Uma história do samba: As origens

Uma história do samba: As origens Lira Neto




Resenhas -


2 encontrados | exibindo 1 a 2


EvaíOliveira 07/04/2024

Publicado em 2017, o autor conta a história das origens do samba até o desfile inicial das escolas de samba no Rio de Janeiro. O samba carioca nasceu no início do século XX a partir da gradativa adaptação do samba rural do Recôncavo baiano ao ambiente urbano da então capital federal. Descendente das batidas afro-brasileiras, mas igualmente devedor da polca dançante, o gênero encontrou terreno fértil nos festejos do Carnaval de rua. Nas décadas de 1920 e 1930, com o aprimoramento do mercado fonográfico e da radiodifusão, consolidou seu duradouro sucesso popular, simbolizado pelo surgimento das primeiras estrelas do gênero e pela fundação das escolas de samba.
comentários(0)comente



Sebastian 30/12/2023

Uma boa pesquisa
O livro de Lira Neto faz uma boa pesquisa sobre os principais personagens que compõem a história do samba. Neste primeiro volume, estão ali Hilário Jovino Ferreira, Donga, Sinhô, Pixinguinha, Mario Reis, Ismael Silva, Cartola, Noel Rosa, Francisco Alves, enfim, muitos daqueles que fizeram o samba se tornar o ritmo nacional.

Assim, a história do samba é contada na perspectiva de seus personagens, suas venturas e desventuras pelas ruas do Rio de Janeiro.

Não obstante,a despeito da excelente pesquisa, o livro explora pouco algumas questões fundamentais: há pouca (quase nenhuma) referência ao samba-de-roda do Recôncavo Baiano, e de que maneira ele chegou no Rio. Poderiam ser mais exploradas as ?tias?, na casa das quais se concretizou a criação do samba urbano.

Também não há muitas digressões sobre as relações do samba com outros ritmos correlatos, como o lundu, o maxixe e o choro. E poderia também ser mais explorada a mudança rítmica promovida pela Estácio.

Mas, como o título afirma, é ?uma história? do samba, e não ?a história?, e vale a leitura para conhecer um pouco mais da biografia de tantos personagens que se entrecruzam e consolidam o samba no começo do Século XX como o grande ritmo nacional.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR