Desobediência Civil

Henry David Thoreau

Resenhas - Desobediência Civil de Thoreau

Math 09/02/2024

Atemporal
Se você acha que um livro se 96 páginas não pode ser tão poderoso, é por que ainda não conhece A Desobediência Civil. O livro do século 19, além de ser atual, é revolucionário no tempo em que vivemos. Para todos aqueles que se interessam por sociologia e política, a leitura é fundamental.

Gmcampanini 27/11/2023

Recorrência
É incrível ver que a visão de Thoreau sobre o estado, mesmo que produzida ha duzentos anos atrás, é perfeitamente aplicável na atualidade. Sem falar que esse é o tipo de leitura de recorrência, rápida, enxuta e que gera incontáveis reflexões sempre que lida.

Biblioteca Álvaro Guerra 19/05/2023

Ele escreveu um ensaio chamado A desobediência civil, publicado em 1849. Nesse texto, Thoreau afirma que a desobediência é o único caminho a ser tomado quando as leis existentes são injustas e quando as ações do Estado levam o homem a cometer ou ser conivente com ações inadequadas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525406149

Natalia 19/01/2022

Interessante...
É um ensaio político, então não há um enredo, uma história a ser contada, o que há aqui é uma crítica ferrenha ao Estado, principalmente ao interventor, afinal o autor é considerado pai do anarquismo, então é bem fácil de entender o porquê.
Há reflexões bem interessantes aqui, com o autor falando sobre eleições, privilégios, e afins, tudo pautado no Estado mínimo e na autonomia individual dos seres. Recomendaria a leitura sim, pois é importante entender diversos pensamentos acerca do estado para não nos tornarmos alienados.

"O que devemos fazer, de qualquer maneira, é verificar se não nos estamos prestando ao mal que condenamos".
Henrique982 05/01/2024minha estante
O melhor governo, é o que não governa

thaís 01/09/2021

Um clássico, mas esperava mais...
Thoreau é considerado o pai do anarquismo e quem nos apresentou o conceito da "desobediência civil", um método pacífico de protesto e manifestação muito utilizado até hoje em diversos países do mundo.
No entanto, o ensaio de Thoreau ? talvez justamente por ser um ensaio ?, não pareceu sistematizar muito bem suas ideias e conceitos; me pareceu mais um desabafo e percepções filosóficas sobre o Estado norte-americano daquele momento, e qual seria papel do indivíduo na sociedade e em sua própria vida. E sim, eu sei que Thoreau é da corrente do anarquismo individualista, então seu texto está de acordo com os seus pensamentos e princípios, mas ainda assim, eu esperava algo mais explicativo e melhor estruturado.
E ainda sobre o individualismo de Thoreau, é possível notar o porquê do anarcocapitalismo (corrente com a qual discordo completamente) ter se inspirado no anarquismo individualista. Perigos de se enfatizar demais apenas o indivíduo, pois apropriações e interpretações bizarras como essas podem acontecer.
Mas não sou apenas críticas a Thoreau, gosto de suas críticas aos Estados Unidos, principalmente em relação a Guerra contra o México e à escravidão.
Enfim, é um ensaio interessante, mas com certeza poderia ser melhor.

Antonio Maluco 21/05/2021

Estados Unidos
O livro conta histórias do Estados Unidos da América

claudio.louzd 27/02/2021

Clássico Política Moral Governo
Um clássico, mas confesso que esperava mais.
As discussões merecem reflexão, especialmente no nosso país, em que o povo aumenta a consciência política mas ainda sofre de inação.
Achei fraco. Só leia se quiser tirar da sua lista. É leitura muito rápida.

daniel_ 04/01/2021

"Num governo que aprisiona qualquer pessoa injustamente, o verdadeiro lugar de um homem justo é também a prisão" (Sobre Thoreau ser preso por se recusar a pagar impostos que sustentavam a Guerra Mexicano-Americana)

"Não posso, por um instante sequer, reconhecer como meu governo uma organização política que é também governo de escravos" (Sobre a escravidão)

"Quando um sexto da população de uma nação que se comprometeu a ser o abrigo da liberdade é formado por escravos, e um país inteiro é injustamente invadido e conquistado por um exército estrangeiro e submetido à lei militar, penso que não é demasiado cedo para os homens honestos se rebelarem e darem início a uma revolução. O que torna mais urgente é o fato de o país invadido não é o nosso mas é nosso o exército invasor." (Sobre os EUA invadirem o México)

Esse livro deve ser lido por qualquer pessoa que valoriza a liberdade, principalmente pelo momento em que vivemos.

Bianca1148 06/06/2020

A desobediência civil
?Tenho outros afazeres aos quais me dedicar. Não vim a este mundo predominantemente para fazer dele um bom lugar, mas para viver nele, seja bom ou ruim. Um homem não tem obrigação de fazer tudo, mas alguma coisa; e o fato de não poder fazer tudo não o obriga a fazer uma coisa errada?.
Excelente livro, traz ótimas reflexões.

Leandro Vaz de Azevedo 26/05/2020

Um dos precursores do anarquismo
O melhor governo é o que governa menos
Nesse clássico Henry David Thoreau declara que o governo não é mais do que uma conveniência, crítico ferrenho do Estado, de tributos ao qual foi preso, abolicionista, ecologista, alguns dizem que é o pai do anarquismo, não obstante um homem atemporal.
Vale a pena conferir essa obra

yomaeli 15/05/2020

"a verdade é mais poderosa que o erro"
Lendo essa obra de Thoreau, de 1849, as sensações remontam diversos lugares. As sugestões são utópicas, quando comparadas com o nosso próprio governo - e isso é muito, muito triste. Estamos completamente distantes do proposto em "A Desobediência Civil". Em poucas páginas, o autor consegue expor várias incoerências governamentais e dialoga sobre injustiça, sobre não ser dado a ele a escolha de decidir por si mesmo, propondo uma nova perspectiva de mundo bastante sedutora, mas, como eu disse, que não é nem minimamente executada na realidade.
Também é uma ótima provocação às pessoas que apenas esbravejam, mas não tem uma atitude concreta, assim como aquelas que são omissas perante o mundo e suas desigualdades.

O livro é, mais uma vez, a certeza do quanto o Estado se tornou, ano após ano, cada vez mais distante do propósito humano, mas sempre debruçado no critério monetário.
É frustrante refletir que a inquietação de Thoreau ainda hoje é tão prematura: Um dia teremos um Estado que permita justiça e respeito a todos? Um Estado que permita ao ser humano ter voz e escolha?

Alexia Karla 03/05/2020

#IntoTheReading: Segundo Livro
Segunda leitura que faço do projeto#IntoTheReading, que visa conhecer todas as obras lidas por Chris McCandless durante sua jornada até o Alasca, retratada em Into the Wild (meu filme favorito inclusive).

Senti um enorme desconforto durante essa leitura, além de ficar o tempo todo com a sensação de que era um obra que eu ainda não estava pronta pra ler.

Refleti bastante com várias passagens da trama, mas o saldo acabou não sendo tão positivo. Uma pena, porém pretendo relê-lo algum dia.