O Enigma do Fogo Sagrado Hermes M. Lourenço

Resenhas - O Enigma do Fogo Sagrado

Luis Boto 03/02/2013

O Enigma do Fogo Sagrado
Esse é o primeiro livro de uma série, que conta a história de um famoso investigador chamado Nicolas Flynth, que apesar do nome estrangeiro, é um brasileiro que trabalha para uma importante Agência Internacional. Durante suas férias é convocado para uma importante missão.

O dinheiro de políticos de várias sedes governamentais de todo o mundo é desviado de suas contas e doado para caridade de forma muito estranha. Logo em seguida esses mesmo políticos começam a ser assassinados, e no local de cada crime é deixada uma rosa branca, com uma fita azul presa por um percevejo. Nicolas mora no interior de São Paulo, na cidade de Brotas, e apesar de relutar um pouco ele topa investigar o caso. Sua linha de raciocínio o leva a Buenos Aires na Argentina, onde com a ajuda do hacker Xenóbio ele descobre uma irmandade religiosa diferente de tudo que ele já conheceu. Ele passa por vários perigos mas ele esta no caminho certo para desvendar o mistério. Quando o leitor pensa que o livro esta no final, já que praticamente tudo se resolve, uma reviravolta acontece e Nicolas passa a ser o portador de um segredo que deve ser mantido a sete chaves, pelo bem da humanidade. E em meio a tudo isso o investigador tem ainda que lidar com seus amores.

Em paralelo ao que acontece com Nicolas, o Autor nos mostra uma menina de oito anos, que foi concebida de uma maneira diferente e tem alguns poderes inexplicáveis. Um velho padre e seu ajudante vão até a casa dela onde mora com sua mãe para averiguar se é verdade tudo que ele ouviu sobre a menina. O problema é que mais pessoas estão interessadas na garota.

O livro tem um estilo das histórias misteriosas e enigmáticas de Dan Brow e uma dose de espionagem do tipo James Bond, o que agradou muito, uma vez que eu particularmente adoro esses gêneros de leitura. Apesar de alguns erros ortográficos, a trama se desenrola de maneira bem convincente e a leitura se torna bastante prazerosa. O final é muito bom e fica evidente a continuação da história.

Esse livro é de 2010 e até hoje, que eu saiba, o autor Hermes Lourenço não publicou a continuação, infelizmente. Espero que o mesmo dê continuidade a esse trabalho que parece ter começado muito bem.

Recomendo a leitura. Hermes é mais um exemplo de que o Brasil possui grandes e talentosos autores, os quais precisam apenas serem descobertos.

Parabéns à literatura brasileira, que a cada dia tem se mostrado mais maravilhosa!

M. Scheibler 19/07/2012

Para quem gosta de um bom thriller de mistério, eis uma excelente obra!!!

Realmente sou fã desse gênero que envolve investigação policial, ainda mais se a trama se passa em várias cidades, como é o caso de O ENIGMA DO FOGO SAGRADO. Identifiquei-me mais ainda com esse livro pois algumas cenas se passam em Buenos Aires, cidade que tive o prazer de visitar ano passado.

Pra aumentar ainda mais meu gosto por essa obra, temos a junção das aventuras com a religião, assunto sempre tão polêmico quando discutido em qualquer área. O agente secreto acaba participando profundamente da parte religiosa do livro e torna a trama ainda mais envolvente. E não só ele está no encalço dos criminosos: os criminosos também estão no seu encalço.

Destaco a simbologia usada no enredo. Ela leva o agente secreto ao local exato onde os crimes se arquitetaram. Cito também a questão sentimental, pois em meio a toda tensão da investigação, ainda temos espaço para a questão do amor verdadeiro.

Congratulações a Hermes Lourenço pela obra e espero em breve ler a continuação. Preciso saber urgentemente como termina essa história!!!

Rafa Mello 13/08/2012

O Enigma do Fogo Sagrado-Hermes M. Lourenço
Nossa, eu adorei! Dos livros nacionais este já está na minha lista de favoritos. A história é sobre Nicolas, um investigador policial. Está tendo grandes desvios de dinheiro e também muitos assassinatos. Cabe a ele descobrir quem está por trás disso.
[...]

