Recomeços

Recomeços Luisa Cisterna

Resenhas - Recomeços

Eliana Tavares 29/02/2024

Clichê que amamos
Dois personagens que sofreram perdas e buscam seguir em frente com suas vidas se encontram por meio de trabalho e logo começam uma amizade que irá mexer com os dois. Será que Helena conseguirá vencer seus traumas e recomeçar uma nova vida?

adenilza.rodrigues.5 26/02/2024

Que história mais linda, emocionante, real, e maravilhosa.
Confesso que me identifiquei muito com Helena, em alguns pontos de sua vida. Talvez por isso, tenha me tocado profundamente essa leitura.
Sinto falta de enredos como esse, com personagens mais maduros, responsáveis e emocionalmente reais.
Amei essa leitura!!!

Iara.Ribeiro 22/01/2024

Esperança
Essa leitura mexeu comigo e não foi só pelo romance. A autora trata, de maneira responsável, de temas sensiveis como luto, violência doméstica e abandono.
Conta a história de Michael e Helena. Duas pessoas marcadas pelas dores da vida e que ao se conhecerem tem a oportunidade de Recomeçar caminhando juntos na busca pela cura de seus corações (quem leu vai entender).

Chorei, sorri, suspirei, fiquei tensa e refletir que quando começamos a cuidar da dor só outro, de alguma maneira nossas devidas vão cicatrizado e novos horizontes se abrem.
Me lembrei da frase atribuída a Clarice Lispector: "Um amigo me chamou para cuidar da dor dele. Guardei a minha no bolso e fui."

Helena, Michael e Liam conquistaram um lote inteiro em meu coração.

Virginia 19/01/2024

Dor, esperança e amor ??
Esse livro nos apresenta dois personagens com dores diferentes mas que juntos, descobrem a cura e a esperança de um recomeço.
Helena é uma mulher que sofreu em um casamento abusivo e que foi traída pelo ex-marido. Michael é um homem que sofre o luto da esposa e as cobranças e peso de criar o filho sem a mãe. Os dois se conhecem por causa do trabalho e aos pouco vão desenvolvendo uma amizade que se transforma em amor e admiração.
Michael é simplesmente um homem incrível, maduro e decidido. Helena é uma mulher forte e que aprende a ter esperança e confiar novamente.
Tirando o maluco do Rogério (o ex), todos os personagens desse livro são especiais.
Você vai encontrar amizades sinceras, irmandade, crianças fofas e amarosas e vai se apaixonar por esse casal maduro.
Se prepare para sentir dor, raiva, empatia, amor e esperança.
E acredite, apesar do nosso passado, podemos recomeçar.

Nanda 17/01/2024

O poder do amor
Helena e Michael,cada qual carrega suas dores e angústias e suas histórias se cruzam de modo a preencher o que faltava na vida um do outro.

Narrado de forma leve e delicada e com personagens sensíveis,vemos que nada é impossível quando se trata do poder do amor.
É possível sim recomeçar!

aperegrina.literaria 16/01/2024

Espectacular
O que dizer, dessa história?
Simplesmente maravilhosa!
Luisa como sempre, nos apresentando lugares maravilhosos, com personagens que conseguimos realmente nos conectar, personagens com características reais, histórias que nos trazem ensinamentos que podem ser aplicados no nosso dia a dia nos tornando pessoas melhores.

NARA DIAS 10/01/2024

Vale do Okanagan no Canadá
De um lado temos Helena, brasileira que mora no Canadá desde que casou. Reservada, pintora, tradutora. Depois de um relacionamento onde era agredida verbal e fisicamente por anos, o marido resolve voltar ao Brasil e morar com outra mulher, Helena sente-se abandonada, traída e triste, mora com sua cachorra no lindo Vale de Oklahoma.

Michael, dono de uma revista sobre a região de Oklahoma, ele é triste, viúvo e pai de Liam. Vive para o filho mas se cobra por achar que não tem tempo suficiente para o menino, além de não conseguir administrar a vida de ambos como deveria.

Ambos se encontram no asilo onde Helena faz trabalho voluntário como professora de pintura quando estão visitando a bisavó de Liam. O menino sempre tímido e desconfiado com as pessoas se identifica rapidamente com a solitária pintora, o que faz com que acabem se aproximando.

A trope literária que identifiquei seria slow burn, já que o romance vai se desenvolvendo aos poucos em meio a cura das feridas da alma trazidas por cada um. Michael já está no processo, sua fé o manteve em pé, então ele precisará ajudar Helena primeiramente a conseguir se abrir e depois a ser curada.

Os trechos onde a protagonista se entregava de corpo e alma a suas pinturas foi envolvente, bem como quando ela confiou e desejou que Michael conhecesse seu espaço de criação, tão sagrado.

Já que o que mais me afligiu foram os momentos em que ela queria ficar sozinha, mesmo sofrendo com o silêncio, mas acima de tudo os momentos que foi agredida pelo ex-marido que retorna insistindo por levar um pedaço da casa na qual não tinha mais direito.

Recomendo para quem se identifica com os assuntos sensíveis abordados e gosta de livros que nos tragam esperança.

site: www.instagram.com/quelivrotalendo

Marcelle 04/01/2024

Lindão
Eu já tinha lido ?Recomeços? em 2021 e agora foi uma releitura muito proveitosa, pq relembrei detalhes dessa história lindaa. E já vai um alerta: vc vai querer um gazebo haha eu queroooooo!!! ?

