Prazer em queimar

Prazer em queimar Ray Bradbury

Resenhas - Prazer em queimar

1 | 2 | 3 | 4

Rômulo.Paura 10/03/2024

Alguns contos são bons, mas comparado a outras obras do autor, essa deixa a desejar. O conto que mais gostei foi "Muito depois da meia noite". Acho que o autor também, porque reescreveu em "Bombeiros" que é idêntico. São dois contos com mais de 70 páginas, um seguido do outro e contam a mesma história mudando poucas palavras. Enfim, não entendi a proposta, se alguém souber a explicação me conta.

Estante Virtual 04/02/2024

Amei esse livro! ??
Bom... Essa é a minha primeira vez escrevendo uma resenha, vou dar o meu melhor aqui.

Essa é a primeira vez que leio um conto desse autor e não conheço a sua obra Fahrenheit 451, 1 ou 2 contos desse livro não me chamaram muito a atenção, o resto gostei muito, tem muitas referências.

Recomendo? Sim, pra todas as pessoas independente de não gostarem muito desse gênero ou de contos, é um livro que vale muito apena conhecer a história e esse mundo fictício que o autor criou, me deixou muito animada para conhecer sua obra Fahrenheit 451 e as muitas referências que os contos tem, que nos faz refletir e a buscar a vida, a valorizar mais os livros e a individualidade.

Pq não dou 5 estrelas?
Não entendi muito bem mas, dois contos seguidos eram praticamente os mesmos, assim como vi numa resenha "são 95% parecidos", só mudava uma palavra ou outra, não entendi bem o pq....

ED73LH 25/10/2023

Comprei errado mas valeu a pena!
Comprei esse livro pensando ser o legítimo Farenheit 451, mas na verdade se trata de contos do autor, alguns do mesmo universo de Fahrenheit e outros não, eu particularmente não gosto de contos, porém da forma q é tratado neste livro acaba sendo bem bacana essas diversas histórias.

Lucas Salsicha 25/06/2023

Fogo, fogo e mais fogo
Fahrenheit 451 é um dos principais títulos quando o assunto é discutir o autoritarismo através da literatura. Nesse livro, além de conhecermos as bases e os pilares que ajudaram Bradbury a construir sua famosa obra, somos apresentados à várias reflexões sobre o que é a morte em si, a morte em vida e o mergulho no esquecimento e na ignorância. Seus contos, em muitos momentos sombrios e cruéis, trabalham o quão baixo o povo pode ser colocado por um governo opressor, e em que isso pode resultar.
É um bom título para entender o quão apaixonado Bradbury era pela arte, e quão avesso em relação à uma vida rasa e sem pensamento.

Milena 31/05/2023

A mágica está apenas no que os livros dizem, como eles costuraram os remendos do universo em uma peça de roupa para nós.

Vinnylit 15/05/2023

?-Um homem é lembrado pelas suas obras extraordinárias.?
Em ?Prazer em Queimar? somos apresentados aos contos que originaram o tão estimado romance ?Fahrenheit 451?.
Alguns contos contam histórias sobre um mundo futurístico onde os livros são proibidos e pessoas não são mais enterradas em cemitérios. Outros como ?O Bombeiro? contam histórias muito parecidas com a do romance.

Nestes contos, Bradbury exalta a importância da literatura, mostrando que sem ela o homem seria um selvagem tolo.

Coruja 28/01/2023

Ray Bradbury é um dos autores que tenho por planos um dia terminar a leitura de toda a bibliografia. Eu tenho paixão pela forma como ele consegue misturar fantasia e ficção científica com temas de necessária reflexão, ao mesmo tempo em que imbuí suas narrativas com uma linguagem incrivelmente, deliciosamente poética, daquelas que te assombram por tempos mesmo após a última página.

Assim é que baixei Prazer em Queimar pelo Skeelo e embarquei no volume. Acho que praticamente todos os volumes dele lançados pela Biblioteca Azul em português estão disponíveis lá (incluindo o mais recente, A morte é um negócio solitário, que será minha próxima leitura no aplicativo).

Eu conhecia alguns dos contos que aparecem aqui de outras antologias e, como vários têm a mesma temática ou mesmo são variantes de Fahrenheit 451, a leitura pode se tornar um pouco repetitiva. É um exercício interessante, contudo, para acompanhar a evolução da ideia e como Bradbury trabalhou os mesmos elementos em cenários por vezes completamente distintos.

