Calibã e a bruxa

Calibã e a bruxa Silvia Federici

Resenhas -

Luna 07/02/2021

Um Livro Riquíssimo!
Foi uma leitura em grupo de um livro fora da minha zona de conforto. Os debates em grupo me ajudaram muito.
É um livro extenso com uma diagramação estranha e looongas notas de rodapé.
A autora demonstra dia linha de raciocínio e as fontes do seu estudo de forma bem didática e tranquila, as notas acrescentam muito às leitura.

Rafaela 18/04/2022

Depois de ler vários trechos desse livro, finalmente fiz a leitura integral e valeu cada página. Além da relevância do tema e do tempo de estudo por trás da escrita da Silvia Federici, a forma como ela consegue fortalecer sua tese e trazer, simultaneamente, elementos históricos, econômicos e visuais proporciona o marco da obra na teoria feminista.
É um livro extenso, massivo e com notas de rodapés enormes - e úteis na leitura -, mas, ainda assim, consegue ser didático até para quem nunca estudou o tema. Porém, acredito que ter uma noção prévia das obras de Marx e Foucault pode ajudar muito na compreensão da ideia central da autora.

Tha 07/07/2021

Mediano
Muitos pontos do que a autora traz são de extrema relevância, mas ela se perde em algumas categorias que quer corroborar. Historicamente é muito interessante, mas poderia ser bem melhor.

Renata 07/08/2021

Fiquei muito curiosa ao ler as críticas e as resenhas sobre o livro e demorei muito para comprar um exemplar. É um livro bonito, bem estruturado e com dados científicos muito bem expostos, conduzindo a leitura contextualizada.

Ursa_Menor 31/08/2021

Eu nunca tinha lido nenhum estudo sobre a caça às bruxas na Europa e gostei bastante da forma como a autora argumenta e examina todas as variáveis que tornaram esse acontecimento tão importante para a consolidação de um modelo capitalista, mesmo que seja pouco estudado academicamente. Começando pela posse da terra, os cercamentos, o surgimento da propriedade privada atrelado a uma política de disciplinamento dos corpos, principalmente os corpos femininos, entendemos como a mulher vai perdendo seu poder sobre o pouco privilégio que tinha, até mesmo com relação ao seu poder de reprodução. A mulher é a mais afetada pela perda da terra, além disso, sofre com a crescente perseguição feita pela igreja e com o aval do Estado, mas não deixa de se configurar como protagonista de revoltas e movimentos de resistência contra o terror da inquisição e da caça às chamadas bruxas, mulheres acusadas de feitiçaria por ainda manterem o controle sobre sua reprodução. Além de analisar o cenário europeu, a autora também cita alguns casos da América e da África, mesmo que seja de forma mais superficial, sem uma análise mais profunda.

Bi 24/09/2021

As bruxas estão estão por aí...
Tem sido comum a arte busca dar voz as injustiças daqueles que não tem voz. Esse campo se vale de muitas ferramentas: literatura, música... Enquanto lia, lembrei muito daquela canção "Triste, louca ou má", do grupo Francisco El Hombre. Assim como nos séculos passados, a caça ao feminino, ainda é constante. Porque essa caça? Porque o feminino assusta? É isso que a autora do livro nós ajuda a entender.

Gabi 07/06/2021

Calibã e a Bruxa
Fala sobre o terror contra os corpos das mulheres a serviço do capital
A história da construção da figura da bruxa está intimamente ligada à história da origem do capitalismo e da teoria da acumulação primitiva.
Federici trabalhou nesse livro por 30 anos. Ele é cheio de referências, intenso, tem muito conteúdo e longas notas de rodapé. Apesar disso a leitura é fluída.
A edição é linda e traz uma experiência ótima a leitura

Rafa 23/07/2021

A sensação de vivermos em um looping
O livro é muito necessário. É um absurdo não aprendermos praticamente nada da nossa real história na escola.
A sensação que ficou foi a de viver em um looping, em que as relações patriarcais e a necessidade de acumulação serão sempre munição para matar e dizimar culturas, pessoas e formas de vida.

