Aconteceu no Século Vinte

Aconteceu no Século Vinte Daniel de Carvalho

Resenhas - Aconteceu no Século Vinte

Lina DC 18/11/2015

Daniel de Carvalho conseguiu criar uma obra que despertam inúmeros sentimentos no leitor. Essa foi a sensação que tive ao finalizar a leitura de "Aconteceu no Século Vinte".

Conforme a sinopse explica, a trama gira em torno de três perspectivas diferentes, divididas em 66 capítulos. Inicialmente somos levados para a cidade de São Paulo - Janeiro de 1970, onde um estranho cambaleante em meio a uma tempestade terrível é dado como morto, porém, em uma reviravolta impressionante, descobre-se que ele tem uma condição médica que faz com que ele pareça morto. Só que o desconhecido tem uma história pessoal complexa e com a ajuda de um médico e um padre, ele começa a se recuperar.

Também em São Paulo, só que no ano de 1945, somos apresentados a uma família: os pais Edmundo e dona Julieta e as crianças Alaíde, de 10 anos, e Jeremias, de 5. O leitor acompanha as traquinagens de Jeremias, as amizades com os garotos da rua, a euforia familiar com o primeiro rádio e os pequenos momentos que significam tanto em uma vida.

E somos transportados também para o Acre de 1973, através do professor Ramalho, um homem que tem tantos segredos no seu passado e procura uma forma de se redimir, indo até a Aldeia da Mata, um local isolado, para ensinar.

São tantas aventuras, tantas lembranças que a obra torna-se um lembrete das preciosidades da vida. Dos sorrisos, das borboletas no estômago, das amizades, das perdas, da dor e da superação.

A primeira vista o livro pode assustar um pouco por conta do número de páginas, mas o leitor pode se tranquilizar. A obra é fluida e o avançar das páginas ocorre de forma despercebida.

A escrita do autor é embalada pela forma como ele enxerga as interações humanas. Os romances, que começam com um sorriso, um aceno e declarações. Os atos mais simples que desempenham um grande impacto nas vidas alheias.

"Aconteceu no Século Vinte" é um romance, mas também um testemunho de uma vida cheia de altos e baixos. Da força que o ser humano tem em se reerguer várias vezes e nunca desistir. É uma obra que fala dos verdadeiros laços de amizade, da lealdade e da generosidade das pessoas.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Erica Lima 26/10/2012

Um acidente aéreo muda radicalmente a vida de Tornelli, um jovem bem-nascido que, de repente, vê-se desamparado e na miséria. Ele chega ao fundo do poço, levado pelo álcool e pelas drogas. Sua busca por superação é entrelaçada à história de Jeremias, que relembra a romântica Paulicéia das décadas de 40 e 50, do século XX, e à história de Ramalho, que vai lecionar em uma aldeia, nas selvas do Acre, sem saber das aventuras e surpresas que lhe esperam.

Book Addicted 24/05/2012

bookaddicted.net
Quero começar diferente essa resenha! Esse livro, em suas 714 páginas, me fez pensar nas conversas que tenho com minha avó, Dona Maria, foi de quem herdei o hábito de leitura e (como professora) de quem eu pegava cartilhas e livros para que lessem para mim antes de aprender a ler. Então gostaria de dedicar a ela essa resenha! Mas vamos ao que interessa.

O livro começa em 1970, com um homem cambaleante pela rua de um bairro na periferia de São Paulo; uma tempestade se aproxima e o homem parece não conseguir fazer coisa alguma a não ser cambalear. O homem é encontrado após a tempestade e tido como morto é levado ao IML, onde constatam que ele não está morto e sim com catalepsia e é encaminhado ao Hospital das Clínicas. Lá se recupera e conhece Padre Pedro e Doutor Miguel, seus salvadores. Esse homem é Tornelli, que foi da riqueza a probreza de uma hora para outra ao perder a família.

A segunda história do livro se passa em 1945, e conta a história do menino Jeremias de 5 anos. O menino pertence a uma família humilde, que consegue as coisas com esforço e no começo da narração acaba de se mudar para a casa própria. No desenrolar do livro você conhece as descobertas de uma infância na cidade de São Paulo, para nós até parece difícil acreditar que a infância de alguém naquela cidade foi assim. Essa, sem dúvida, foi minha história favorita do livro! Os encontros que Jeremias tinha em seus sonhos mostrando para ele, no passado, que o futuro seria muito diferente e retratando o mundo atual. A crítica a infância atual foi bem colocada, acho que por ter tido uma infância mais “à antiga” (sabe aquele povo que sobe em árvores, nada em riachos, corre de calcinha/cueca por aí, faz brinquedos mesmo tendo brinquedos elétricos? Então minha infância foi assim) me faz ver como as crianças hoje aproveitam pouco uma fase maravilhosa da vida.

...

Mais em http://bookaddicted.net/aconteceu-no-seculo-xx-daniel-de-carvalho/

Leia e comente!

