A Pista do Alfinete Novo

A Pista do Alfinete Novo Edgar Wallace

Resenhas - A Pista do Alfinete Novo

Sandrinha 08/03/2022

A pista do alfinete novo publicado originalmente em 1923 por Edgar Wallace.
Gosto muito de Edgar Wallace! A história é muito bem escrita, leve e com um toque oriental.
A trama é engenhosa. Com certeza a inspiração de Wallace foi o mestre Edgar Allan Poe( crime da rua morgue).
Um chinês morto dentro do seu cofre. Como uma pessoa pode ser assassinada dentro de um quarto fechado por dentro e a chave está em cima da mesa?
Crime sem motivos aparentes e praticamente sem solução. E o que um alfinete tem a ver com tudo isso?
O inspetor de polícia e um repórter investigam esse misterioso crime e tentam desvendar o que realmente aconteceu.
Quem cometeu o crime não foi difícil de descobrir, mas o porquê e a maneira como foi feita surpreendeu. Cada personagem tem um papel de destaque na trama, foi difícil descobrir a ligação entre eles.
O desfecho é diferente e diabólico.

Jesse Trasmere é um homem de negócios obscuros, com fortuna feita na China e guardada a sete chaves em sua casa. O apego que tem ao dinheiro contrasta com o do seu sobrinho, Rex Lander, que esbanja a generosa mesada que recebe num sem-fim de extravagâncias. Certo dia, Trasmere informa o mordomo, Walters, de que vai ausentar-se por um curto período, de forma a evitar o encontro com alguém do seu passado. Como se explica então que apareça fechado dentro da sala-forte da sua própria casa, morto a tiro pelas costas? E que a única chave para aquela sala esteja no seu interior, pousada sobre a mesa? E, ainda, o que farão aí as joias roubadas a Ursula Ardfern, atriz por quem Rex Lander está loucamente apaixonado? A única pista no local do crime é um alfinete.
Maxwell.LeAo 14/02/2024minha estante
Excelente resenha :D

Vi 02/03/2021

Poderia ter sido melhor...
O livro tem uma história até intetessante mas ao mesmo tempo massante.
Não foi um livro em que a leitura me prendeu.
Mas acredito que outros livros do autor possam ser melhores.
A história tem uma "pegada" de mistério mas deixou muito a desejar.

Rebeca Dccv 22/04/2020

Um alfinete novo
Gosto bastante dos livros de Edgar Wallace, que , diferente de Agatha Christie , mantém o leitor um pouco mais perdido sobre as pistas que podem solucionar o caso. Nos escritos de Agatha você tem uma breve ideia do que esta acontecendo, mas Wallace cria uma narrativa em que você se envolve sem entender direito o que esta acontecendo. Ele vai te guiando, sentindo meu perdidoi continuamos lendo até que de repente a trama te agarra, te sacode e da uma reviravolta que te deixa alucinado e sem saber como foi pego dessa forma. Foi assim que me senti ou ler A pista do alfinete novo. No começo pode parecer um pouco devagar mas no clímax faz valer a pena ter lido até o fim.

Andréa 21/05/2012

Mistério dos bons
Na maioria dos livro policial a melhor pista para se descobrir o assassino é sempre descobrir primeiro o "motivo". Como principais supeitos temos uma atriz e um chines, visto várias vezes saindo tarde da noite da casa da vítima, inclusive após o assassinato. Mas Wallace ainda nos apresenta um criado que já teve problemas com a polícia, um antigo sócio que resolve criar caso e dois amigos inseparáveis, um deles sobrinho da vítima e o outro um jornalista que se vê envolvido na trama mais do que gostaria. Mas em uma história onde o crime ocorre em um quarto fechado, não basta saber quem e por que, há de se descobrir como. Para quem gosta de romances policiais se deparar com um crime cometido a portas fechadas é sempre mais instigante e esse é o caso de "A pista do alfinete novo". Fui capaz de descobrir o assassino e o motivo, mas como o crime foi cometido, fiquei devendo.

