Prazer em queimar

Prazer em queimar Ray Bradbury

Resenhas - Prazer em queimar

1 | 2 | 3 | 4

@tigloko 16/11/2020

Os contos que originaram o clássico
Foi bom conhecer de onde surgiu as ideias para o Fahrenheit. Mas fora isso não tive grande entusiasmo nessa leitura. Tirando uma ou outra, as histórias são previsíveis e com finais sem graça na sua maioria. De destaque fico com Pilar de Fogo e Para o Futuro, os melhores contos do livro. Fora os contos O Pedestre e O Lixeiro, que já tinha lido em outra coletânea do autor, que são muito bons.

Ponto negativo: uma coisa meio sem sentido é o conto "muito depois da meia-noite" e "o bombeiro", que são as bases do que viria a ser Fahrenheit 451, serem praticamente a mesma história, tipo 95% iguais. Ou seja, é como se eu tivesse lido a mesma história. E uma em sequência da outra, para piorar. Além do fator novidade não ser grande, pois não vi muita diferença para a versão final de Fahrenheit.

Ponto positivo: Se o autor quisesse criar um universo na época em que escreveu os contos, eu conseguiria visualizar algumas dessas histórias se encaixando num passado ou futuro dentro do mundo de Fahrenheit com alguns ajustes. Fiquei imaginando como seria um universo expandido dessa distopia, o que foi a melhor coisa dessa leitura.

É o segundo livro que leio do autor (tirando o Fahrenheit da conta) e a experiência não foi tão boa. Espero não me decepcionar com outros livros dele que pretendo dar uma chance, como as Crônicas Marcianas por exemplo.

Jaque @blogmalucadoslivros 10/11/2020

Uma obra que merece ser lida!
Depois do meu primeiro contato com a escrita do autor em "Algo sinistro vem por aí", fiquei com receio de ler sua mais famosa obra "Fahrenheit 451", então quando vi este livros de contos do autor, achei que seria uma boa forma de dar mais uma chance para conhecer sua escrita. E fico feliz de dizer que eu não estava errada.

🔥A PREMISSA:
Em "Prazer em queimar" somos apresentados a 16 contos que abordam a censura e os perigos da alienação intelectual. Sim, estes contos trazem quase as mesmas mensagens de "Fahrenheit 451" e inclusive, neste livro também temos o conto "O bombeiro" e 'muito depois da meia noite" que foram as histórias que mais tarde acabaram sendo revisitadas pelo autor, se tornando o clássico do autor, que é tão conhecido hoje em dia.

❝De toda a estupidez, toda a estupidez rastejante, nojenta, podre, asquerosa, ele nunca vira algo assim na vida. Crianças crescendo sem um pingo de imaginação! Qual era a graça de ser criança se você não imagina coisas?❞

💭O QUE EU ACHEI:
Todos os contos reunidos nesta obra me fizeram refletir muito sobre como é fácil alienar as pessoas, como é fácil fazer uma sociedade que não lê, acreditar em qualquer coisa e claro, me questionar como seria viver em uma sociedade que proíbe os livros. Por isso, um dos meus contos preferidos foi "Fênix Brilhante", neste conto os livros começam a ser "perigosos demais" e é decretado que sejam queimados.

Outro conto que me chamou atenção também foi "A fogueira". Este conto é bem curtinho, mas nós leva de certa forma a refletir que uma sociedade que queima livros, não pode esperar resultados bons disso. Mas tarde podemos queimar também.

Enfim, "Prazer em queimar" é uma ótima forma de conhecer a escrita do autor, se assim como eu, você ainda não leu "Fahrenheit 451"mas se você já leu, esta coletânea de contos também será uma ótima leitura, pois todos os contos são rápidos, bem escritos e muito reflexivos.

