A Perfeição

A Perfeição Eça de Queiroz...

Resenhas - A Perfeição

Wanderley 20/01/2023

Quando a perfeição se transforma em prisão
Após vencer a Guerra de Troia, Ulisses naufraga no mar ao retornar para casa, mas é salvo pela deusa Calipso, que o leva para a ilha de Ogígia, onde tudo é perfeito. No entanto, passados os primeiros momentos de encanto, e apesar do amor da belíssima deusa que lhe prometeu a imortalidade, ainda assim, Ulisses cai em profunda tristeza, saudoso da mulher Penélope e do filho Telêmaco.

Eça de Queiroz centra atenção nessa passagem da Odisseia para falar sobre a importância daquilo que nos parece repulsivo: a mortalidade, o envelhecimento, os nossos defeitos e as dificuldades da vida. A certa altura, Ulisses confessa a Calipso toda sua frustração: “Oh Deusa venerável, não te escandalizes! Perfeitamente sei que Penélope te está muito inferior em formosura, sapiência e majestade. (...) Mas, oh Deusa, justamente pelo que ela tem de incompleto, de frágil, de grosseiro e de mortal, eu a amo, e apeteço a sua companhia congênere!”

A perfeição era prisão para Ulisses, que se realizava justamente lutando contra adversidades, que via nas limitações de sua amada Penélope, espelho e amparo para lidar com suas as próprias imperfeições. A deusa o constrangia, enquanto a natureza de Penélope o libertava. É uma bela alegoria para encararmos a vida sem nos afundarmos em lamentações. O tempero da vida está na sua imprevisibilidade, como explica o próprio Ulisses: “Oh Deusa, o irreparável e supremo mal está na tua perfeição!”.

É um texto breve, de leitura rápida, mas profundo em sua mensagem.

site: https://wanfil.medium.com/entre-a-deusa-perfeita-calipso-e-a-mulher-imperfeita-pen%C3%A9lope-a-escolha-ulisses-59c1874883e0

Marina 05/05/2021

Nesse conto, o escritor português Eça de Queiroz recria uma passagem do Canto V da Odisseia, de Homero. Os dois escritores focalizam os transtornos da viagem de Ulisses à Ítaca após a Guerra de Tróia. A passagem escolhida por Eça para destrinchar seu conto é a estada de Ulisses na Ilha de Ogígia, como cativo da deusa Calipso, durante longos oito anos.
O conto mostra a infelicidade de Ulisses por ter que viver num lugar perfeito, onde nem as folhas amarelam e caem. Numa conversa com a deusa, o herói Ulisses a confessa que sente falta de todas as imperfeições da vida, inclusive "morre com saudades da morte". A perfeição constante para ele é enfadonha.

Vanezia 13/02/2012

A perfrição
Dez anos tinham passado desde que Ulisses partira para a guerra de Tróia, da qual saíra vencedor. Porém, a sorte não tardou a findar pois, lamentavelmente, enquanto partia para a sua terra natal, o seu destino arrastara-o (após inúmeras peripécias) para uma ilha praticamente deserta. Permanecia na ilha há sete anos.Era uma ilha que transbordava uma natureza em perfeita sintonia e harmonia, de uma beleza, paz e tranquilidade infindáveis e inefáveis. Nela reinava uma das cinquenta nereidas, Calipso, e algumas ninfas. No entanto, o descontentamento de Ulisses era notoriamente sentido: passava horas a divagar, sentado numa rocha, a invejar os valorosos guerreiros que pereceram nas batalhas a que ele resistira, e para sempre ficaram marcados nas memórias do Homem e dos Deuses, dos quais ele fora esquecido e abandonado. A sua vida era um monótono ciclo de eventos, onde tudo lhe era concedido abundantemente tanto em quantidade como em qualidade.Um dia aparece Mercúrio (Hermes), o mensageiro dos Deuses. Este transmite um recado de Júpiter (Zeus) a Calipso que a obrigava a libertar Ulisses. Face ao Deus dos Deuses, Calipso obedeceu incontestavelmente. Esta entregou a Ulisses um machado de bronze e indicou-lhe as árvores propícias para a construção duma jangada. Ao quarto dia, a jangada tinha sido construída e abastecida de mantimentos. Ulisses parte da ilha para tentar regressar a Ítaca.

A Perfeição - Eça de Queiroz
Jose.Miranda 29/10/2015minha estante
eu realmente nao sei a historia :/