Home Before Dark

Home Before Dark Riley Sager

Resenhas - Home Before Dark

bookish_ginger 12/05/2021

Disappointing
I guess I was expecting this book to be at least reasonably sensible, but God, no!
There are so many plot holes in this story I actually struggled to get it finished. The end was underwhelming and honestly, simply boring to the bone. I'd rather the book had actually relied on the supernatural aspect to explain the whole thing, but it doesn't. And by not doing so, it just leaves A LOT to be answered.

julia 01/10/2020

Resenha: Home Before Dark
Home Before Dark foi outra leitura assustadora e muito divertida de Riley Sager. Sou uma grande fã de histórias de casas mal-assombradas e adorei como Sager apresentou Baneberry Hall e criou a atmosfera misteriosa e cheia de suspense em torno dele. O aspecto de haver um livro dentro do livro também foi ótimo e contribuiu muito para o arrepio geral da história.

As idas e vindas entre o tempo presente com o ponto de vista de Maggie e trechos do livro foram um pouco difíceis no início, mas elas se uniram para desenvolver uma grande história. Maggie foi uma narradora muito interessante e eu realmente gostei da jogada entre sua falta de memórias e o trabalho que ela fez ao tentar juntar as peças de sua história.

Algumas das reviravoltas foram um pouco previsíveis? A que se relacionava com a Maggie no final do livro deu pra descobrir de cara. E a reviravolta depois dessa também foi muito fácil de adivinhar. Mesmo assim, acho que a maneira como tudo terminou funcionou muito bem com a história que Sager estava tentando contar. Foi uma leitura divertida com alguns momentos muito tensos e assustadores e teve um final satisfatório.

Definitivamente recomendo para quem está procurando um bom Thriller durante este Outubro!
Camilla 01/10/2020minha estante
Eu devo ler esse mês também :)

julia 04/10/2020minha estante
Boa leitura!! Eu gostei bastante e a vibe é perfeita pra esse mês :D

Ivana M Amaral 16/01/2021

Não é o que você pensa ?
O primeiro lido do ano e se eu continuar nesse nível será um ano com ótimas leituras ?

QUE livro babado! Para fãs de thrillers, vale a pena gastar o inglês para ler Home Before Dark, do gênio do suspense Riley Sager. Eu já li todos os livros dele e todos são muito bons! Mas esse teve algo diferente, especial.

O que era para ser uma história clichê de casa mal assombrada, fantasmas e todos os elementos que vem com isso (a criança que vê coisas, os barulhos à noite, uma mansão antiga), se tornou algo cativante e surpreendente ?

Para quem gosta de reviravoltas, esse livro tem inúmeras. Nada é o que você acha que é. ?

Loki ou Iris 01/05/2021

Surpreendente
Eu encontrei Home Before Dark por acaso, fiquei com o livro na estante por um longo tempo até achar o tempo certo para começar a ler. Eu não me arrependo, nem um pouquinho sequer.
Além da ideia semelhante a minha série favorita (Hill House), o livro tem seus diferenciais que me prenderam profundamente.
A história é contada em duas partes, primeiro uma Maggie adulta mais de vinte e cinco anos depois (talvez não sejam 25, esqueço fácil) repleta de desavenças devido ao livro escrito pelo pai, e a outra parte onde seu pai conta no livro o que houve dentro da casa. A alternância me perdeu próximo ao final, mas ainda assim... que livro.
Os personagens não são tão bem desenvolvidos além da personagem principal, mas isso não mudou minha experiência, tive surpresas, e cheguei a ficar genuinamente assustada em algumas cenas.
E aquele final, ah aquele final, talvez incomode algumas pessoas por entregar muita informação ao mesmo tempo, mas o clima levemente frenético tornou a experiência ainda incrível para mim. No final além de toda a euforia do final frenético, recebi um gostinho a mais de suspense que ficou no ar.
Eu indico muito!!

Wes 13/10/2020

Um livro ótimo pra quem gostou de Hill House
No começo eu tava COMPLETAMENTE envolvido, todo o mistério e a ambientação da mansão bem no clima de Hill House foi tudo. A história de um pai escrever um livro contando toda a sua história vivendo na mansão e herdando pra sua filha que começa a investigar e ter devaneios do passado, nossa sem palavras. Até que chega na metade e tudo começa a correr e ficar meio confuso, e o final, bem me surpreendeu mas não curtir muito.

