Amada Toni Morrison

Resenhas - Amada

Juliane4 01/12/2023

A obra é uma narrativa profunda e complexa que explora temas como a escravidão, trauma, identidade e os impactos duradouros do passado. Sua abordagem única e impactante sobre questões sociais e históricas tornou uma leitura significativa.

Andreia Guida 31/10/2023

Impressionante.
Não sei o que me deixou mais estarrecida: o retrato fiel do sofrimento negro na escravidão ou a capacidade de uma pessoa escrever algo assim. Personagens inesquecíveis, história marcante. Cinco estrelas. ??????????

@limakarla 22/10/2023

Que livraço! Dá para compreender totalmente o motivo de ser um grande clássico e tão conhecido, premiado. Que escrita potente, cruel de uma forma que não exalta esse sofrimento, pelo contrário, quase não se aprofunda nos níveis de sofrimento das pessoas pretas durante o período da escravidão.

Enquanto pessoa negra, é uma honra ler uma autora negra com uma escrita tão inspiradora. Ótimos personagens, muito bem aprofundados. Ritmo excelente, com passado e presente se intercalando durante a narrativa.

Sem dúvidas não é uma leitura muito fácil, para qualquer pessoa ou se você não já tem um bom repertório nessa vida. É livro de ler devagar, aprendendo, compreendendo cada uma das palavras ali colocadas. Incrível, potente, necessário.

Levi_Motta 08/10/2023

Amada
É triste falar isso, mas assim como o Olho mais azul, esse foi outro livro da Toni Morrison que me deixou decepcionado. Eu entendo o legado dela, e a respeito bastante. Queria ter gostado mais da obra, mas a escrita dela é algo que não me fascina tanto como eu esperava. Assim como o seu primeiro livro, em que a história me deixou triste, e os seus personagens complexos, que na minha opinião são bem desenvolvidos, infelizmente eu acabei tendo a mesma opinião novamente. Mas eu continuo respeitando ela, merece tudo que conquistou.

Muel 07/10/2023

Amada
Li esse livro há uns dois meses e contínuo achando muito incrível e bem escrito. Ele é bem complexo e por conta disso muito confuso porém acredito que ele trata da questão de forma muita concisa e poderosa. Indico muito e espero ler outros livros da autora logo.

Bruna.Bandeira 01/10/2023

Uau!
Que história! Que texto! Que escrita! Meu primeiro contato com a autora e fiquei apaixonada. Em vários momentos da leitura me perguntei como alguém pode pensar naquela historia e contá-la daquele jeito. Só leiam!

luizagross 17/09/2023

Todos deveriam ler!
Obra prima de Toni Morrison, primeira escritora negra a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, Amada traz como tema a escravidão nos Estados Unidos no século XIX. Uma verdadeira história de terror, tem como personagem principal Sethe, ex-escrava que fugiu com seus 5 filhos da fazenda onde trabalhava. No momento presente do livro ela vive apenas com um deles, Denver, em uma fazenda mal assombrada por um fantasma. O livro traz os traumas vividos por essa família na sua profundidade e na complexidade que é a assimilação de eventos tão duros. Extremamente impactante.

Sabrina 09/09/2023

Impossível ler sem pausas pra dar uma respirada. Que livro difícil, sofrido e desconfortável. Conta a trajetória de uma família assolada por memórias que assombram e conduzem a um presente cheio de feridas que não se fecham. A escravidão, seus fantasmas e suas cicatrizes. É triste, violento, mas muito necessário. Toni Morrison é um soco no estômago sempre.

Lavinia241 06/09/2023

Um gótico descoberto pela faculdade
Esse livro foi um dos que eu li para uma matéria na faculdade e eu me apaixonei pela história. Minha reflexão foi a de ser uma história que mistura o gótico com os horrores que traumatizam a memória de um indivíduo e sociedade.

Tendo tanto a femme fatale e as memórias que assombram a personagem principal, a trama é um suspense psicológico indispensável para quem gosta do gênero com um desfecho de arrepiar a nuca.

Amada é um diamante entre os livros.

Nunih 02/09/2023

Sem palavras
Não tenho nem palavras para descrever tudo que senti enquanto lia esse livro, é simplesmente difícil de escrever.

Existem livros que precisam ser lidos por todos, por mais difícil que seja, e esse é um deles. Apesar de que achei a leitura bem fluída, vi que algumas pessoas sentiram dificuldade em continuar com a leitura, eu só posso dizer, insista.

Pra mim o que pegou mesmo é imaginar os absurdos que Sethe e outros escravos passavam.
Mesmo lendo sobre, mesmo sabendo que sempre esteve ali essas histórias, imaginar, sentir, ler sobre, torna tudo tão real e doloroso.

E para além das histórias de escravidão, há uma história de amor, amor de uma mãe que se precisar dá a vida pelos filhos, a história de uma comunidade negra que se uniu para ajudar uns aos outros como uma família, pois todos eles sabiam, sem precisar mencionar uma palavra, o que cada um passou.

Um livro que mexeu comigo, espero que também mexa com você.
Alê | @alexandrejjr 02/09/2023minha estante
Não há ficção que não nos toque quando ela é produzida pela Morrison. Que grande escritora! Vale todo e qualquer esforço.

