A onda

A onda Todd Strasser

Resenhas - A Onda

@sentapraler 23/06/2020

Impactada
Eu confesso que tem alguns minutos desde que terminei essa leitura. Claro que ser baseado em fatos reais ajuda a aumentar a expectativa e te deixa ainda mais apreensivo, mas a questão não é somente essa.
A questão é perceber o quanto você é suscetível a se deixar ser liderado, quão fácil é se tornar um extremista em um movimento com a justificativa de que você "se sente parte de algo".
Eu acredito seriamente que se esse experimento ocorresse hoje, com a facilidade digital que temos, isso se tornaria viral em questão de horas.
E isso me assusta.
AnaMoura.40 03/02/2021minha estante
Se olhar a sua volta com atenção vera que esse experimento vem sendo posto em prática ha anos dentro das universidades. Pautas identitárias, coletivismo,proselitismo ideológico prometendo um mundo justo e igualitário, por meio de revoluções e luta de classes.
Resultado.. cultura do cancelamento, linxamento virtual e o famigerado politicamente correto criando uma hehemonia de discursos e uma expiral do silencio e que não dá espaço a visões plurais e contraditórias.
Olhe de novo... com atenção e imparcialidade... já esta em plena execução.

@sentapraler 03/02/2021minha estante
Perfeita colocação!

Karol 31/05/2023

Artificial, mas não de todo ruim
Eu precisei digirir esse livro por um período maior para vim aqui e escrever esta resenha. Primeiramente preciso destacar que na sua maior parte o livro não me agradou, achei os personagens sem carisma, prosas artificiais, eu simplesmente não conseguia imaginar uma pessoa tendo uma conversa como o livro descreve, dentre outras coisas que se fosse colocar aqui, essa resenha iria torna-se um conto.

Superando estás questões suscitadas acima, o discurso principal levantado pelo livro e um tanto interessante, abre comportas para muitas outras questões, contudo eu não acho que ela foi introduzinda na história de formal natural, mas sim de forma engessada e artificial. Somente o final me agradou.

Gabriel 04/11/2022

Assustador
Mais um grande exemplo do que acontece quando pessoas começam a destruir a individualidade em busca de um bem coletivo.

O livro é bem curto, mas traz uma mensagem gigante. Movimentos de pertencimento que oprimem/segregam minorias não terminam bem nem mesmo se realizados dentro de uma escola.

É mais assustador ainda ter lido durante o período atual onde grupos fascistas tem ganhado tanto espaço no Brasil.

O lema da Onda poderia tranquilamente ser troca pelo tal "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos" e a essência do grupo continuaria quase a mesma.
Braulio 19/11/2022minha estante
Ia escrever exatamente esse comentário sobre o livro mas vi que não era necessário. Vivemos um enorme laboratório da extrema-direita

Gabriela 14/10/2021

história escrita nos anos 80, mas incrivelmente atual...
Eu vi esse filme há quase dez anos na escola, mas não lembrava muito. O livro é curtinho e rápido de ler. A maneira como ele é escrito faz a gente sentir como se fosse parte do experimento, e nem preciso comentar sobre como ele faz a gente pensar. A história foi escrita nos anos 80, mas é incrivelmente atual. Só não dou 5 estrelas porque achei o final um pouco apressado e meio "broxante" KKKK mas no geral eu recomendo a leitura para todos.

Sâmella Raissa 15/09/2020

Absurdo, intrigante, assustador... tudo isso e até mais!
Mais uma leitura que entrou de repente na minha "TBR" e valeu muito a pena! Eu já tinha curiosidade no livro, mas não sabia muito sobre ter sido algo real e, enfim, achei a romantização do evento bem interessante. É uma leitura mista de absurda e lógica, sagaz em mostrar o quão sucestível podemos ser às coisas, principalmente em referência ao nazismo, facismo e afins. É assustador pensar que isso aconteceu tanto na época da Segunda Guerra Mundial quanto novamente e de uma forma sútil e o quão temos de cuidar para não se repetir! O livro só peca um pouco no final que, mesmo chocante, logo esfria e é abrupto, junto à pouca exploração do que os alunos realmente pensavam do movimento durante sua duração e depois dela, mas gostei muito da narrativa, que fluiu muito fácil, e de como tudo se desenrolou mesmo assim.

vict568 29/08/2020

Emocionante e envolvente
O livro te pega a cada página, devorei em uma lida só. Aborda temas da sociedade extremamente importantes e possui ritmo frenético contagiante, sem furos na história.

