, somos mais parecidas do que você imagina, ela tinha dito. Acho que não ouvi de verdade. Mas agora eu sei. Nós duas somos garotas cujos ossos foram forjados de segredos em vez de aço. Não é de se admirar que tenhamos nos atraído como ímãs. Somos feitas do mesmo material, de alguma forma"

"Se precisar, vou lutar.
Se ele vier um dia, não vai encontrar só uma Ashley assustada e em pânico, que pensava rápido, mas não atirava direito. Vai achar todas as garotas que eu fui. Rebecca me ensinou a mentir. Samantha me ensinou a me esconder. Haley me ensinou a lutar. Katie me ensinou a ter medo.
Ashley me ensinou a sobreviver"

Fábbio @omeninoquele 21/03/2023

Muito bom!
#OMeninoResenhando

"Eu nasci em meio aos golpes. Cheguei ao mundo com uma mentira nos lábios e a capacidade de sorrir e encantar, como a minha mãe. As pessoas chamam de charme..."

Depositar um dinheiro em um banco pode ser uma tarefa um tanto tediosa, mas rápida. E era isso que Nora, Íris e Wes tinham em mente quando se proporem a essa tarefa. Mas apesar de serem os primeiros a serem atendidos, eles só não contavam que justamente naquele momento a agência bancária seria assaltada e todos ali ficariam reféns de bandidos, com um plano certeiro pra roubar o banco. Mas nem tudo sai como esperamos e as horas a seguir vão mostrar isso.

Nora desde muito cedo aprendeu a se virar em situações como essa, já que sua mãe é uma golpista inveterável e passou pra filha todos os dons dos golpes e assim, Nora sempre fora uma garota, se moldando a cada golpe que participava com a mãe, e nessa situação do assalto do banco, ela certamente vai usar tudo que sabe, pra sair dali a salvo, com seus amigos e os reféns.

Numa narrativa que vai do passado ao presente, a gente pode acompanhar em uma narração em primeira pessoa, os fatos, e personalidade dessa personagem destemida, mas que também deixa o leitor boa parte do tempo duvidando do que está vendo. Mas com o avançar da história a gente vê que a personagem fez tudo que fez por conta de sobrevivência mesmo. E nessa narrativa do passado, a gente vai conhecendo os golpes em que a mãe e ela participaram, todas as garotas que ela foi e o momento em que a ruptura entre as duas aconteceu, e como Nora, depois que é resgatada pela irmã mais velha, tem que aprender a viver uma vida nova, pra se manter viva mesmo.

O livro conversa sobre abuso, e o quanto as mulheres estão suscetíveis a ele e o que fazer pra sair dessa situação, gostei de ver como a autora tratou do assunto com responsabilidade. Nora e Íris namoram e essa representatividade LGBTQIAP+ também é outro ponto mega legal de ressaltar. O livro é super leve e divertido, é um thriller e conversa sobre assuntos difíceis e necessários, mas não deixa de ter essa leveza que torna a experiência muito boa.

Eu estou agora bem curioso pela adaptação pra poder ver esses personagens ganhando vida. E te recomendo muito se você curte narrativas desse tipo, e do gênero em questão.

#AsGarotasQueEuFui #TessSharpe #EditoraRocco #MillieBobbyBrown #Netflix

site: https://www.instagram.com/p/Cp0pjUbPqLq/

Lele ð· 11/04/2023

Qualquer garota
Esse livro foi ridiculamente bom. No começo não botei fé e e demorei muiiiiiiiito pra ler, mas com o passar das páginas me identifiquei com Nora cada vez mais. Leiam se tiverem a chance e coragem.

Yasminy 14/04/2023

Iniciei a leitura sem nenhuma expectativa para não influenciar no decorrer da leitura. O início da leitura é fluida e te instiga a ler mais, porém a leitura foi ficando cansativa e se tornando longa e as vezes chata.
É um livro bom, que aborda temas pesados da forma como deve ser feito sem romancear.

Beatriz 10/01/2024

Adorei
Achei incrível. É um livro que te faz querer ler. Cada episódio puxa o outro e foi isso que me fez ler rápido. O mistério é muito legal, e eles abordaram temas sensíveis de uma forma excepcional. Eu simplesmente amei o livro

Nicolle.Carvalho 24/12/2023

MAROMENO
A história é legal, muito diferente e cativante, tanto que li ele bem rápido, só que faltou desenvolvimento nas relações, não sei... A dela com o Wes, por exemplo, é bem complexa e intensa, mas não consegui me envolver e entender completamente eles dois e como viraram o que viraram. Mas é um ótimo livro pra sair da mesmisse

Clara1674 21/04/2023

As Garotas Que Eu Fui
Ela já foi muitas outras garotas: Rebecca, Samantha, Haley, Katie e Ashley. A vida de mentiras não foi sua escolha, e sim sua herança enquanto filha de uma golpista. A criminosa, cujos alvos sempre foram homens fora da lei, usava a filha como acessório em todos os seus trambiques. Mas quando um dos esquemas da mãe se transformou em paixão, Nora resolveu que era a sua vez de aplicar um golpe e desapareceu.

manzolli 01/05/2023

Então né
Queria ter deixado esse livro em abril, mas me deu TANTA dor de cabeça que não consegui terminar de ler. Aliás, como pode um livro dar dor de cabeça só de ler duas linhas?