Em Fahrenheit 451, os livros são queimados, mas em vários dos contos de Prazer em Queimar, são pessoas - ou melhor dizendo, corpos - que vão para os fornos. Em mais de uma história temos um falecido que retorna num mundo obcecado por uma assepsia que não é apenas física, mas também da memória. Cemitérios estão sendo destruídos, cadáveres e restos mortais de todos os tipos são cremados e sua destruição é também um símbolo de destruição do passado.

Dou um destaque especial para o conto O Sorriso, que li alguns dias após os eventos do oito de janeiro em Brasília - e que me fizeram pensar muito no que aconteceu durante a invasão, especialmente no ataque a obras de artes e objetos históricos expostos nos prédios dos Poderes (que são, afinal, museus públicos também). Teria sido uma história dolorosa de toda maneira, por falar do processo de descida da civilização ao nível da barbárie, mas o momento em que dei de cara com o conto tornou-o ainda mais amargo.

Bradbury, ao final das contas, é muito político e atual, uma leitura sempre necessária e cativante.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2023/03/livros-para-ler-no-outono.html
QUEIJO460 28/01/2023minha estante
Muito boa resenha??

Coruja 28/01/2023minha estante
Obrigada!

giovana 15/12/2022

contos incríveis do universo de fahrenheit 451, adorei a maioria deles, só achei desnecessário colocar duas prévias do primeiro livro que são basicamente tudo o que já foi lido, mas os contos originais são muito bons.

Mariane Sena 17/09/2022

Gostei demais desse livro, me surpreendi bastante com a leitura, fui sem muitas pretensões e acabei demorando um pouco pra ler já que ele é antológico, mas foi muito interessante.

Os contos se passam num mesmo universo, se referenciam e tratam de coisas muito diversas, gostei demais de como Bradbury usa tudo isso pra abordar tanta coisa de forma sutil.

Meus favoritos foram Fênix Brilhante e Muito Depois da Meia Noite. Alguns não entendi muito, tem mts referências a literatura clássica alguns que me deixou meio perdida, mas no geral gostei muito dessas referências reais que ele traz, fazendo a gnt comparar o nosso mundo com esse futuro que o autor criou.

Foi uma leitura interessante e inspiradora, consolidou pra mim o Ray Bradbury como um autor que gosto muito, extremamente original e criativo.

Recomendo a leitura, os contos são curtos no geral e muito envolventes.

Rosana.Oliveira 09/06/2022

Maravilhoso
São histórias do "universo" de Fahrenheit 451, contos que originaram o livro e outros. Muito bom, sempre atual.

Larissa.Guimaraes 19/05/2022

um gosto do que já veio
A coletânea de contos anteriores à Fahrenheit 451, grande obra do autor, apresenta sua genialidade nos detalhes, traz um de meus contos favoritos: Usher II, com base no conto de Allan Poe. Mencionando frequentemente o nome de autores da literatura gótica e fantástica, Brandbury alerta sobre o risco constante do apagamento ou, pior, proibição, não só das obras mas até mesmo da lembrança do que esses textos e escritores retratavam, a Biblioteca me encantou absurdamente mas o choque com um morto em um mundo sem corpos talvez tenha sido a melhor surpresa de todo esse livro. Apresenta ainda duas versões prévias de parte de Fahrenheit 451,

Tuyl 04/04/2022

Muito bom! Histórias interessantes e não muito distantes de uma realidade imaginada pelo autor. Recomendo!

Moacir 09/03/2022

Os livros são muito perigosos
Ray Bradbury é um ficcionista maravilhoso; seus livros extraordinários. Sua visão de mundo e dos rumos da humanidade é de muita perspicácia, antecipando muitos acontecimentos em décadas.

As pessoas se tornaram preguiçosas, desinteressadas das artes, dos livros (principalmente os clássicos), das leituras; por que ler um clássico de 500 páginas ou a História da Filosofia Ocidental se podem ler "clássicos para quem tem pressa", "Victor Hugo para quem tem pressa", "Thomas Mann para quem tem pressa", "A história da filosofia para quem tem pressa", etc? Por que passar tempo debruçado em livros se podem se perder em telas de todos os tamanhos e espécies? Ler, estudar as biografias ilustres de grandes mestres da literatura e demais artes, se podem se dedicar às fofocas em telas, às insignificâncias do cotidiano com nada de questionamentos a respeito do ser, do tempo e do existir.

Bradbury é um gênio que deve ser lido e relido em todas suas histórias!

Taki 05/02/2022

É muito interessante ler os contos que originaram e se passam no mesmo universo do livro Fahrenheit 451, pois vemos como o autor foi amadurecendo a sua ideia.
As histórias bônus são deveras intrigantes.
Recomendo demais.

1 | 2 | 3 | 4