Mas o livro também traz a força das mulheres e muito representatividade principalmente aqui na América Latina. Nunca abaixamos a cabeça.

Lucikelly.Oliveira 02/09/2021

Genocídio em nome de Deus e a serviço do capitalismo
A caça às bruxas na Europa foi um ataque à resistência que as mulheres apresentaram constra a difusão das relações capitalistas e contra o poder que obtiveram em virtude de sua sexualidade, de seu controle sobre a reprodução e de sua capacidade de cura.

Ana Luisa 11/04/2021

Nada mudou
Eu, que nunca fui muito fã de história, amei o livro. Ele prende e da uma mistura de sentimentos, mas o principal é ver que no fundo nada mudou. Tudo que aparece no livro consegue ser "convertido" para a atualidade e a vida da mulher hoje.

Mari Guerra 24/08/2021

Esse é o livro que eu queria ter lido durante a graduação (a edição brasileira foi lançada um mês antes de eu me formar, tarde demais) para me guiar nas minhas leituras, especialmente no TCC.
"Calibã e a Bruxa" desenvolve a tese de Federici sobre a relação da caça às bruxas e da acumulação primitiva.
Algumas coisas na nossa sociedade parecem que existem desde sempre, maa na verdade foram construções sociais desenvolvidas num momento específico (s também por um motivo). Uma dessas coisas é o patriarcado e o papel feminino na sociedade (como desenvolvido nesse livro, tem origem na caça às bruxas também). Se existe um ponto de partida, um começo, é passível de ser derrubado.

cami.gauer 17/05/2022

Bom porém difícil
É um livro bom, completão, porém é um livro de leitura difícil e densa. Tem muitos muitos muitos dados históricos e a autora cita muitos outros autores e visões diferentes, o que a meu ver acabou ficando um cansativo, gostaria que tivesse ido mais direto ao ponto. Porém entendo a intenção da autora de embasar todas as teorias e mostrar diversos pontos de vista. O começo do livro foi meio arrastado, senti que demorou para chegar onde queria, mas da metade para o final consegui emplacar a leitura, já estava muito mais interessante.
De qualquer achei a leitura essencial para todos, só gostaria que eu conseguisse guardar na cabeça todos os dados, datas e afins para usar em discussões futuras, mas o que fica mesmo é a mensagem principal de como essa "caça as bruxas" foi essencial para acabar com as mulheres e fortalecer essa sociedade machista e patriarcal em que vivemos até hoje.

Papareia dos Livros 18/07/2021

Ótimo livro
Com certeza um livro que traz uma temática que além de necessária é bem construida, com exemplos, argumentos firmes e referenciados.
Se você está buscando compreender melhor a construção da mulher na sociedade na Idade Média e inicio da Idade Moderna de modo entender como isto se aplica até os dias de hoje, este livro é feito para isso.
Aqui a autora não idealiza e nem traz uma única vertente de pensamento, ela trabalha com várias linhas de pensamento de modo a deixar claro ao leitora existência da gama de conhecimentos sobre o assunto e que ainda assim é puco perto do que seria necessário.

site: https://instagram.com/s.a.black

Bertha 26/05/2022

"... a caça às bruxas é um exemplo clássico (infelizmente, não o último) na história do capitalismo de como o retroceder pode ser considerado uma forma de avançar..."

alex santos 26/04/2023

O ataque ao poder revolucionário das mulheres
A autora demonstra com nitidez, a forte influência da Igreja católica para subsidiar e aparelhar a acumulação de capital, desde os primórdios do capitalismo até hoje.
A simbiose com o capital fez o poder mundial da igreja católica, eliminou a força das mulheres nas sociedades e tirou até mesmo o poder sobre seus próprios corpos.
Até mesmo pela sua clareza, o livro é um tanto revoltante pelas comprovações que nos traz.
Imprescindível!