Adorei dar uma nova chance para escrita do autor e me surpreendi muito. Não vejo a hora de ler "Fahrenheit 451" agora e sempre que eu puder vou reler estes contos tão impactantes!

site: https://www.instagram.com/p/CG3UNlTjZ86/

Bárbara Allen - @trendbarbs 27/10/2020

Resenha: Prazer em queimar, de Ray Bradbury
Em 2020 Ray Bradbury completaria 100 anos e para comemorar essa data tão importante, a editora Biblioteca Azul planejou muitas reedições de livros do autor. Contudo, a primeira novidade foi o lançamento de Prazer em Queimar.

Nesta coletânea, o autor nos presenteia com 16 contos, sendo que 13 já tinham sido publicados antes de Fahrenheit 451. E por falar nesse livro, vale dizer aqui que o bombeiro mais famoso, Montag, também aparece em um conto em Prazer em Queimar.

Assim como em Fahrenheit 451, o autor nos coloca para pensar e questionar até os tempos atuais, como governos ineptos que não valorizam a arte e cultura. (Conheço essa história!). Além disso, o Ray trabalha muito com a ideia de repressão e censura em todos, se não na maioria, dos seus contos.
Uma coisa interessante é que como ele, autor, trabalha os personagens nesse livro. No caso muitos mortos ganham a oportunidade de voltar a vida para acertar as contas. Confesso que alguns dos casos eu me sentia muito mal pelo morto porque ele tinha uma angustia e sentimento de não pertencimento a esse lugar.

Alguns contos que me chamaram atenção foram: “Fênix Brilhante”, “Muito depois da Meia-Noite” e claro “O Bombeiro”. Este último foi o que origem ao clássico Fahrenheit 451, então sem sombra de dúvidas tornou-se o meu favorito.

Além de todas as histórias serem impecáveis, Prazer em Queimar também é maravilhoso porque possuiu uma escrita fluída que torna a leitura mais leve e rápida. Além disso, a tradução está perfeita e de fácil entendimento. Por ser um livro de contos, é tranquilo você ler um pouco dele e ir alternando as histórias em com outro livro.

site: http://manualgeek.com.br/resenha-prazer-em-queimar-de-ray-bradbury/

Jaqueline @icontextualize 17/10/2020

Interessante
Neste livro encontraremos 16 contos reunidos do consagrado autor de Fahrenheit 451 (um dos meus livros favoritos da vida). Segundo a editora, 13 desses contos foram escritos antes de Fahrenheit e 3 escritos depois, sendo 1 o conto intitulado como ?O bombeiro? o ponta pé inicial para a obra prima que é a história.

Todos os contos neste livro fazem críticas a sociedade e isso é uma característica nata do autor. Teremos assuntos sobre a queima de livros em si, mas também sobre a repressão, censura, morte, arte, policiamento etc. A maioria dos contos são curtos, exceto dois que são os contos que mais representam a história em si de Fahenheit.
Foi incrível revisitar a escrita de Ray. Quando gostamos de um autor, tudo que lemos dele se tona especial. Minha relação com Fahrenheit 451 foi extremamente incrível e ler esse livro só me mostrou o quanto o autor sabe abordar críticas a sociedade sem parecer superficial. Gostei de vários contos presentes no livro. Um dos meus favoritos foi o último ?Para o futuro?, só me mostrou o quanto eu preciso ler todos os livros desse homem.
A única ressalva que faço é em relação a dois contos ?Muito depois da meia noite" e "O Bombeiro". Os dois contos são extremamente parecidos. Além de gigantes, me pareceu bem repetitivo. Não sei se eram duas versões da mesma história, mas acaba cansando na hora de ler, principalmente por ser um seguido do outro. Acredito também que se eu tivesse lido em outro momento, aproveitaria bem mais a leitura. No mais, eu adorei os contos e aproveitei pra matar um pouco da saudade da escrita do autor.

Catarina 11/10/2020

Queimando livros, de novo!
Em “Prazer em Queimar” está reunido uma coletânea de 16 contos em que o tema central que permeia todas essas histórias é a crítica social sobre a censura, a proibição dos livros e a massificação e padronização da sociedade e do pensamento. Ray Bradbury resgata a temática de Fahrenheit 451 e traz para esses contos uma ideia de sociedade em que os livros são proibidos e que a missão dos bombeiros é, em vez de apagar, de colocar fogo nos livros.

