Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça

Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça Reni Eddo-Lodge

Resenhas -

cristophxavier 08/01/2024

Ótima leitura e fonte de aprendizado
Adorei o livro. Super recomendo. O livro nos proporciona uma oportuna e essencial forma de ver, reconhecer e combater o racismo.

Carlos Rocha 25/01/2023

Um aprendizado
Adorei a experiência da leitura. A autora nos conta diversas situações que teve que lidar e que mostra como o privilégio branco e prejudicial para a sociedade e como não é papel das pessoas pretas "ensinar" brancos sobre seus privilégios na sociedade.

Algo que gostaria de dizer, no entanto, é que houve alguns momentos em que fiquei um pouco confuso com a forma com que as situações eram contadas, que acredito ser, na verdade, mais um problema de revisão.

Mirele 23/01/2022

Completo e atual
Por incrível que pareça (ou não) nunca havia parado pra pensar em como anda a situação do racismo do Reino Unido. E por incrível que pareça (ou não) a coisa é bem parecida com o que temos aqui, em alguns pontos. Gostei muito do posfácio, ligando o livro com alguns eventos mais atuais, principalmente com a renovação da ultra-direita, casa muito com as coisas que acontecem aqui.

Joao.Gabriel 11/02/2021

Necessário!
Nos tempos de hoje, em que racismo estrutural e o antirracismo medem forças que tomam proporções políticas, culturais e ideológicas, não há como estar de fora da situação e se sentir apto a opinar, seja local de fala ou não. Este é um dos livros que funcionam como ferramenta, mesmo nas suas partes mais polêmicas, a exemplo do capítulo em que questiona a estrutura do feminismo como é visto hoje em dia. Vale muito a pena!

Dabby.Felix 27/12/2020

...
Apesar do contexto ser na Europa, retrata bem como nós negros vivemos no Brasil. No livro a escritora fala desde cotas ate criminalidade, mas pra mim o ponto alto foi quando tratou de forma importante o tema a mulher negra e o feminismo.
Vale a pena ser lido por todos.

Marcus 21/12/2020

Foco da Grã-Bretanha mas podeira trocar o nome por Brasil
O livro é poderoso em mostrar como é difícil e complicado falar sobre raça com quem não sofre com o racismo, principalmente o estrutural. Apesar do livro focar muito no caso da Grã-Bretanha, pode ser traçado um paralelo com o Brasil também, sendo que acredito que aqui nosso problema ainda consegue ser maior pelo volume de nossa população fora da dominância. Um ótimo trabalho de pesquisa e exposição dos fatos.

Japa 10/08/2020

Um leitura necessária
Uma leitura bem importante para que nós brancos possamos compreender melhor as questões do racismo, principalmente nesses tempos que estamos vivendo, onde estamos vendo diversos casos absurdos de racismo no mundo.

Rhânya 10/08/2020

Ainda que não seja um livro puramente teórico, permite que abramos os olhos e fiquemos atentos a fatos e atitudes (seja de conhecidos, de figuras públicas ou as nossas próprias) racistas que permeiam até hoje a tal ?sociedade da igualdade racial? ? discurso muito utilizado para invalidar a discussão racial, enquanto continua ignorando as raízes do preconceito. São apresentadas informações retiradas de jornais, estudos publicados, teóricos ligados às questões de raça, gênero e classe, etc. juntamente a uma explanação didática, demonstrando situações práticas e ocorrências reais.

David 02/08/2020

Um livro incrível e que explica muito bem as questões de racismo dentro das conversas sobre racismo, xenofobia e "racismo reverso".
É triste ver as muitas semelhanças da sociedade brasileira no que se refere ao racismo, mas esse livro põe de forma bem didática todas essas problemáticas. Um livro essencial

lar¡ 16/07/2020

Um livro excelente em que muitos pontos podem ser vistos facilmente no Brasil. Meu único problema foi a tradução, por isso tiro ½ estrela da nota. Há diversas partes em que fiquei confusa e notei palavras fora do lugar ou faltando. Li em formato e-book, então talvez fosse um problema de formatação para livro digital. De qualquer forma, uma revisão resolve o caso. Tirando isso, é uma leitura necessária e importante.

May 15/07/2020

Ótimo livro
É um livro mais que necessário, dá pra sentir o cansaço da autora em ter que discutir algo que afeta ela diretamente, o racismo, mas para que a estrutura modifique a discussão deve estar em todos os lugares, principalmente entre os brancos, principalmente sem culpa ou desculpa, temos que continuar lutando por uma sociedade igualitária. Recomendo demais o livro

Livia.Vasconcelos 18/06/2020

Nem imaginava que fosse ver tanta semelhança no debate a respeito do racismo entre Brasil e o Reino Unido. Do início ao fim é um livro imprescindível mas o capítulo sobre feminismo foi ainda além para mim.

Thainá Almeida 13/06/2020

Um livro perfeito! Reni trata de assuntos relacionados ao racismo na Grã Bretanha, mas os tópicos levantados poderiam ser facilmente aplicáveis ao Brasil. Cirúrgica em cada ponto, a autora levanta o véu da hipocrisia social e explora vários sentimentos que estão presentes em qualquer pessoa, seja qual for sua orientação política. Indispensável para pessoas não-brancas, interessante para brancos que desejam se envolver na luta anti-racista.