Romanceiro da Inconfidência Cecília Meireles
Cecília Meireles

Resenhas - Romanceiro da Inconfidência

Gybak 06/08/2022

Epopeia brasileira
A obra é uma narrativa épica da Inconfidência Mineira. Como toda obra do gênero, é bastante idealizada, ou seja, os personagens são tipos perfeitos (seja para o bem ou para o mal)... Assim, para os leitores desacostumados do estilo, chega a ser um tanto inverossímil... Mas nem por isso deixa de ser uma leitura interessante e indicada para quem quer ter "orgulho" de ser brasileiro.

Camillys 27/07/2022

Não vou mentir, li essa obra obrigada pela Fuvest, e provavelmente se não fosse o vestibular eu não teria lido. Mas não me arrependo da energia usada pra ler essa obra, porque ela é realmente linda. Cecília foi uma escritora genial em cada poema do livro, e me deu vontade de conhecer Ouro Preto pessoalmente para vivenciar a experiência que ela diz ter tido quando visitou a cidade.

Estantedarosa 25/07/2022

Adorei
A história de Minas Gerais contata em detalhes através de poesias lindas e apaixonantes onde você se sente vivenciando cada acontecimento enquanto lê .

igsuehtam 24/07/2022

Poesias Históricas
Gostei muito das primeiras poesias, mas depois elas foram pra outro caminho, falando sobre a mesma coisa, naquela monotonia que me deixou cansado de ler. Acho que ao todo achei umas seis poesias interessantes.

Milena.Morbeck 21/07/2022

Inconfidência
Não há muito o que dizer. Li esse para a escola. Cecília conta a história da Inconfidência Mineira em forma de poesia, o que por si só é genial. Não é o meu favorito do mundo, mas é bom.

isscw 20/07/2022

Simplesmente perfeito!!

Comecei sem expectativa nenhuma, com medo de que fosse difícil de entender e terminei surpreendida. Os poemas são incríveis, a escrita é excelente, te prende do início ao fim, os detalhes são muito bons e a descrição dos personagens nem se fala.

Leiam, por favor, é ótimo!!

misy 19/07/2022

li por causa do vestibular (e da escola). não é o meu estilo de leitura, mas é uma história bem construída, a qual percebemos que foi nem estudada para ser feita, e interessante.
misy 08/09/2022minha estante
bem estudada* só vi agora meu deus

Juliana.Neves 18/07/2022

Precisei ler para o vestibular e achei um pouco complicado, porém é genial ao descrever a inconfidência mineira por diversos pontos históricos diferentes. É preciso conhecer personagens da história brasileira para entender o livro da melhor forma possível.

Anna 12/07/2022

obrigada fuvest
não consigo explicar em palavras a genialidade desse livro...
comecei a ler por fazer parte da lista da fuvest mas fui me apaixonando pela escrita aos poucos e me prendeu muito! talvez por eu amar a história do meu país minas gerais é que eu gostei tanto. é realmente uma obra de arte e, apesar da linguagem mais formal e por ser escrito em poemas, senti uma fluidez muito boa na leitura e posso dizer que me tirou de uma ressaca literária. fica aqui meu agradecimento à fuvest por me fazer ler essa beldade! só não é 5 estrelas pelo fato de ter que prestar muita atenção pra entender, mas fora isso, perfeito, não é algo que me desagradou na leitura.

AYUMI 10/07/2022

Romanceiro da Inconfidência
Eu não sei ler poesia mds kkkkkk, só li por causa da lista de livros da fuvest e tudo bem

E vamos de ler uns resumos

Yass 06/07/2022

Romanceiro da Inconfidência
Tive um pouco de dificuldade para acompanhar por ser uma história em forma de poemas, mas nada que uma pesquisa não ajude kakakkaak
O livro é bom, me fez pesquisar e querer aprender mais sobre o processo de inconfidência mineira e seus poetas

Mafe 04/07/2022

romanceiro da inconfidência
a escola pediu para nós que lêssemos esse livro. eu li e analisei muitos poemas com o professor. aborda uma época histórica interessante do Brasil e o jeito que os poemas são escritos me deixou impressionada.
deveria ser mais valorizado
não gosto tanto de poemas pq não entendo muito

Isabelli.leopoldin 02/07/2022

Eu li por causa de um trabalho escolar, mas ele é bom, creio que muitas vezes desvalorizo os escritores brasileiros principalmente esses que são cobrados em vestibular mas me surpreendeu.

liaramoss 26/06/2022

inconfidência mineira em poemas, é isso. assim como em ?mensagem? de fernando pessoa, não foi uma obra que me cativou. amo livros de poemas, mas quando são poemas separados e difíceis de se ler, perde a magia.

Paulo 23/06/2022

Bom dia, Fuvest (Pt. 2)
O que dizer sobre um romanceiro? Não sei ao certo.
Bem
O livro nos traz 85 romances e algumas poesias para ajudar a se situar de Cecília Meireles, com a proposta de retratar os acontecimentos da Inconfidência Mineira. Com isso surgem belíssimos romances.
Tenho como favoritos: IV, XIV, XXIV, LIII, LXXVI e LXXXIV.
Após as poesias, temos algumas falas, algumas da própria Cecília, outras de críticos. As falas dos críticos foram meio entediantes de se ler, porém ajudaram-me na compreensão de certos romances. Os da Cecília, principalmente às cartas falando sobre suas experiências em Ouro Preto, foram bem interessantes.
Apesar do livro não ser de um gênero que eu costumo ler, foi uma experiência legal. A escrita da Cecília é muito agradável e ela com certeza merece um abraço.