Ponto-final

Ponto-final Marcos Nobre

Resenhas - Ponto-final

jonasbrother16 24/12/2020

Mais uma leitura rápida para compreender o que está acontecendo politicamente no Brasil nesse ano. Em poucas páginas, Marcos Nobre tece um fio explicativo das ações de Bolsonaro até agora (até maio de 2020), para concluir que ele não será domado ou silenciado até que cumpra o seu objetivo de estabelecer um governo plenamente autoritário.

Mas acredito que essa não é a função maior do livro. Marcos Nobre defende a causa da formação de uma frente ampla para a defesa da democracia, e mostra que ela já era necessária antes, e ainda será necessária mesmo que Bolsonaro eventualmente caia. Com isso, o livro deixa de ser apenas um "comentário" sobre o que está acontecendo, mas um chamado a mudanças mais duradouras.

É mais importante e profundo do que se imagina para um livro de cerca de 70 páginas. Embora provavelmente não seja um livro que ainda terá a mesma relevância daqui a dois anos, não é uma leitura totalmente descartável.

Lia 14/12/2020

Uma análise clara e objetiva. Marcos Nobre nos ressalta sobre o perigo de classificar Bolsonaro como burro ou louco. E de culpar parte dos eleitores dele de 2018, que se arrependeram.

Mylena 28/07/2020

Livro essencial para entender a conjuntura política
Livro curto mas repleto de informações sobre a política bolsonarista e sua guerra contra a democracia. Recomendo a todos que querem compreender um pouco mais sobre os perigos desse desgoverno.