Para os fãs órfãos de “Fahrenheit 451”, “Prazer em Queimar” é uma excelente pedida para matar a saudade desse universo criado por Bradbury. Dos 16 contos, dois deles (O Bombeiro e Muito depois da meia-noite) são os rascunhos de sua obra principal.

É indicado somente pra quem já leu “Fahrenheit 451”? NÃO! Você que nunca leu nada do Bradbury e deseja conhecer, mas não quer começar pelo livro mais famoso, pode optar por esse livro de contos para se acostumar e mergulhar na escrita do autor.

E quem já leu “Fahrenheit 451” precisa mesmo ler “Prazer em Queimar”? SIM! Gente, não fiquem presos a ideia de que esse livro é uma continuação ou até mesmo uma prévia do outro, pois não é nada disso. Apenas dois contos desse livro remetem à Fahrenheit, têm várias outras histórias muito legais mesmo e que seguem esse mesmo estilo de crítica social, meus preferidos foram “Um pouco antes do amanhecer” e “Para o futuro”. Então, para os fãs de Bradbury, vale sim muito a pena ler esse!

Minha experiência com esse livro foi muito positiva, adorei os contos e queria que os meus preferidos fossem mais longos. Foi muito interessante refletir o que seria da nossa sociedade sem os livros, apesar dos textos de Bradbury serem fictícios, nossa realidade não está nem um pouquinho distante daquilo imaginado por Ray, vale até lembrar a lista de livros proibidos pelo governo de Rondônia.

Quem curte distopias com críticas sociais bem pertinentes (e atuais) vai adorar “Prazer em Queimar”! Fica ai minha indicação.

Ludy @emalgumlugarnoslivros 05/10/2020

Prazer em queimar: histórias de Fahrenheit 451 - Ray Bradbury
416 páginas/Editora Biblioteca Azul

"Vi milhares de pessoas entrando na biblioteca esfomeadas e saindo dela bem alimentadas.

Que Fahrenheit 451 é um clássico, já sabemos. Mas como surgiu a inspiração para essa história? É isso que há nessa coletânea de contos: histórias que inspiraram e deram origem ao clássico da distopia.

Minha experiência com Fahrenheit 451 não foi boa, por isso, iniciei essa leitura com receio e sem expectativa; isso ajudou, pois me surpreendi.
Há 16 contos nesse livro; uns se passam no futuro, outros, no passado. Foram escritos há muito tempo, mas são atuais, e isso assusta. É interessante que o ritmo vai oscilando de conto para conto.
O meu conto preferido foi "O reencarnado", pois tem um tom poético; também gostei de "Fênix brilhante" e "Fogueira". Cada conto desperta um sentimento diferente, e isso fez com que a leitura se tornasse única. Alguns são tristes; outros, intensos, frenéticos e desvairados.
Entre esses contos, há as versões que antecederam Fahrenheit 451: "Muito depois da meia-noite" e "O bombeiro". São parecidas, por isso, pensei que seria cansativo ler seguidamente, mas não. E eu gostei dessas versões. A 1° tem alma, e senti falta disso na versão final, já a 2° é um rascunho, bem menos descritiva.
Foi interessante acompanhar personagens com atitudes questionáveis, mas com um propósito em comum: defender e salvar os livros.
Isso me trouxe satisfação

Já conhecia a escrita de Ray Bradbury, uma escrita marcante, inteligente e enriquecedora; porém, foi nesse segundo contato que consegui me envolver e sentir muito mais do que revolta.
Suas histórias são muito bem construídas, repletas de críticas sociais, referências e citações literárias. Ray fala sobre a censura, arte, vida e morte.
Ray inspira.

Prazer em queimar veio para incomodar, mas no bom sentido, pois faz pensar e questionar; me fez sentir revolta, medo e tristeza.
É sobre sociedades que se perdem em meio ao avanço tecnológico, sobre pensamento crítico e o amor pelos livros.
Enquanto existir um livro e alguém que o leia, a arte e o conhecimento estarão a salvos.