Flora.Lorena 30/08/2023

Incrível
Leitura indispensável, a escrita de Toni Morrison é muito única, no começo fiquei um pouco perdida, mas depois que o livro engrena é impossível largar. Não à toa foi ganhadora do Nobel de literatura.

Aline 27/08/2023

Aos pedaços
Repleto de metáforas e entremeado por pura poesia, esse livro sangra... Acredito que não há como terminar essa leitura estando inteiro! Livro para ser lido e relido, absorvendo cada parte, recolhendo cada pedaço... A sua cabeça estará em desordem? Certamente!
Mais que um drama individual, a tragédia coletiva que seres humanos impõem a outros seres humanos! E, para além disso, o julgamento e auto-flagelação com a própria culpa, com sua trajetória de traumas, e, como se não bastasse, com o julgamento de seus pares.
Em meio a tudo isso, e sentindo de forma lenta mas pungente o sofrimento e a história de cada personagem, todos construídos de forma densa e profunda, quem sabe você consiga alcançar a dor de um povo lutando pelo direito de ser... de sentir... a dor de uma pessoa que almeja simplesmente se sentir AMADA.
O que posso dizer mais? Esse livro dói na alma!!!

Vinder 24/08/2023

Excelente livro da Toni Morrison. Escrito de forma impecável, profundo. A história se passa pouco depois do fim da escravidão nos EUA e mostra as consequências desastrosas, presentes ainda hoje, na vida de milhões de cidadãos.
Bairral 02/09/2023minha estante
Livro excelente! Dias pra digerir

Alyne 22/08/2023

Simplesmente o MELHOR LIVRO QUE LI EM MINHA VIDA! Ainda não consigo reproduzir em palavras todos os sentimentos que Toni Morrison nos leva a experimentar durante a leitura desta obra-prima. Catarse, catarse!!!
Joviana 22/08/2023minha estante
Amiga, nem tinha lido sua mensagem aqui e escrevi a mesma coisa! O melhor livro que já li na vida.

Alyne 22/08/2023minha estante
E olha que você é meu parâmetro de indicações ?

Joviana 22/08/2023minha estante
Aaah ??

Danielle 20/08/2023

Uma obra prima, que eu não gostei
Me desafiei a escrever resenhas para todos os livros que lesse esse ano. Todas estão escritas, a maioria não foi postada, e o motivo é a minha preguiça de digitar.
De todas as resenhas que eu fiz, essa é a mais complexa, talvez por ser também um dos livros mais complexos do meu ano. Como expressar tudo que senti?
Mas vamos falar de Amada da Toni Morrison.
Amada, uma das obras da grande Toni Morrison, nos apresenta Denver e sua mãe Sethe, nos EUA poucos anos após o fim da escravidão e da Guerra de Civil americana. Desde a morte da avó de Denver, Baby Suggs, elas vivem isoladas em um casarão, assombrado pelo fantasma da irmã mais velha de Denver que morreu bebê. Tudo começa a mudar quando Paul D. Garner, um conhecido da época de escrava de Sethe, aparece em sua porta.
Não é um livro que eu tenha gostado. A história não foi feita para ser gostável. Ela é dura, violenta, às vezes absurda, geralmente revoltante. Além disso eu não sou a maior fã de histórias de fantasmas.
O livro é difícil de ler pela sua narrativa desconjuntada, é como ler os pensamentos fora de ordem de uma pessoa, indo e voltando. Precisei por atenção extra a história para conseguir acompanhar. Ainda assim, a escrita nos ajuda a passear pelos traumas dos personagens, com analogias poéticas. Confesso que tive que ler duas vezes algumas passagens.
O livro cumpre seu propósito em gerar incômodo ao falar de liberdade, maternidade, e vida para pessoas que só conheciam os horrores da escravidão, em falar dos anseios, sonhos, e vontades dessas pessoas, que estavam aprendendo a ser pessoas mesmo sendo livres a alguns anos. É interessante ver como questões de humanidade, vida, são colocados. Mesmo quando não de forma aberta, há vários momentos em que os personagens são descaracterizados como humanos, e o modo como eles vão se descobrindo como capazes de serem sociáveis, de amarem, de sentirem, de se apaixonarem, e como no meio da dor, muito é projetado nos filhos que muitas vezes são inocentes. Até onde uma mãe poderia ir para proteger seus filhos? Essa é uma das questões principais no livro.
No entanto.... Eu realmente NÃO gostei desse livro. Eu consigo ver a escrita genial, mesmo que confusa e um pouco exagerada em alguns pontos. Consigo ver o porquê dos horrores, mas acho que a autora cumpriu bem demais o viés de horror da história. É uma história de HORROR.
Sim, vou ler outros livros da Toni Morrison, a genialidade dela não é apagada pelo livro, consigo ver porque é aclamado como uma das obras primas dela.
Mas por ser confuso demais em alguns pontos, e por eu não ter gostado, não consigo dar uma nota maior que mediana. Mas posso afirmar que o embrulho no estômago e o quão impressionada fiquei com o livro, são sensações que vão durar bastante, mesmo após dias, semanas e meses da leitura.

Escrita 1 ?
Ambientação 1 ?
Desenvolvimento de personagens 0,5 ?
O livro compre o que propõe, há pontas sintas não intencionais? 0,5 ?
O que achei pessoalmente? 0 ?