Continue lendo em: http://blogeumaislivros.blogspot.com.br/2012/07/o-enigma-do-fofo-sagrado-hermes-m.html

(Sim, infelizmente no link ficou FOFO sagrado e eu não consegui ajeitar! Mas de qualquer forma adoraria se passasse lá! '~')

F. G. CARD 22/02/2012

Um legítimo "virapáginas"!
O início mostrando desvios de verbas por políticos corruptos o subsequente "ladrão que rouba ladrão" com os mesmo políticos sendo roubados me trouxe satisfação. Ainda mais por eles saberem que foram roubados, para onde o dinheiro foi e por não poderem fazer absolutamente NADA. Ver políticos corruptos se darem mal sempre me extasia.

Depois, quando começam a morrer, ficou claro que que havia algo mais e com a entrada em cena do superdetetive Nicolas Flynth a trama toma uma nova dimensão. Nicolas é uma mistura de Sherlock Homes com James Bond visto pelo ângulo profissional. Pessoalmente é bonzinho demais, dotado de um hipermoralismo a la Clark Kent. Mas nem por isso deixa de instigar o leitor a cada página com a progressão de sua investigação.

Infelizmente devo ressaltar um ponto de responsabilidade EXCLUSIVAMENTE da editora. Tornou-se regra geral que livros publicados pelo selo "Novos Talentos" da Novo Século têm uma revisão pra lá de fraca. Não é o primeiro nem o segundo caso que vejo. É uma pena ver um trabalho tão bom ofuscado por tal descaso.

Fora isso, na minha opinião o livro tem apenas um grande defeito:
É curto demais! EU NÃO VEJO A HORA de ler o volume 2.

Joe Silva 01/04/2011

O Enigma do Fogo Sagrado
O livro conta a história de Nicolas Flynth, um famoso investigador brasileiro dos tempos modernos com fama internacional. Após alguns casos de roubo de dinheiro sujo e em seguida assassinatos, Nicolas é acionado e mesmo estando de férias, aceita a missão por um pequeno motivo: ele, com sua mente brilhante sabia que esses não eram crimes comuns e que se tratava de um grande mistério. Porém tudo o que ele tinha para começar a investigar eram as mortes e o desvio de dinheiro e uma peça chave no mistério: uma rosa de pétalas brancas, envolta de um laço azul preso por um percevejo abaixo de suas sépalas, rosa essa que fora encontrada em todos os locais dos crimes....

Continue lendo a resenha no blog EP. Link:

HUGS =D!!!

Melian 26/08/2011

Resenha - Blog Mell Books
O livro é curto, mas como eu estava lendo dois ao mesmo tempo acabei que demorei um pouquinho mais. A história é tranquila, com algumas cenas de ação.

A história gira em torno de Nicolas, ai primeiro momento tive aquela sensação estilo 007, o qual eu não gosto muito, vou explicar o porque: Nicolas é agente secreto de uma organização, tem auxilio de Xenóbio um super hacker que seria preso, mas fez um acordo e começou a trabalhar com ele. Ele recebeu em um encontro a cegas com outro membro da organização instrumentos incríveis, tipo os do 007 mesmo, e ele estava em Buenos aires a procura de resolver um caso que envolvia assassinatos de pessoas famosas que tinham alguma suspeita de corrupção, a unica pista deixada era uma rosa branca com um laço azul, assinatura do crime.

Foi por isso a minha impressão, a até depois do meio do livro essa impressão continuava, afinal parecia mesmo um agente resolvendo um caso daqueles insolúveis, mas como ele é muito bom, vai conseguir. Até que, de fato, ele consegue, chega a raiz de tudo, e é aí que o livro sofre uma mudança drástica! sobre uma verdadeira reviravolta!

Nicolas de caçador passa a ser a caça, graças a um "pergaminho" que ele recebeu de uma moça, a moça dizia que ele era o escolhido e que ele devia resolver o enigma e revela-lo a humanidade. Nesse momento aparecem outros personagens, uma garotinha muito especial, um padre e um par de freiras bem estranhas.

Porém o livro acaba nesse ápice!