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros

JessMo - @livratario 01/10/2020

Bradbury ganhou definitivamente um espaço no meu coração!
"Que Deus o tenha, pois não sobrou nada mais dele. Afinal, não somos, senão nossos livros, e quando estes se vão, não resta nada."

Que livro magnífico! Eu simplesmente amei cada conto!
Nas primeiras páginas não vi muito algo que remetesse ao Fahrenheit 451, mas no decorrer dos contos vamos chegando cada vez mais perto de como Bradbury chegou a ideia do livro que já se tornou um clássico. Eu estava certa de favoritar esse livro, comendo os contos, sentindo a mente explodir com o passar das páginas e marcando o livro quase inteiro.. Até chegar nos últimos contos. Os dois últimos contos tem pouquíssimas diferenças! São variações - muito, muito, mas muito - próximas do conto que deu origem a Fahrenheit. E ler esses contos, longos e seguidos, me deu um baque que diminuiu e muito meu ritmo com o livro.

Tirando essa ressalva, que EM NADA tem a ver com a escrita do autor - e pra mim continua com um total de ZERO DEFEITOS - é um livro maravilhoso. Não vejo problema em lê-lo antes de Fahrenheit 451, e creio que ele seja uma forma realmente boa de conhecer a escrita do autor.

Contos muito originais, cheio de referências a grandes autores, rápidos, gostosos e instigantes! Eu super indico! Depois desse livro, Bradbury pegou um lugarzinho cativo no meu coração.

"Só os livros sabem. Talvez os livros não possam solucionar meu problema, mas podem lançar uma luz. E podem nos impedir de seguir cometendo os mesmos erros."

site: https://www.instagram.com/p/CEkWknLjZ6x/

André Meirelles 14/09/2020

Prazer em queimar reúnem vários contos do autor de Farenheint 451 que influenciaram na criação do famoso romance distopico. Quem já leu F451 vai perceber várias semelhanças desse "universo" e que serviram de base para a história original.

JAnior.Vieira 13/09/2020

Prazer em queimar... Um futuro nada distante.
Linda edição da Biblioteca Azul com 16 contos do autor de uma das mais famosas distopias da história. Há contos escritos anteriormente ao Fahrenheit 451 e contos posteriores - o último da edição é o que originou a obra máxima de Ray Bradbury. Obrigatório para os fãs!

Naraiane.Martins 24/08/2020

RESENHA - Prazer em queimar | @aquarelandosonhos
"Prazer em queimar: histórias de Fahrenheit 451" é um livro de contos. Nele estão reunidas 16 histórias: treze foram escritas antes de Fahrenheit 451, e três foram escritas depois. Os contos tem como base, assuntos como: queima de livros, policiamento, alienação, morte, liberdade, entre outros assuntos. O último conto de "Prazer em queimar" se chama O Bombeiro, foi ele que deu origem a história do clássico "Fahrenheit 451".

"Rasguem meus livros, queimem meus livros, erradiquem, rasguem, limpem."

Minha experiência lendo "Prazer em queimar" foi ótima, demorei um pouco para me acostumar com a narrativa do autor, mas quando me acostumei não queria largar o livro. Ainda não tive oportunidade de ler "Fahrenheit 451", mas isso não me impediu de ler os contos, e tirar o máximo que pude deles. Meus contos favoritos foram: Pilar de fogo, O Bombeiro, Muito depois da meia-noite e O sorriso.

Prazer em queimar, me trouxe muitos ensinamentos e abertura para refletir sobre vários assuntos. Após essa leitura, estou ainda mais
curiosa para conhecer a clássica distopia Fahrenheit 451.

"E quando os livros forem queimados, os últimos livros, só restarei eu, e as memórias na minha cabeça. E quando eu morrer, tudo isso desaparecerá."

Vale apena lembrar que essa não é uma continuação de Fahrenheit 451, e sim um livro de contos que abrange um pouco mais do universo de Fahrenheit.

1 | 2 | 3 | 4