Romanceiro da Inconfidência

Cecília Meireles

Resenhas - Romanceiro da Inconfidência

Raquel334 02/10/2022

Bonito, mas não esplêndido
Definitivamente para ler essa obra você precisa de duas coisas: conhecimento prévio da Inconfidência Mineira e, acima de tudo, concentração.
A forma como Cecília conseguiu contar a história em forma de poema foi muito engenhoso e, em alguns poemas, lindo e emocionante de se ler, entretanto, em muitos outros, chegava a ser maçante a leitura, apesar da inovação da escrita.
Logo, se deseja ler essa obra, seja por conta do vestibular (como é meu caso) ou por pura curiosidade, acredito que em algum momento você vai se emocionar e se cansar da obra. Além, é claro, de ser aconselhável você ver alguma análise da obra, porque a autora consegue ir além da história brasileira em muitos momentos.

Paiva 29/09/2022

Comecei a ler o livro para o vestibular, mas me surpreendi com o jeito que a história brasileira, a inconfidência mineira, é contada, por meio de poesia. Podemos até comparar com grandes clássicos da literatura mundial como a Odisseia e a Ilíada.
O livro é muito bem escrito, a autora consegue transportar o leitor para o Brasil da época da inconfidência.
Por fim, é muito importante para construção de uma nação obras que contêm a história nacional. Portanto, é sem dúvidas uma ótima indicação para todos mesmo que para quem não vai prestar vestibular.

Carolinad 22/09/2022

Romanceiro da Inconfidência
"Liberdade - essa palavra que o sonho humano alimenta:
que não há ninguém que explique,
e ninguém que não entenda!"

Ambição humana. Traições. Necessidade de luta. Diálogo entre passado e presente. Não é a toa que Cecília Meireles é considerada uma das mais importantes poetisas do Brasil.

Gostei da leitura, a escrita é ótima e o livro é fiel ao momento histórico retratado. Em alguns momentos achei um pouco cansativo, mas nada que fosse um entrave para chegar até o fim da leitura ou algo que tornasse as páginas tediosas.

giovana 15/09/2022

os poemas são muito bonitos e de certa forma intensos, mas chega em um momento em que tudo fica muito cansativo. apesar de ter tido dificuldade em alguns momentos para entender e assimilar tudo, gostei da maneira em que a história, os fatos fluíram.

confesso que se não fosse pelo vestibular eu não leria esse livro, justamente por não fazer parte do meu estilo, já que não sou muito fã de poemas!

gi is.lost. 13/09/2022

eu li por vontade própria? não, mas obrigada fuvest
eu gostei muito desse livro achei, bem bom mesmo

Juju Reis 10/09/2022

Romanceiro da Inconfidência Mineira
Em geral, foi uma história bem interessante, porém bem melancólica. A Cecília revelou a realidade por trás de todo o plano de adotar um regime republicano, através dos inconfidentes.
Cada capítulo, refletia o dia a dia dos inconfidentes e como o processo de luta foi complicado.
Recomendo, mas como a escritora adotou o português antigo, você deve procurar os significados das palavras para tu entender.

Aghata 06/09/2022

Não é ruim. A Cecília é uma escritora fenomenal. Os poemas se relacionam, até parece ter uma continuidade, mas tem que ter muita atenção para entender (o que não sei se tive)

Daniel Hideki 04/09/2022

3.5 | Certos romances bonitos, mas de conteúdo maçante
Mesmo sendo modernista, Cecília aqui respeita a tradição no quesito estético, algo louvável. Entretanto, não sei se por meu absoluto desinteresse pela insurgências durante o Império, acho o conteúdo dos romances chato e monótono.

Manu 29/08/2022

Maravilhoso
Em um livro composto por um estudo de 10 anos sobre os autos da Inconfidência Mineira, os romances/poemas de Cecília Meireles depreendem do leitor uma análise profunda sobre o que se passava em Minas Gerais, e está escrito nos documentos históricos do país.

Não é um livro fácil, mas com calma, paciência e boas análises o livro torna-se muito agradável e surpreendente.

Isabela 29/08/2022

Lindo
Sofri lendo
A falta de concentração atacava forte
Fuvest me obrigando a leituras difíceis
Mas lindo

alissa 17/08/2022

"Há os grandes sonhos dos homens e a surda força dos vermes"
A obra traz uma interpretação da Inconfidência, que já conhecemos bem, sob uma ótica bastante artística e idealizada.
Pessoalmente, achei que os poemas iniciais trazem uma contextualização bem interessante para o cenário e para todas as tensões que precedem esse evento.
Os demais, quando lidos em sequência, acabam parecendo um pouco repetitivos, ao menos para mim.
Embora a obra como um todo não tenha me cativado tanto, isoladamente, alguns poemas ? como o Romance das Palavras Aéreas ? são fortíssimos.

camillys 12/08/2022

até que gostei, mas obviamente é uma leitura dificil. quero ler outros da cecilia meireles pra conhecer um pouco mais dela.

Bru 10/08/2022

Gosto muito de ler poemas metrificados por conta da musicalidade que eles geram. Penso que são mais "fáceis" de se ler.

Gostei muito do livro, super ok no entendimento. Claro que vi uma vídeo aula antes pra começar já compreendendo a obra. Achei super interessante Cecília, mesmo sendo uma escritora modernista, ter escolhido fazer poemas metrificados.

Não recomendo a leitura pra todos, fica maçante em alguns momentos.

bibia 07/08/2022

esse livro não é nem de longe um livro que eu leria normalmente,porém eu tive que ler pra escola e apesar de três estrelas ser uma nota considerada baixa não significa que eu não gostei e que achei o livro ruim,mas sim que eu sou burra demais pra entender ele :)
Naiana 07/08/2022minha estante
Não diga isso de vc mesma, provavelmente não era o melhor momento pra vc ler ele, tem livro que é obrigação ler na escola e que só vamos gostar de verdade muitos anos depois, eu tenho uma listinha de livros que li obrigada e que hoje amo, mas na época não gostei tanto... Fora que ler algo por obrigação é a pior forma de se ler algo, ???

Tiii 07/08/2022

Acho q é um livro bem legal, fácil de ler. Não acho UAU mas tb não é um porre. Gosto muito da ideia dos poemas contarem sobre a inconfidência mineira e ter muito fundo histórico por trás