VitAria540 07/03/2024

Livro curto e de rápida leitura.
Conta a história de um professor que reproduz um experimento sociológico numa turma de ensino médio. O experimento tem a ver com nazismo e é baseado em uma história real.
É muito mais fácil deixar alguém pensar e decidir por nós. Abandonar o senso crítico pode ser confortável e nos isentar do peso do posicionamento, mas até onde isso é saudável? Andar no caminho alheio muitas vezes pode ser andar na contramão de nós mesmos. Vale muito a leitura!

juba 26/10/2020

Vai fazer Enem? Lê esse aqui!!
livro rápido, com linguagem fácil e difícil de esquecer.
ótimo pra repertório sociocultural pra quem vai prestar enem...
quero ver o filme.

Nana 17/08/2020

Para refletir...
Um livro fininho, de poucas páginas mas que tem um conteúdo que deixa uma importante mensagem. Na minha opinião, deveria ser recomendo nas escolas para debater o assunto.
É baseado em uma história real e nos mostra que os seres humanos tem a tendência a querer seguir um líder para se sentirem parte da sociedade, o problema  é que tipo de líder vão seguir.
Para quem acredita que o que aconteceu no holocausto jamais aconteceria novamente, leia e veja como é fácil envolver um grande número de pessoas, uns contra os outros, em bem pouco tempo. Assustador!

Julia.Lorens 18/07/2022

Livro escolar
Esse livro realmente me atraiu, eu gosto muito do assunto da Segunda Guerra Mundial.
Como esse livro é da escola, eu tinha que ler dois capítulos por semana, por isso demorou muito pra terminar. Eu teria lido ele inteiroe um dia, mas vamos respeitar os alunos lerdos que odeiam ler.
O final deixa a desejar, embora não tenha sido ruim.
Aline Maia 21/07/2022minha estante
Ri com "esperar os alunos lerdos"

Marcelo 24/06/2023

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Trata-se de um livro baseado em fatos reais ocorridos em uma escola na Califórnia, Estados Unidos, durante os anos 1960. A história aborda temas como conformismo, autoritarismo e manipulação de massas.

A trama se desenrola em Gordon High School, onde o professor Ben Ross, durante uma aula sobre a Segunda Guerra Mundial, decide realizar um experimento para ensinar aos alunos sobre autocracia e as consequências do conformismo cego. Ele cria um movimento chamado "A Onda", com o objetivo de instaurar disciplina, camaradagem e obediência dentro da escola.
Inicialmente, a Onda começa como um simples cumprimento, mas rapidamente evolui para um movimento que inclui um uniforme, um cumprimento específico e um conjunto de regras rígidas. Os estudantes são incentivados a denunciar qualquer comportamento desviante e a criar um sentimento de superioridade em relação aos não membros da Onda.

Conforme o experimento avança, a Onda começa a exercer um poder avassalador sobre os estudantes. Aqueles que não se encaixam no movimento são marginalizados e sofrem consequências negativas. Alguns estudantes começam a se comportar de maneira agressiva e discriminatória, mostrando uma perda de individualidade e um aumento preocupante do autoritarismo.

Laurie Saunders, uma das estudantes mais engajadas e críticas, começa a questionar a natureza da Onda e os efeitos negativos que está tendo na escola. Ela inicia uma investigação para entender melhor o funcionamento do movimento e seus impactos. Ao mesmo tempo, o professor Ben Ross começa a perceber que perdeu o controle sobre o experimento e que a Onda tomou uma proporção assustadora.
Eventualmente, a Onda atinge seu ponto culminante, levando a um incidente violento e chocante na escola. Os alunos se veem confrontados com as consequências de sua participação na Onda e a necessidade de enfrentar a manipulação e o fanatismo que foram engendrados.

Trata-se de um livro muito interessante que mostra como a natureza autoritária e manipuladora de movimentos totalitários pode influenciar e controlar as pessoas. Ele destaca a importância de manter o senso crítico, a individualidade e a liberdade de pensamento, mesmo quando cercados por ideias aparentemente atraentes. O livro serve como um lembrete perturbador dos perigos do conformismo cego e da importância de questionar e resistir a qualquer forma de opressão.
Ao abordar um episódio histórico baseado em fatos reais, "A Onda" oferece uma reflexão profunda sobre as dinâmicas de poder, manipulação social e a fragilidade da liberdade individual. É uma leitura envolvente e perturbadora, que levanta questões morais e éticas relevantes para os tempos atuais. Apesar disso, é escrito em linguagem juvenil, o que não me agrada tanto numa leitura.