O livro acaba justamente quando você quer entrar na história mais ainda! justamente quando vc se perde para saber quem é aquela criança, qual o segredo do pergaminho, porque Nicolas é caçado e como aquelas freiras descobriram que o pergaminho estava com ele, e pior, quem é a mulher sem rosto??

Essas perguntas só serão respondidas no proximo volume da série!

Leia resenha completa em: http://mellbooks.blogspot.com/2011/08/resenha-o-enigma-do-fogo-sagrado-vol1.html

Isabella Pina 07/06/2012

Não, não decepciona. Te surpreende.
A história começa com dois políticos conversando sobre o sumiço de uma enorme quantidade de dinheiro -- e pior: toda essa grana foi desviada de cofres públicos por eles e alguém "roubou" deles, empregando o dinheiro em ações de caridade, seja para associações de assistência a criança ou doando leite para alguma creche. Agora, eles estão numa bica de sino: não podem falar que tal dinheiro sumiu, já que é sujo, nem aceitam ficar quietos, depois de tanto trabalho juntando. E logo se nota que não é só com esses políticos - brasileiros, por sinal - que acontece. Sumiços na Argentina e até mesmo na Inglaterra, da família real, estão acontecendo! Quem seria esse Robin Hood dos tempos atuais?
Nicolas Flynth, um famoso investigador, se sente atraído pela estranheza de tal caso e resolve investigar... e o que ele descobre não é nem de longe parecido com qualquer caso que já tenha visto antes: um pergaminho, um pergaminho deixado por Cristo, e que tem altos poderes. Todos que o conhecem, estão atrás dele. E adivinhe com quem está esse papelzinho? É claro, com Nicolas. No meio dessa jornada completamente inesperada, ele descobre traições, mentiras e... o amor.
Realmente, estou me superando nas sinopses ultimamente! Sério, vou começar a criar as minhas próprias :p. Mas falando sobre a história, eu estava meio atolada quando li, no entanto, a história não deixou de ser agradável, com algumas pitadas de mistério e romance. Nicolas é inteligente e levemente arrogante (mas ainda prefiro o Holmes :)...). Quando ouve falar desse estranho caso, está de férias, mas mesmo assim aceita. Há vários personagens secundários, na verdade, o grande personagem aqui é Nicolas e aquela-pessoa-que-eu-não-posso-falar-quem-é. Os outros tem importância, mas dá pra ver que é o início de uma história que tem potencial. No entanto, não foi aquela coisa incrível, estilo você-tem-que-ler. Foi bom, foi agradável e possui algumas ideias realmente legais.

Por mexer com coisas religiosas, você tem que ler com a mente aberta, sabendo que é um livro e totalmente fictício, porque tem alguns questionamentos e "verdades" que são bem diferentes do que os cristãos acreditam. Mesmo assim, você consegue acreditar na história... Bem, a maior parte. Algumas explicações falharam, mas nada que não seja compreensível, sendo que é o primeiro livro do autor de ficção e o primeiro de uma série. Teve duas coisas que eu realmente não consegui aceitar: a) Nicolas é brasileiro. Sua família é de Brotas. Então, por que eles tem todos nomes estrangeiros? O nome deles é o menos internacional, mas de sua irmã (que não lembro agora), é completamente não-brasileiro. Sei que pode parecer bobeira, mas conta muito na história! Os nomes são coisas muito importantes, mesmo que não pareçam. b) A repetição! Por exemplo, no final de um capítulo, digamos que ele disse "Então Nicolas foi até Brotas, para ver sua família, pois estava com muitas saudades". No começo do capítulo seguinte, é assim "Nicolas foi a Brotas, para rever sua família, já que a saudade era grande". Muda as palavras, mas não o significado! Há casos mais chatos... mas esse é um que me lembro. Esses dois itens foram empecilhos na leitura, e torço para que a continuação melhore. A revisão foi regular, um ou outro errinho, nada grave. A narrativa, em 3ª terceira pessoa no passado, foi boa, tirando aquela parte da repetição.
É uma boa história, eu não me arrependo de ler e como não tinha altas expectativas, não me decepcionei. O autor é mais um que prova que nossa literatura tem sim, coisa boa (além dos clássicos)!