Alquimia

Alquimia Marie-Louise Von Franz

Resenhas - Alquimia: Uma introdução ao simbolismo e seu significado na psicologia de Carl G. Jung

tatsu 30/10/2023

(Escrito no dia 05/08/2023)
O livro tem uma ideia muito boa, e introduz bem alguns conceitos alquímicos, mas achei que ficava extremamente tedioso em determinados momentos, tanto que parei o livro diversas vezes por um tempo para depois continuar. Imagino que me aproveitaria melhor dele se a leitura tivesse sido fluida, sem essas minhas pausas.
Eu gosto desse formato meio de palestra que é utilizado nos livros dessa autora, mas achei que a organização desse poderia ser mais metódica para fins didáticos. Além disso, tive a impressão de que se pressupõe que o leitor já tem alguns conhecimentos prévios antes da leitura, o que pode acabar sendo meio confuso.
Além disso, tiveram passagens do livro que achei meio "coach". Tentava-se explicar conceitos de uma forma meio rasa e por inferências que não me pareceram tão válidas ou sólidas.
Apesar de tudo, apreendi diversos novos conhecimentos, e o livro rendeu diversas marcações. Os textos (alguns, pelo menos) poderiam ter sido mais e melhor destrinchados, mas suas interpretações foram interessantes. O livro começou mais instigante do que como terminou, mas foi uma boa obra.