Nesse livro da Lu, vamos acompanhar a Helena, uma mulher mais madura e q sofreu abusos físicos e psicológicos do ex marido ? e q em meio a tintas e traduções, ela tem tentado se reerguer. E tbm tem o Michael, um pai viúvo q é FOFOOO! E, naturalmente, mesmo em meio ao luto (dos dois) eles conseguem achar um caminho para o coração um do outro ??

É um romance mais maduro e ainda tem a presença do filhinho de Michael, Liam q está precisando de uma ajuda e é aí q entra nossa mocinha haha mas o nosso mocinho não fica atrás não, ele ajuda muitooooooo Helena e põem muito nisso.

Amo como as histórias da Lú sempre nos traz esses assuntos tão difíceis (e reais), mas sem deixar de permear aquele fio de esperança sabe?! ?? e assim, terminamos a leitura mais forte.

Além do desenvolvimento do romance, vemos nossa mocinha se deixar ser curada por Deus e começar a viver depois de tantas tristezas ? mas q final feliz ela teve! Ahhh amo ?? e sempre podemos ter a certeza de personagens secundários fabulosos tbm, e dessa vez não eh diferente. Amei todos, desde a Bisa até a Simone. Uns amores!

@lendocomacamis 03/11/2023

Simplesmente incrível!
Recomeços foi uma leitura super envolvente e que me emocionou várias vezes.
Inclusive preciso dizer que devorei esse livro - obrigada, Luisa, você é sempre cirúrgica e pontual na sua escrita - livro muito necessário esse!
A história de Helena é marcada por dores e perdas - relacionamento fracassado, traição, pedido divórcio e um aborto. Em meio a tantas dores ela conhece Michael que tem também seu universo de dores - um homem viúvo que tem um filho para cuidar.
Existem encontros que curam - e é exatamente o que acontece com eles dois.
A história é muito envolvente, os personagens nos cativam em especial o pequeno Liam.
As dores de Helena são sentidas e a forma como é abordado a necessidade do pedido de ajuda para quem é vítima de violência doméstica é um alerta!
A culpa jamais será da vítima! Um livro incrível - recomendo demais a leitura!

Suellen 19/10/2023

Recomeçar é tão difícil
Os temas aqui tratados são pesados por si só: relação abusiva, agressão contra mulher, luto. Mas a densidade da obra não tira a beleza dela. Perceber que, mesmo a vida tendo dado uma curva inesperada, ainda existe esperança para trilhar com alegria o resto do caminho.

Os personagens dessa história demonstram o quanto é importante confiar e depositar nossa fé em Deus, a protagonista é a imagem daquela frase ?se não conseguir orar, chore?, pois mesmo em meio a tantas dificuldades e problemas, Deus nunca nos deixa só, envia sempre o consolador para estar conosco.

Gostei bastante da abordagem da autora, posso ter demorado um pouco para engajar, mas foi muito bom ter lido mais uma obra da Luisa Cisterna.
Recomendo!

anapauladias 09/09/2023

Sensacional. Amei cada detalhe da história contada e que deixou um gostinho de quero mais. Conhecer mais dessa nova família.

Fê_Sato 06/09/2022

Um livro aconchegante.
Luisa tem o dom de escrever histórias com assuntos profundos, mas ao mesmo tempo com leveza. Mais um livro da autora pra conta.
Marcelle 07/09/2022minha estante
Esse da Lú, eu ainda não li fer

Fê_Sato 07/09/2022minha estante
Leia, Mah. Como os demais dela, é mto bom

Carla Gracy Tavares 05/06/2022

Maravilhoso
A autora tem uma escrita leve e muito cativante, vc não consegue se desgrudar da leitura.
Helena e Michael sofreram grandes perdas e estão em busca de cura .
Helena conquista seus sonhos no Canadá, mas quando descobre a traição do marido e ele pede o divórcio ver o seu mundo desmoronar.
Michael perdeu a mulher e se viu sozinho na missão de criar o seu filho sendo pai e mãe.
Os caminhos de ambos vão se cruzar e eles vão caminhar juntos rumo a cura.

Pat Müller 28/05/2021

Lindo livro sobre recomeços e novas chances
A Luisa nos encanta com os cenários canadenses e seus personagens cheios de camadas e ensinamentos. Amei a forma como o relacionamento do casal protagonista foi construído, tomando cuidado com a Palavra de Deus e com as feridas que ainda precisavam ser saradas. Amo o trabalho da Luisa e espero que ela nos presenteie com muitas outra obras lindas.

@umlivroprahoje por Jacqueline 23/12/2020

Sensível
História muito real, infelizmente temos muitas Helenas sofrendo por aí, precisando de apoio e desejando um recomeço de vida... então o livro aborda essa batalha de recomeçar, se sentir confiante, curar feridas, perdas...entregar o coração novamente e toda a complexidade que envolve isso. É também sobre o valor das boas amizades e o suporte que a família pode ser. De quebra somos transportados a uma região encantadora! A autora nos transporta pra dentro do livro e me vi naquele gazebo maravilhoso tomando um chá com a Helena, celebrando a vida! ?