Os Náufragos do Jonathan

Os Náufragos do Jonathan Júlio Verne

Resenhas - Os Náufragos do Jonathan

gustavo.bonifacio.73 10/09/2023

A natureza e as políticas do homem
A história é muito boa e vale a pena ser lida, sobretudo em nossos dias de intensa discussão política. Verne põe à prova as principais ideologias políticas de seu tempo, supreendendo o leitor a cada acontecimento que testa essas ideologias. O autor mostra o homem tal como ele é, sua natureza nua.

Obs.: Li na edição em um volume da série Viagens Maravilhosas (C 11), a qual, infelizmente, não é possível cadastrar na plataforma. A tradução de Henrique Lopes Mendonça é muito boa. Há um erro de diagramação na p. 214 do tomo I, em que algumas linhas são invertidas e mescladas, o qual se torna até um quebra-cabeças interessante. Aqui está a solução do problema: ao chegar em "À medida que o inverno" considere-a como linha 1, então, leia a linha 3 invertida e depois a 2 normal. Depois pule para linha 6, leia a 5, a 4 invertida e, finalmente, vá para linha 7.

@funwithpam 02/06/2023

Anotações 'Os naufrágos do Jonathan'
Esse livro trata muito de teorias sociais e movimentos políticos, onde um homem, um médico famoso vai parar numa ilha que não pertence a nenhum país, pertence aos nativos. Até que ocorre o naufrágio do Jonathan, onde pessoas de várias nacionalidades estavam imigrando para começar uma nova vida, porém não era para ser ali. E o médico que sempre defendeu o anarquismo, se vê em uma situação que se torna impossível e tem que mudar sua visões e a forma de seguir com um novo sistema que funcione para todos.
Esse livro foi muito arrastado para mim, e tem muitas falas racistas, mas se deve também a época em que foi escrita, mas que ainda assim me incomodou. Mas ainda assim é um livro interessante.