Moya2 25/10/2022

Superficial
Vi o filme há um bom tempo e resolvi ler o livro antes de rever o filme.

O conceito é ótimo, mas achei raso e superficial.

Dude 29/12/2020

A onda autoritária
Livro para ler de uma vez só. Premissa muito interessante, mas, talvez, um dos raros casos em que o filme é melhor que o livro.

Evelyn Soares 12/09/2020

"Seria uma fraqueza do homem que o fazia querer ignorar o lado mais sombrio de seus semelhantes?"
Em 2009, numa aula de história sobre a segunda guerra mundial, meu professor indicou o filme "A onda" dizendo que ele retratava uma boa forma de entender o pensamento do povo alemão durante a ascensão do nazismo. Assim que eu assisti, me lembro de ter perguntando ao professor em questão o porquê dele só ter indicado o filme, ao invés de levar pra que toda a turma assistisse, como acontecia com tantos outros filmes que não tinham nem metade da relevância que ele tinha. A resposta do professor foi que o filme não foi "permitido pela direção", e acredito que hoje eu entenda um pouco do porquê...

O experimento retratado no filme, assim como nesse livro, é assustador pelo fato de mostrar claramente o quanto nós, enquanto seres humanos, somos facilmente manipuláveis. É assustador observar até onde um indivíduo é capaz de ir apenas pela sensação de “pertencimento”, e nos faz questionar até onde nós mesmos iríamos até nos encontrarmos na mesma situação que a maioria daqueles estudantes.

Acredito que esse é um livro extremamente necessário pra nos ajudar a compreender a razão por trás do crescimento de vários movimentos extremistas que infelizmente temos visto nos últimos anos. Talvez a adoção desse livro como paradidático nas turmas de ensino médio e um debate honesto a respeito dos temas que ele aborda, pudesse evitar diversos absurdos que infelizmente vemos diariamente sendo reportados na internet.

Jess 03/08/2020

O professor de história, Ben Ross, estava ensinando sobre a 2° Guerra Mundial. Os alunos começaram a questionar sobre ninguém ter impedido e os alemães ficarem em silêncio.

Mas na aula os alunos levantaram alguns comentários soberbos: se fosse aqui, eu não deixava um grupo tão pequeno comandar a maioria.

Será?

Ben ficou pensativo e descobriu que algumas questões só quem presencia pode explicar. Então ele tem uma ideia: tentar um experimento, dar aos alunos uma amostra do regimento Nazista que comandou a Alemanha.

Com mudanças nas aulas e aplicando uma nova doutrina, ele cria A onda com regras de disciplina, noção de comunidade e ação.

O livro não é totalmente ficção, é baseado
em um incidente real que aconteceu com uma turma do ensino médio na Califórnia em 1969. Foi algo que abalou uma escola inteira e após uns anos, ninguém queria falar sobre o assunto. O livro foi lançado em 1981, em 2008 a história inspirou um filme alemão de mesmo nome e em 2019 uma série na Netflix, Nós somos a onda.

Uma leitura rápida e muito dinâmico, ele é inteiramente o que a sinopse apresenta, não traz profundidade sobre o assunto, ele te conta esse caso pela visão dos alunos sendo dominados pela Onda.

É intrigante ver que uma parcela horrível da história se repetiu, mesmo que em pequena porcentagem. Não posso deixar de ler e continuar incrédula com tudo, mas com uma enorme angústia no peito, um medo ao perceber que mesmo sabendo, continuamos falhos e passíveis de adentrar em um lado muito sombrio, acreditando que é uma doutrina verdadeira.

O mais importante é o que está fora das linhas, os pensamentos e análise que podemos fazer. Como a união realmente faz a força, como algumas pessoas se encontram em um movimento assim, como pensamentos idealistas podem perigosamente se converterem sufocando a liberdade e se tornando uma supremacia.

Um livro jovem - inclusive, excelente para ler em escolas e grupos de debates, que tenta nos mostrar o quanto é importante questionar, ter nosso senso crítico e JAMAIS permitir que nossa individualidade seja roubada.

Se fosse com você, será que A onda te conquistaria?