Casa Velha

Casa Velha Machado de Assis

Resenhas - Casa Velha

ana julia 02/02/2023

....
esse machado de assis é meio doido das idéia né mas esse livro é bem mais legalzinho obrigada lucila

Sunli31 01/02/2023

A casa não caiu...mas o casamentoooo!!!
Leiam os títulos das minhas resenhas com a voz da Cristina Rocha. Machado, é incrível a capacidade que você tem de me enganar. Sério, fui atrás de um livro e ganhei uma novela com reviravolta e muita fofoca. Leiam esse livro junto com a Isabela Lubrano no podcast Ler antes de morrer, fica bem mais fácil e fluido. Amei muito Joaquim Maria ??

Thiago 14/01/2023

machado de Assis nunca decepciona, um livro que parece uma história meio água com açúcar de um amor proibido.as esconder várias nuances da alma humana e duas falhas

Carolina.Scoco 12/01/2023

MUITO BOM, a vibe de fofoca do período regêncial é boa demais e sinceramente foi um dos livros do Machado que menos me cansou. Li em um dia, realmente muito bom.

Davi 08/01/2023

melhor livro de machado?
o livro é curto e ainda consegue contemplar toda psicologia machadiana, além das críticas à sociedade do interesse. Ademais, senti um pouco da fase romântica ainda influenciando a leitura.

não é o melhor livro de machado, mas com certeza (minha certeza) é o melhor livro para quem quer começar a ler machado.

a leitura é fluída (claro, numa categoria machado) e dá para finalizar em uma encostada.

aliás, como qualquer outra obra de machado, cabe pesquisar análises de especialistas para perceber que existem dois livros: aquilo que você lê e aquilo que o bruxo escreveu.

Aimee.Eduarda 06/01/2023

Casa Velha
Casa Velha é um livro bem curto, legal de ler, principalmente porque é narrado pelo personagem que coloca tensão ao final de cada capítulo.
O narrador personagem é um Padre que empreende documentar alguns fatos sobre o Brasil imperial, e visita está casa cujo acervo era impressionante.
Nela residia D. Antônia, seu filho Félix e uma agregada chamada Cláudia, mas apelidada de Laulau.
Neste livro eu senti uma forte mistura de Iaiá Garcia com Helena.
O temperamento de Laulau me lembrou Iaiá, o fim e o desenrolar da história Helena.
Enfim, continuando... O Padre percebe o interesse romântico dos jovens e a vontade da Mãe do rapaz de que o relacionamento não se estabelecesse. Neste meio tempo o ele se encanta por Laulau, e impedido de se casar determina em seu coração uni-los, a despeito da vontade materna.
D. Antônia então inventa uma história que separa de vez os dois pretendentes, no final percebe-se que não era verdade tudo aquilo, mas ainda assim Laulau não aceita mais se casar com Félix, terminando assim a história com o casal fendido.
Não foi um livro cheio de ensinamentos por detrás, nem divagações ou reminiscências como o Machado gosta de falar.
Acho que ele queria que fosse só para passar o tempo, ou sintetizar os seus dois livros que citei.
Quem poderá saber qual era a sua intenção? Mas foi legal de ler.

Dijair Antonino 29/12/2022

O livro perdido de MdA!
Eu ouvi o livro narrado pela Isabela Lubrano no seu podcast "Ler antes de morrer". Uma experiência muito boa, principalmente para mim que, as vezes, não tenho muita paciência para a cadência do texto de autores clássicos. Este livro é um dos precursores de D. Casmurro. Machado é Machado!

camilla 23/12/2022

bom
não sou muito fã da escrita do machado de assis, acho que deve ser culto demais para minha cabeça medíocre, enfim, acompanhei pelo projeto da Isa, valeu a experiência.

Thales 19/12/2022

Despretensiosamente uma boa história. Não é nada que vai mudar sua vida, mas tem um pouquinho de cada coisa que faz o Machado de Assis ser o escritor fenomenal que é.

Fat212 03/12/2022

A ?pressa? é amiga da ?cabeça quente?
Machado gosta de um ?balaco baco?, só digo isso. A melhor parte desse livro, na minha opinião, é a pincelada que ele dá sobre a vida naquela época. O romance é bom, mas melhor ainda é tentar entender quando foi realmente escrito?

30/11/2022

Machado de Assis publicou Casa Velha em folhetim e por algum motivo nunca se interessou em publicar como livro. Mas uma pesquisadora de suas obras encontrou esse primor e finalmente foi publicado.
A história gira em torno da matriarca da família que é viúva, seu filho e uma afilhada muito querida, e um padre que vai fazer uma pesquisa sobre o falecido e descobre segredos.
Há algum romance entre o filho da madame e a afilhada? A madame teria algum preconceito quanto a isso? Qual seriam os segredos que o padre descobre?
Só lendo para descobrir as reviravoltas que o livro dá. Super recomendo, afinal, é Machado de Assis.