Casa Velha

Casa Velha Machado de Assis

Resenhas - Casa Velha

Jandira.Antunes 28/02/2024

Casa velha
"Casa Velha" é uma obra do renomado autor brasileiro Machado de Assis.

Publicada em 1885, a novela apresenta uma trama envolvente que se desenrola na fictícia Casa Velha, onde o protagonista, Padre Bernardes, vive experiências marcantes e enfrenta conflitos morais.
Machado de Assis utiliza sua habilidade ímpar para explorar a psicologia das personagens e tecer uma narrativa que reflexiona sobre temas como religião, hipocrisia e o peso das decisões humanas.
A obra é um mergulho profundo na complexidade das relações sociais e na moralidade, característica marcante do estilo literário do autor.

booksdalaus 28/02/2024

Casa velha
Casa Velha' narra a história de um amor incestuoso a partir das lembranças de um padre, que faz um balanço das perdas e ganhos dessa paixão. Por meio dessa obra, Machado de Assis sugere haver um paralelo entre as esferas públicas e privadas da vida e mostra como um drama familiar pode ser um retrato do Brasil do século XIX.

Lis 24/02/2024

Vários plot twists!!!
As primeiras 30 não cativam, mas vale a pena continuar a leitura.
Machado cria uma trama que nos envolve e faz torcer pelo casal, e as revelações são surpreendentes!!!
Um final digno de vida real?

Leonardo1375 21/02/2024

Machado de Assis ataca novamente
Um triângulo amoroso e que entre esses havia um padre, tinha muita coisa pra ser interessante, e realmente a história começa a te cativar muito a partir de certo momento, e a forma que a personagem Laulau é escrita é absurdamente boa, a personagem é praticamente viva nas letras e você não só consegue acompanhar os sentimentos do padre e de Feliz como é capaz de os sentir também, minha parte favorita da leitura. Mas como sempre, Machado de Assis machucou meu lado romântico no fim.

cinnamon_lnk 20/02/2024

Uma história curta, na percepção de uma pessoa que acaba entrando no meio da situação complicada e é um fator crucial para o desenvolvimento dela, o final tem algumas reviravoltas, e o livro possui uma narrativa muito característica, no geral, é um livro bem interessante.

Maria13981 20/02/2024

Livro muito bom, com uma linguagem mais antiga, porém muito bom e com final surpreendente. A história te prende do início ao fim.

LeticiaSula 14/02/2024

A escrita de fato é muito boa, não foi uma experiência de leitura ruim, mas o enredo em si não me cativou tanto, em nenhum momento senti real preocupação pelos personagens.

Kaicchan 13/02/2024

Ai Machadinho, você tem meu coração
Machado de Assis é uma daquelas leituras que você nem se dá conta de que já leu tantas páginas, tamanha é a fluidez de sua escrita.

Amei essa novela, particularmente adorei o plot twist, e amei a força que Laulau tem. Recomendo demais para aqueles que gostam da escrita do Machado de Assis ou para aqueles que querem entrar em contato com a sua escrita pela primeira vez.

Aline220 12/02/2024

Casa velha é um romance de Machado de Assis que se passa no Braisil durante o segundo reinado. É uma história que te prende e que possui um plot inimaginável, porém trágico.

Dilvan3 11/02/2024

Mais "incesto"
Desafio da estante 2/50

Primeiro de Machado que consigo finalizar. A história surpreende, pois a escrita é até simples considerando a época de sua publicação, o plot do final compensa muito.

Leandro676 28/01/2024

Se eles foram felizes, não sei; mas foram honestos, e basta.
Publicada em folhetins entre 1886 e 1886, a novela é narrada por um Padre que, na tentativa de escrever sobre o Primeiro Reinado de Dom Pedro I, acaba sendo o observador de um romance proibido.

O casal, Félix e Lalau, são impedidos de se casarem por causa de uma mentira contada por D. Antônia, mãe de Félix.

Ambientado no Rio de Janeiro, por volta de 1839, o tema principal é a diferença entre as classes sociais dos personagens. É curto e de rápida leitura, não há profundidade.

É uma obra intermediária entre a fase romancista e realista de Machado de Assis, e tem plot twist. Recomendo demais!

marlenemoraes 26/01/2024

A novela que todos aguardam próximos capítulos
Eu simplesmente amei o livro! Por ser uma publicação de folhetim, é muito esperado que os capítulos encerrem-se no clímax dos acontecimentos. Deixa o leitor com vontade de ler.
Confesso que tive receio de ler por ser Machado: o que ele tem de genialidade, tem de textos com palavras difíceis (o que dificulta a interpretação da narrativa). A Casa Velha foge deste padrão e nos deixa bem a vontade para lê-lo vorazmente.
A edição que comprei me favoreceu muito, porque o texto era integral mas haviam notas explicativas para expressões ou palavras não mais utilizadas. Isso facilitava muito em ler a obra.
A história é leve, daria para um adolescente ler sem menores problemas. Espero que coloquem livros como esse nas escolas, influenciaria muitos alunos a gostar de Machado de Assis.

Aedna.Feitosa 21/01/2024

"Casa Velha," escrita por Machado de Assis, se desenrola no Rio de Janeiro por volta de 1839. Narrada pelo ponto de vista de um padre que pretende escrever sobre o Primeiro Reinado de D. Pedro I, a trama revela as complexidades da sociedade da época ao explorar as tensões familiares na Casa Velha, habitada pela viúva D. Antônia, seu filho Félix e outros, como a jovem Lalau. A história destaca o romance proibido entre Félix e Lalau, revelando contradições sociais e intrigas. Publicada como folhetim em 1885-1886, a obra, embora associada ao realismo de Machado, possui traços de sua fase romântica, sendo uma novela de 10 capítulos narrada em primeira pessoa, explorando a figura dos agregados e desafiando as hierarquias sociais. Essa narrativa intermediária reflete a complexidade da obra machadiana.

Luis706 18/01/2024

Segundo clássico lido.
Um final cheio de reviravoltas à cerca da família da Casa Velha, tudo isso sendo narrado e protagonizado por um padre... Confesso que me perdi em certos momentos, porém ainda considero um bom livro.
Tcharles.Amarante 05/02/2024minha estante
????????