Não sei mesmo se foi um problema meu, mas não consegui gostar de NADA nesse livro. Literalmente, tudo me dava raiva e preguiça.
Bom, pelo menos não comecei com tantas expectativas, né? Confesso que fiquei intrigada em alguns momentos, mas eles passaram bem rápido.
Mihbooks_ 10/11/2023minha estante
MANO FINALMENTE ALGUÉM QUE ME ENTENDE. EU ODIEI ESSE LIVRO E NÃO SEI OQ VIRAM DE BOM NELE, COM TODO RESPEITOKKKK

Rachel 03/05/2023

QUE LIVRO!
Fiquei presa desde a primeira página e confesso que em alguns momentos achei que não teria o desenrolar da história no final, mas a autora entregou TUDO. esse livro tem muitos gatilhos, sugiro que vejam antes de ler.

Hellen395 07/05/2023

Sobreviver
Que livro! Me prendeu tanto, demorei mais do que gostaria, mas porque meu ritmo de leitura ultimamente está bem lento.
Achei a história incrível, daria um ótimo filme ou minissérie.

babi 07/03/2024

é uma leitura irresistível, daquelas que te fazem perder a noção do tempo. a escrita envolvente da autora nos leva a uma jornada emocionante com nora, uma personagem complexa e fascinante. o enredo é habilmente desenvolvido, com um misto de tensão, romance e temas sensíveis como abuso e manipulação, tudo apresentado de forma respeitosa. devorei cada página ansiosa para descobrir o desfecho e já considero este livro um dos meus favoritos.

Ana 08/05/2023

As garotas que eu fui
Nora está na fila do banco com sua atual e seu ex- namorado e acontece um ataque ao banco.

Ela, com um loooongo histórico de aprendizado de manipulação e golpes que foram " ensinados " pela mãe, tenta fazer com que todos saíam do banco em segurança.

Se for ver o lado do sofrimento dela pelas atitudes narcisistas da mãe,eu daria 5 estrelinhas fácil!! A gente vê o quanto uma pessoa pode ser estragada na vida( principalmente se for criança).

Só não dei essas estrelinhas porque pareceu que ela tinha muitas ideias na cabeça e não foram bem expostas na história. Sabe quando na sua cabeça funciona tudo certinho, mas quando vc expõe as outras pessoas não pegam a ideia toda?? Pareceu isso. A menina tinha um perfil de VOU LÁ E ARRASO mas se for ver as coisinhas que ela fez, deixa a desejar.

Mas a questão da manipulação da mãe, nota 10!!

gabigraner 09/05/2023

Gostei da história, mas senti que muitas pontas ficaram soltas, foram citadas muitas situações sem resolução ou que tinham duplo sentido.

O jeito de contar sobre cada versão da Nora me incomodou um pouco, principalmente por algumas serem contadas do fim ao começo, e nó o contrário.

Sei la, eu gostei mas não o suficiente para ler algo parecido novamente.

Bruna.Caroline 30/07/2023

Divino!
Que livro maravilhoso!! Esse livro merecia ganhar vida nos cinemas! Que história forte e impressionante a maestria da autora em trabalhar os detalhes! Amei!
eliteraria 24/08/2023minha estante
Netflix vai fazer o filme com Millie Bobby Brown na pele da Nora!!!

Livia 01/08/2023

Gays sendo gays e o pau quebrando
Nora está a cinco anos fingindo ser uma pessoa normal e ter uma vida comum até que um dia se vê em uma situação sendo vítima de um assalto a banco junto com seu ex namorado e sua atual namorada. Nesse momento de tensão ela acaba tendo que desenterrar todas as garotas que ela já foi quando ainda estava sob custódia da mãe que era uma golpista e a arrastava junto nessa vida de crime e farsa.

Sobre a escrita: achei que deixou a desejar em alguns pontos, sendo eles: os diálogos são muito artificiais e chatos; penso que ela poderia ter descrito mais sobre a vida das ?outras garotas?; e o final ficou muito mal elaborado dando a impressão de inacabado.

Sobre a história: é interessante, engraçada, fluida e com uma vibe bem adolescente.