Casa Velha

Casa Velha Machado de Assis

Resenhas - Casa Velha

Livia 26/04/2024

Li a pedido de um professor e foi meu primeiro machado de Assis.
Senti algumas dificuldades com a leitura mas depois de um tempo fluiu melhor

Carolina.Bugia 24/04/2024

Leitura obrigatória da escola
O que falar sobre o livro perdido machadiano?
Não foi minha leitura favorita, a linguagem é meio complicadinha, mas a história em si até que é legal

Marcos Toledo 19/04/2024

Li rapidinho de tão bom.

Li com texto de ajuda para ajudar a entender melhor e foi ótimo.

É um livro repleto de símbolos, e vi muito como um ensaio para Dom Casmurro também.

Gostei do desenvolvimento das personagens, gostei da história e da escrita.

O padre é um personagem muito bem feito, muito complexo.

edifícioesplendor 17/04/2024

Haters dirão que demorei 2 meses, mas foi só 1 mês e 29 dias
O livro é curtinho e muito bom, uma transição entre romantismo e realismo, recomendo demais. É bem possível ler em uns 4 ou 5 dias, não façam como eu que quando cheguei no final da história já tinha esquecido o começo.

bruna 10/04/2024

E basta.
?Assim vai a vida humana: um nada basta para complicar tudo?

?Conquanto fosse muito mais baixa que eu, dera um jeito tão superior na cabeça que parecia olhar de cima.?

?mas nem a alma de um homem é tão estreita que não caibam coisas contrárias?

?e nada está perdido enquanto o coração espera alguma coisa?

vou ter que reler num futuro próximo :)

maria 02/04/2024

Casa Velha
Este é o primeiro livro de Machado de Assis que leio. Fomos separados em grupos na escola, e cada um teria que organizar um seminário sobre o livro que foi designado. Meu grupo teve a sorte, ou azar, de cair como uma obra curtinha e de fácil leitura.
Tenho absoluta certeza que se tivesse lido este livro em outras condições teria adorado, mas no momento só consigo focar no como é dificílimo organizar um trabalho inteiro sendo a única a que realmente leu o que foi proposto.
Me desejem sorte, ou mandem dicas e análises sobre a obra, ambas ajudam!

Gabi 27/03/2024

Casa velha
Ainda estou processando tudo.

Cada hora era uma revelação diferente e eu não sabia mais o que pensar. Fiquei pasma com o final, tipo, como assim?

Um livro cativante, li em algumas horas.

Simplesmente estou triste com o final, mas é literalmente a realidade né. As coisas não dão certo na maioria do tempo.

bibis8 25/03/2024

Casa Velha não é um dos livros do Machado que tinha interesse em ler, e o fiz por obrigação. A história é boa e aborda um tema extremamente importante que é a desigualdade social e o preconceito de classe, no entanto, acabou não me cativando muito e, por ter uma escrita mais antiga, por mais que seja curto, levei muito tempo para lê-lo devido a pouca vontade de terminá-lo

mia 25/03/2024

Casos de família
O Machado é o maior escritor que já existiu. O homem era um gênio e eu ainda fico incrédula quando lembro que esse homem era brasileiro.

Esse livro é muito bom, mas não é o seu melhor. É um pequeno romance recheado de conflitos, segredos e fofocas. O início é bem lento, mas depois de uns 20% a leitura engata e pega um ritmo muito bom. Eu fiquei muito curiosa pra descobrir os segredos e fiquei chocada com as revelações (que foram muitas).

Como sempre, o Machado é inimigo do final feliz - adoro isso nele.

Rafael1906 23/03/2024

Um jovem padre pretende escrever um livro sobre política e, para tal, pede, humildemente, que uma grande biblioteca de uma família influente da época seja aberta para ele, já que ela não é acessada desde a morte do proprietário. O que ele não imagina é que será envolvido numa trama familiar que une classe social, amor impossível, entre esse amor o dele mesmo, historicidade e drama. É uma história que pertence à fase romântica do autor.

Cu.e 21/03/2024

É um livro que eu li pra escola, as partes mais do começo e mais pro final são bem boas,mas a parte do meio do livro é maçante, no geral é bom e te prende bastante em alguns momentos

Angela594 21/03/2024

Sempre surpreendente
Ah, Machado danadinho. Quando vc acha que está naquela melação da fase romântica, vem o mestre e nos passa uma rasteira e mostra que ninguém morre de amor, que baboseira sem fim. Não conhecia o livro e fui surpreendida
Quer final feliz? Vai assistir novela! Aqui é Machadão!!! Gostei!!

cruz38 17/03/2024

Eu particularmente tenho uma dificuldade muito grande em interpretação de texto então foi um pouco difícil de ler este mas estamos trabalhando muito sobre Machado de Assis nas minhas aulas de literatura e a cada aula eu me interesso mais por esse cara, toda a genialidade dele em cada parte do livro é incrível, cheio de metáforas e menções que vão fora da caixinha. Machado de Assis é realmente atemporal. recomendo!