Literatura 17/04/2012

Uma aula de história
Este é um daqueles livros que você não dá absolutamente nada quando o vê. A capa é muito mal feita, o livro é enorme e a sinopse não chama a atenção. Ok, até aí nada de novo, temos baciadas de livros assim pelas prateleiras das livrarias do mundo todo.

Acontece que a pessoa que o escreveu é um brasileiro! Opa, um Romance escrito por um brasileiro citando alguns lugares do nosso Brasil e que percorre todo o século XX! Meus olhos saltaram de expectativa quase de imediato. Tentei esquecer os argumentos anteriores e me empenhei para uma leitura calma e saborosa, como essa obra merece.

Comecei o livro como quem não quer nada, esperando que fosse mais um daqueles livros enormes que demoram meses para ser lido e no final queremos queimá-los em uma fogueira inquisitória! Ainda bem que isso não aconteceu. E já falo de antemão, é muito bonito!

O livro nos conta sobre três personagens:

Jeremias, um garotinho sonhador e que antes de se mudar para o Bairro de Santana, em São Paulo, não conhecia muito o que era correr nas ruas, escalar árvores, brincar com uma turma de meninos e se alegrar a noite na mais segura vivência da infância.

Tornelli, um misterioso homem que, depois de uma tempestade, se vê entre a vida e a morte no leito de uma UTI. Tem a ajuda de um padre e um médico para ter uma nova chance na vida e esquecer o triste passado que o fez ir as ruas por um longo tempo.

E Ramalho, dito como um “Deus” grego por sua aparência física, que sobe o Rio Moa, no Acre, para lecionar em uma “comunidade ribeirinha”, mas no meio do caminho acaba se apaixonando por uma jovem botânica.

Quer saber mais sobre o livro? Acesse a resenha no site:

jacdeoliveira 03/12/2011

Quando os leitores vêem o tamanho do livro muitas vezes acabam se assustando e com este livro de 714 páginas acontece o mesmo.
No começo decidi que iria lê-lo lentamente, para não deixar passar nenhum detalhe importante, mas acabei descumprindo o que eu havia dito.
Os livros de Daniel de Carvalho são tão bons que é impossível lê-los lentamente, afinal, queremos chegar logo ao final, queremos saber como a história termina.

Neste livro temos uma história deliciosa e surpreendente.
Conhecemos o pequeno Jeremias, que acabou de se mudar com a sua família para a Rua dos Sonhos. Apesar de ser novo na vizinhança logo Jeremias faz amigos e seus pais se desesperam, afinal o garoto começa a correr descalçado, não liga para suas roupas imundas e coisas do tipo (pais de Jeremias, ele é uma criança, acalmem-se).
Cada turma tem seu líder e assim Jeremias conhece Diana e suas irmãs.
Tornelli perde sua família num acidente aéreo, e desesperado e vendo que a empresa de seu pai vai falir, ele vende a empresa, mas acaba perdendo tudo graças ao medo e a solidão. Apesar de estes desastres terem acontecido com este homem, ele acaba conhecendo o Padre Pedro e o Doutor Miguel, que lhe acolhem e tentam ajudá-lo.
Já Ramalho é um professor que está em busca de uma nova vida e quer esquecer seus problemas, então ele decide ir para a Aldeia da Mata, no Acre. Durante a viagem para o local isolado, conhece Elza uma mulher encantadora, e que não sai de sua cabeça.

Está cada vez mais difícil descrever a leitura dos livros do Daniel. Todos já devem ter notado que sou uma fã desse autor.
Desta vez não tenho realmente o que dizer só que ele está mais uma vez de parabéns, e eu estou mais uma vez maravilhada com a história. Sensacional!

Amanda Carneiro 22/05/2011

www.primeiro-livro.com
Jeremias, um garoto de cinco anos muda-se com a família para a Rua dos Sonhos. Lá, conhece vários garotos da mesma idade e brincam. Cada rua tem sua turma. E cada turma, seu 'líder'. Numa das brigas das turmas, Jeremias conhece Diana a 'loirinha com pinta na cara', e suas irmãs.
Tornelli perde sua família num acidente aéreo. A empresa de seu pai vem a falir e Tornelli a vende. A partir daí a solidão e o medo de ficar 'sozinho com seus pensamentos' o invade e ele perde tudo. Até que um dia se vê num hospital ao lado do padre Pedro e do doutor Miguel que tentam de tudo para descobrirem o que assombra o jovem.
Ramalho parte em busca de uma nova vida, afim de esquecer o passado e vai para a Aldeia da Mata lecionar. Na viajem, conhece Elza, a loirinha que não sai de sua cabeça durante todo o tempo que permanece na Aldeia de Mata (sete anos).

O final do livro é surpreendente! Você começa a ler e quer chegar ao final logo, mas outra parte de você não quer que o livro acabe! O tamanho (714 páginas) pode assustar o leitor, mas a partir do momento em que ele começa a ler, não quer parar. Não é a toa que Daniel de Carvalho é um dos meus escritores favoritos!
Só não coloquei o final na resenha, porque ia virar spoiler. E também por que quero que vocês comprem o livro e se deliciem nas palavras, do mesmo modo que eu me deliciei!