A Tree Grows in Brooklyn

A Tree Grows in Brooklyn Betty Smith

Resenhas - A Tree Grows in Brooklyn

misefe1964 28/02/2024

Um clássico que todo mundo deveria ler
Viver a vida junto com Francie não é fácil, mas vale muito a pena.

Uma história emocionante sobre a vida de um bebê que vira menina que vira mulher.
Mostra como a felicidade pode vir de coisas pequenas, como a vergonha e o arrependimento pode ser causado por impressões da nossa cabeça, como a tristeza vem muito mais facilmente e fica por muito mais tempo.
Como esse livro é incrível.

A autora, Betty Smith, não tem o prestígio que merece. Uma mulher muito forte, foi mãe solteira, deixou os estudos para ajudar a sustentar a família, usou a própria vida como base para o livro. Uma artista, um gênio, um fenômeno que o mundo precisa admirar como ela merece.

Eu aprendi muito com Francie.
Achei ela muito boba em outros momentos. Acho que é isso que acontece quando se cresce sendo forçada a amadurecer sobre as dificuldades da vida adulta muito cedo: trabalho, dinheiro, doença, luto; e ao mesmo tempo sendo solitária, sem poder contar com muitos amigos para compartilhar experiências sobre o amor, o quanto ele pode trazer felicidade, e o quanto o coração pode sofrer por meses depois de meras 48 horas com um possivel "amor da vida".

É um livro maravilhoso, emocionante, encantador. Recomendo muito.

Marcos606 04/12/2023

Uma árvore cresce no Brooklyn começa em uma tarde de sábado no verão de 1912 em Williamsburg, Brooklyn, onde uma árvore chamada Árvore do Céu cresce entre os cortiços. Francie Nolan tem onze anos e ela e o irmão estão coletando lixo para trocar por centavos. Primeira filha de Katie e Johnny Nolan, Francie adora sua vizinhança. Este sábado em particular é típico. Francie faz muitas tarefas para a mãe, vai diariamente à biblioteca e passa uma tarde relaxante observando os vizinhos da escada de incêndio. Embora os Nolan vivam em um apartamento humilde em uma área degradada da cidade, eles enchem sua casa de calor e amor.

Romance de formação, uma visão doce amarga da vida, mesmo nos momentos mais difíceis, a pequena Francie acredita na sua estrela da sorte, e cresce rodeada de personagens pitorescos, Smith evoca com ternura e sem emoção a vida simples dos filhos de imigrantes que têm de abrir caminho na miséria e na pobreza, mas onde os sonhos proporcionam esperança de uma vida melhor. Um sonho americano.

amnda 28/03/2022

Favorito!!!
Betty Smith consegue capturar a infância de uma forma leve e dolorosa. A tristeza pela perda de algo que você sabe que nunca voltará, a leveza da infância é deixada para trás com a esperança de um futuro aguardado e temido. Esse livro consegue relatar perfeitamente o sentimento de uma criança solitária e sonhadora que arranja companhia em felicidade em coisas ao seu redor. Que preza uma árvore e suas leituras e principalmente vê a vida como uma dramaturgia, escapa da realidade encapsulando momentos com palavras, vendo a vida como algo muito além do que aquilo que está a sua frente, quase como algo mágico, algo como a infância. Nunca me identifiquei tanto como uma escrita e uma personagem, fico emocionada em deixar para trás, mas como no final de ?a tree grows in brooklyn? sempre chega a hora de dar adeus.

Bia 17/01/2022

Que livro delicioso!
Confesso que ri, chorei e me surpreendi em várias páginas dessa obra incrível.
É um daqueles livros a ter cada parágrafo saboreado e apreciado. Cada personagem é tão original que, se não fosse por tantas das situações insólitas, talvez a autora não tivesse conseguido entregar tanta verossimilhança à estória.
A personagem principal porém é o personagem mais desinteressante. Talvez tenha sido a intensão da autora pra apresentar o Brooklin do ponto de vista de um personagem mais neutro com quem o leitor possa se identificar mais facilmente.
Mas a cadência da prosa, a poesia dos detalhes, as pequenas lições e sabedoria inseridos em diálogos marcantes são alguns dos muitos pontos louváveis do livro.

Karin 15/05/2020

Uma leitura de aprendizados
Amei acompanhar a vida da Francie, marcada pelas mais diversas situações, onde cada detalhe tornou a história especial.
A escrita da autora faz toda a diferença, sendo muito envolvente. Gostaria que alguma editora aqui no Brasil fizesse a publicação, com certeza eu compraria e iria reler.
Uma história aconchegante, com a qual me identifiquei e que vou levar comigo para sempre!

raissa.pinto.9 05/05/2017

Em solo infértil, uma árvore cresce...
Já estou com saudades da Francie e do Brooklyn. QUE LIVRO! Este livro nos Estados Unidos, está no mesmo patamar de importância de Huckleberry Finn e O Grande Gatsby. Pena que fora de lá ele seja tão mal conhecido e reconhecido.
Pela minha pesquisa este foi o primeiro livro da Betty Smith , publicado na década de 40 e em semanas vendeu milhares de cópias. Este livro se enquadra no "coming-of-age" e nele acompanhamos o crescimento e amadurecimento da Francie Noolan e de toda a sua família. Não acontece nada fantástico, é "apenas" a história de uma garota de um bairro pobre, porém a forma como ela é conduzida e escrita é que mostra o talento da autora. Terminei o livro sentindo falta dos personagens, de todos eles, cada um a sua maneira espelha uma característica da sociedade e é impossível olhar para eles e não reconhecer neles nossas atitudes ou semelhanças com pessoas que compartilham a nossa rotina.
É um livro simples, bem escrito e que aborda todo tipo de tema, desde a velhice até a amizade entre mulheres, de política a economia, de nascimento a luto. Livro completo e que deixou marcas em mim.
Leia, leia, leia.

" People always think that happiness is a faraway thing, something complicated and hard to get. Yet, what little things can make it up; a place of shelter when it rains- a cup of strong hot coffe when you're blue; for a man, a cigarette for contentment; a book to read when you're alone- just to be with someone you love. Those things make happiness."
Nanci 05/05/2017minha estante
Ótima resenha - fiquei com vontade de conhecer :)

raissa.pinto.9 07/05/2017minha estante
Vale muito a pena, Nanci!