Lições de resistência

Lições de resistência Luiz Gama

Resenhas - Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro

Lourena.Oliveira 10/06/2021

Ler Luiz Gama é necessário
A vida do brasileiro que dedicou a vida inteira à uma causa que vivenciou: a luta contra a escravidão. Nascido livre, foi vendido como escravo aos 10 anos de idade, tornando-se a partir de então, segundo suas palavras, "soldado" até os 18 anos, quando descobriu que nascera livre e partiu em busca de novos rumos. Aprendeu a ler e escrever, tornou-se rábula e como advogado libertou aproximadamente 500 pessoas escravizadas. Viveu a causa intensamente, enfrentava senhores, magistrados e políticos poderosos, contanto, apesar das ameaças, nunca se curvou. Chegou ao fim da vida devotado à essa luta, amado pelos mais humildes e respeitado pelos que lhe perseguiam. Um homem digno de admiração, cuja vida deveria ocupar inúmeras páginas nos livros de História do Brasil e quiçá do mundo.

Como bem pontuou seu amigo e jurista Lúcio de Mendonça:

"Seja como for, e ainda que mais não faça, é já um nome que merece um lugar, na gratidão humana, entre Espártaco e John Brown."

Luiz Gama e seus feitos precisam ser mais conhecidos. Ler seus escritos aguça em nós a indignação latente que o acompanhava e que nos é tão necessária ainda hoje.