Fabio Shiva 18/03/2012

O Mistério do Quarto Fechado
Provavelmente todos os autores clássicos de romances policiais sentiram ao menos uma vez a tentação de experimentar seus talentos nesse tema: um crime cometido em um quarto fechado por dentro.

O tema é fascinante porque adiciona novos enigmas ao tradicional whodunit (quem matou): como o crime foi cometido? Como o criminoso conseguiu sair do quarto deixando a porta trancada por dentro?

Não é à toa que tantos escritores famosos tenham sido seduzidos por esse tema, que poderia representar o supra-sumo do jogo intelectual criado para o leitor de romances policiais. Conan Doyle e Agatha Christie, por exemplo. John Dickson Carr chegou a especializar-se em mistérios do quarto fechado. A própria obra inaugural do romance policial, “Os Crimes da Rua Morgue” de Allan Poe, é à sua maneira um mistério do quarto fechado. Eu mesmo não resisti à tentação, e tasquei um crime desses em meu romance “O Sincronicídio”.

Em “A Pista do Alfinete Novo”, a começar pelo título, tudo gira em torno do mistério do quarto fechado. Edgar Wallace, venho confirmando, é o escritor do mote. Suas histórias giram em torno de uma idéia central, que chamei de mote, geralmente algum truque bolado pelo escritor, seja a maneira de cometer um assassinato à distância em “Os Quatro Homens Justos”, ou a forma de desaparecer debaixo dos narizes da polícia em “O Sineiro”, ou mesmo a irresistível tentação de bolar uma solução original para o mistério do quarto fechado, como é o caso do presente livro.

Todo o resto da história é apenas pano de fundo para a cena da dramática revelação do mote (daí esse título que inventei para E.W.), o que é feito com variados graus de habilidade. Quando acerta a mão, Edgar Wallace é uma delícia. Mas mesmo quando a receita desanda um pouco, continua gostoso de ler.

E de quebra, ainda fui surpreendido muito agradavelmente por esse trecho totalmente inusitado:

As igrejas e as seitas, as religiões de todas as espécies, são monopólios. Deus é como a água que surge das montanhas e forma os arroios e os rios. Lá vão os homens recolher a água em garrafas, alguns em detestáveis garrafas, outros em belas garrafas, e depois as vendem dizendo: “Somente esta água aplacará sua sede”. Mas frequentemente acontece que perderam já todas as suas boas propriedades. O senhor pode beber melhor no côncavo das mãos, ajoelhado junto do arroio. Aqui se engarrafa sem reparar em absoluto no conteúdo, mas com meticuloso cuidado quanto à forma do recipiente! Sempre vou ao arroio.

Viva Edgar Wallace!

***

Comunidade Resenhas Literárias

Aproveito para convidar todos a conhecerem a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

HARRY BOSCH 01/04/2011

classico
Este e aquele suspense gostoso,leve e que ao mesmo tempo consegue prender a atencao do leitor,um tipo classico,
Bons tempos....

Mateus 11/04/2010

A Pista do Alfinete Novo conta a história de uma atriz que tem suas jóias roubadas, um chinês que guarda segredos compremetedores e dois amigos inseparáveis, um dos quais é herdeiro de uma grande fortuna. Todos os personagens se juntam numa trama cuja resultado é um crime possivelmente sem solução. Mas um detetive audacioso vai querer encontrar as respostas.
O livro de Edgar Wallace tem excelentes personagens, bons acontecimentos e um ótimo desenrolar. Seus personagens são realmente marcantes, e possui acontecimentos de tirar o fôlego. Um livro policial incrível, que nos faz realmente fazer parte da história. O único ponto negativo do livro é ser previsível demais. Tudo acontece do melhor jeito possível, como nós esperamos. Mas isso não estraga o livro, nem de longe. Recomendo para quem quer um ótimo livro. Vale a pena ler.