Tinha tudo pra ser cinco estrelas, mas não deixou de ser um livro bom, ainda mais em clima de Halloween.

A cena das cobras ??

Kim 27/12/2020

Um favorito
Home Before Dark do Riley Sager é excepcionalmente bom. Um livro que te prende do começo ao fim. Mistura terror absoluto com uma trama familiar envolvente, além de um mistério que não te deixa parar de ler e o aspecto da metalinguagem que torna a leitura ainda mais interessante e dinâmica.
Pessoalmente, todos esses lados do livro o tornaram um favorito. É claro que uma boa história de terror sobre uma casa mal-assombrada prende qualquer um, mas Sager, junto a isso, criou personagens interessantes e uma trama de mistério que não é resolvida até o último capítulo. Além de uma escrita excelente!
Mas talvez o aspecto que mais me cativou foi o fato de a narrativa afetar tanto a mim quanto à personagem principal. Ela é uma cética que não acredita que a casa em que viveu apresentou um show de horrores quando era criança - e como ela poderia acreditar se não lembra de nada? Mas ao passar do tempo tanto você - leitor - quanto a personagem não sabem mais no que/em quem acreditar. E essa mistura de realismo com sobrenatural foi sensacional.
Ademais, as relações interpessoais do livro, principalmente as familiares, fecharam tudo com chave de ouro; tanto as relações entre vizinhos ou entre amigos ou entre a própria família (como salvar um casamento condenado? O que um pai é capaz de fazer pela sua filha?)
Terminei de ler o livro há algumas semanas, e as memórias que me restam dele são excelentes. Home Before Dark além de ter se tornado um dos meus favoritos do ano, virou um dos meus favoritos da vida. Com certeza lerei mais desse autor!

Melissa Meira 21/06/2022

Ótimo thriller
Esse livro foi uma surpresa pra mim. É cheio de mistério e nunca sabemos bem a verdade sobre as entidades que existem na casa, até atingirmos o final.

É uma trama com vários plot twist, uns meio óbvios e outros nem tanto. Existem alguns problemas com o livro, tem coisa que achei um pouco forçado, mas no geral é uma boa história e tem um bom final.

Isabella 05/08/2020

TUDO!!!!
Estou simplesmente apaixonada por esse livro! Me prendeu muito (o audiobook é FANTÁSTICO) e eu gostei demais do desfecho da história, coisa que, a um certo ponto do final, eu não achei que fosse acontecer.
Pretendo ler mais livros do autor logo!
Marjorie 30/08/2020minha estante
Concordo, amei tudo nesse livro!

Malu 07/09/2020minha estante
Onde vc encontrou o áudiobook pfvr??!!

Samara 26/01/2021

O final foi decepcionante. A autora quis surpreender muito e estragou o final do livro. Se tivesse menos plot twists seria melhor.

Selennie 23/01/2022

Recomendo
Um livro surpreendente, realmente imprevisível. Amei a estrutura do livro, intercalando os acontecimentos presentes com a narrativa dos supostos fatos passados. Acaba te enganando mil vezes sem te irritar. Divertido e, vez ou outra, bastante assustador.

Bia 20/08/2021

Excelente
Pra ser sincera achei o começo um pouco repetitivo, mas a leitura dos últimos 25% compensa! É bem interessante também não saber se a casa é mal assombrada mesmo ou não, achei que o autor conseguiu criar muito bem uma atmosfera sombria e de incertezas. A gente acaba se identificando com a Maggie porque não sabe o que pensar.
O final do livro é cheio de reviravoltas - algumas imprevisíveis, outras nem tanto - e achei que (quase) tudo ficou bem explicado no final.

Léo 19/01/2022

?Every house has a story to tell and a secret to share?
Meu 6º livro de 2022, primeira avaliação 5 estrelas. ?Home Before Dark? tem uma escrita que segura o leitor desde a primeira linha do livro ?Daddy, you need to check for ghosts?, e na minha opinião, só faz te deixar cada vez mais necessitado por respostas a respeito da infame ?Baneberry Hall?, conhecida no livro como a casa mais famosa dos Estados Unidos, por ter sido o local de uma série de assassinatos brutais ao longo dos anos. Na obra temos duas narrativas, a protagonista(detestável) Maggie e seu pai, Ewan, ambos em busca de respostas para compreender o que torna Baneberry Hall uma legítima casa de horrores. O desenvolvimento dos personagens é excelente, apesar de eu não ter me sentido conectado em nenhum momento com a protagonista, ainda assim devorei o livro porque precisava saber o que de fato aconteceu na fatídica noite do 15 de Julho. Após ler ?Home Before Dark? com certeza irei explorar mais obras do ?Riley Sager?, que na minha opinião é praticamente o M. Night Shyamalan do mundo literário, já que nessa obra o leitor caminha por vários ?plot twists? dignos de serem comparados com os filmes do M. Night. Em resumo, acho uma leitura super válida para aqueles que como eu, adoram um mistério que te prende do início ao fim, com uma escrita muito bem desenvolvida, personagens complexos e muitas reviravoltas.

