Casa Velha

Casa Velha Machado de Assis

Resenhas - Casa Velha

A_nerd_literária 27/08/2023

Padre fofoqueiro
Achei esse um dos livros mais dinâmicos do Machado e um dos que eu mais gostei. Obs: não gosto dos outros. Acho esse livro bem engraçado com uma vibe mais rom-com. Eu até torcia para o padre que só causava na casa velha ter um caso. Mas, fiquei chateada que o casal principal acabou separado devido à adversidades da vida!!! Enfim, esse é o realismo.

Gigi 25/08/2023

É O BRUXO DO COSME VELHO!!!
SENSACIONAL. Em uma narrativa curta, no formato de conto, Machado conseguiu nos surpreender continuamente.
Pena que o fim nos frustra e frusta as personagens, mas não no sentido de péssimo, muito pelo contrário, e sim que vai contra o que criamos tantas esperanças.

Ela 21/08/2023

Nao sei muito bem como avaliar
a leitura foi extremamente rápida, fácil e fluída. Mas nao sei se a história agregou muito pra minha vida, nao é algo que eu queira ficar comentando com outras pessoas
Pareceu que eu estava lendo uma fofoca da família de uma amiga minha, mas nada de mais

mafeefi 21/08/2023

Casa Velha
Eu não dava nada pro livro, quase não li, mas achei uma boa fofoca literária no final! Ele é curtinho e fluído, exceto pela linguagem clássica e mais antiga do autor e mesmo algumas coisas sendo confusas. Se continuar, dá certo.
Eu gostei dos personagens, do cenário (q é o título do livro), das reviravoltas e de cm as coisas são contadas, c certa graça e suspense

Giulia320 19/08/2023

Minha experiência com o livro:
Enrolei muito para ler, mas acabei tendo um pique repentino e comecei. No fim acabei amando muito o livro e recomendo muito para quem quer ter uma leitura gostosa e fluída, queria tanto saber o final que li praticamente em um dia. Podem ler sem medo!

Dani 13/08/2023

Como sempre Machado de Assis mexendo com a cabeça do leitor.
Casa velha tem uma reviravolta que eu não esperava.
Começa com uma biografia, depois uma senhora, um casal, histórias de família e um fim que ainda estou processando.
Vale a pena ler!

lou.gchiavegato 07/08/2023

Machado de Assis, O Escritor
Este foi meu primeiro contato com o grande autor da literatura brasileira, e agradeço demais à UNICAMP por colocá-lo na lista, caso contrário jamais o teria lido.
Eu simplesmente amei tudo sobre a história: os personagens são extremamente complexos, cada qual com suas motivações pessoais, além de podermos tirar inúmeras reflexões sobre a sociedade brasileira; a escrita é de um português invejável e impecável, mas não é cansativa de maneira alguma; aprendi, com ele, diversos fatos históricos ao longo da narrativa; demais, a análise psicológica contundente é interessante.
Agora entendo por que Machado de Assis é o maior escritor que esse país já teve.
Que experiência maravilhosa ler um clássico tão maravilhoso, e que privilégio poder lê-lo em seu idioma original!

Marco.A.Antunes 06/08/2023

Uma novela simples e que entretém
?Casa Velha?, de Machado de Assis, foi uma das publicações póstumas do autor, resultado da reunião dos seus escritos incompletos em vida e que foram feitos em um momento de ainda maturação do estilo que viria a fascinar o meio literário de todo o país.

A história se resume a apenas dez capítulos curtos, por isso uma novela, que tratam dos tempos passados por um padre, o qual narra a história, na casa de uma família tradicional a fim de ter acesso à sua biblioteca, para escrever seu livro sobre a vida de D. Pedro I. Tão cedo na narrativa esse projeto cai em segundo plano e emergem dramas familiares nos quais o padre vai se envolvendo e buscando desvendar. Com o tempo, quem lê o livro vai seguindo as investigações domésticas do protagonista com o mesmo entusiasmo fofoqueiro que o dele e muito facilmente se deixa levar pelo desenrolar dos acontecimentos, terminando toda a leitura em não mais que uma tarde, se assim quiser.

No fim, a maioria dos críticos parece concordar que esse livro foi um dos escritos de menor importância da vida de Machado, enquanto outros parecem enxergar algum grau de grandiosidade inovadora que eu mesmo, leigo que sou, não posso atestar. Se a novela foi grande ou medíocre, não sei; mas foi honesta, e isso basta.

Gabi 04/08/2023

?Assim vai a vida humana: um nada basta para complicar tudo.?
Gostei, a história me lembrou uma novela da globo

Lia.Datovo 03/08/2023

Um clássico....
Machado de Assis é um clássico escolar.
Fiz a leitura para a escola, e sobre a história em si não tenho muito oq comentar. A leitura é super maçante e arrastada, difícil compreensão e não gostei do final.

Evellyn.Souza 30/07/2023

Embora escrita rebuscada e a digressão, esse livro foi muito surpreendente pra mim! Gostei bastante e li como se fosse capítulos de novelas de tão pressa que fiquei nele. Mesmo lendo para vestibular, não dá pra negar que essa, como outras obras do autor , foi ótimo pra passar o tempo e entender muito sobre a vida na sociedade daquela época

maria 29/07/2023

Ameeei
Gostei muito, escrita maravilhosa como sempre.
Queria um final mais romântico? te amo unicamp!!!!!!