Isabella Pina 27/03/2021

Caras, que viagem
Eu nunca tinha lido nada do Riley Sager, apesar de ter um livro na estante, mas resolvi começar por esse porque eu amo o tema casas assombradas (sou 100% apaixonada na antologia feita pelo Mike Flanagan pra Netflix).

A parte inicial do livro é perfeita para estabelecer o clima de terror que a gente sempre espera de um livro desse gênero.

A história é dividida entre capítulos de um infame livro sobre uma casa ainda mais infame, conhecida como Baneberry Hall, escrito pelo pai de Maggie, a protagonista, que recentemente faleceu, enquanto também acompanhamos a protagonista lidando diretamente com o luto e com os mistérios que cercaram sua vida desde o momento em que seus pais abandonaram Baneberry Hall na calada da noite, jurando jamais voltar lá. Maggie está focada em finalmente esclarecer as suas dúvidas sobre o que realmente aconteceu nessa casa, já que seus pais nunca quiseram falar sobre o assunto.

É a partir daí que vemos a protagonista passar seu verão na casa, acompanhada por acontecimentos esquisitos e que guardam uma semelhança assombrosa com o que seu pai relatou no livro que até então, ela jurava ser pura ficção.

O autor sabe escrever de uma maneira leve e, ainda assim, consegue deixar todas as situações tensas, com o leitor atento só esperando um desastre acontecer. É difícil não ficar curioso, igual à Maggie, sobre o que diabos tem na Baneberry Hall.

Sobre os personagens, confesso que eu não liguei muito pra nenhum deles - Maggie é quem obviamente tem mais aprofundamento, mas mesmo assim senti certa superficialidade em sua personalidade (principalmente no início da história, ela esbanja uma superioridade em relação aos outros enquanto se isola que é enervante em alguns momentos). Isso não faz a história perder o charme, devo admitir, porque pra mim é um daqueles casos onde você fica mais curiosa pelo passado da casa do que pelo futuro dos personagens.

Dito isso, e apesar de eu gostar da escrita do autor, tinha cenas levemente cringe que deixavam bem claro que quem escreveu aquilo era um homem tentando ser descontruído, mas só arranhando a superfície dos problemas sociais (e por mim era algo que podia ter sido retirado da edição, já que não acrescenta algo na história).

O final da história é bem fechado e, como esperado, guarda alguns plot twists (um especificamente me fez parar a leitura e refletir sobre que diabos tinha acontecido). Ainda que algumas coisas sejam óbvias na resolução do mistério, eu me surpreendi com as conclusões, mesmo que não tenha sido um fechamento que me fez apaixonar 100% pelo livro.

Num geral eu adorei a experiência, e espero ler mais livros do Riley Sager em breve, porque livros de terror são tudo.

RATING: quatro lustres com fiação ruim

Clara Simões 07/01/2022

plot twist atrás de plot twist atrás de plot twist
a história tem ritmo não necessariamente acelerado, mas instigante pela maneira em que alterna capítulos de Maggie e capítulos do Livro. é isso que me fez virar a noite lendo em uma sentada só, porque já no começo eu queria muito saber as respostas.

fiquei incomodada com a quantidade de plotholes e aspectos não explicados, não abordados - embora veja que em parte devem ter sido intencionais, muitos não foram. a parte intencional é bem inteligente, pois deixa muito uma sensação contínua ao final de "será?"... mas as pontas soltas no decorrer da história, que não podem ser explicadas pela intencionalidade, são bem insatisfatórias, e isso me deixou angustiada.

apesar disso, eu devorei a história! a narrativa é bem cativante e a sequência final, sempre que parecia chegar ao fim, trazia mais uma camada de segredos. o excesso talvez seja um >pouquinho over the top, mas não vou negar que gostei!

no geral, foi minha primeira leitura do autor, e planejo ler mais obras dele em breve.