Harry Potter and the Sorcerer

Harry Potter and the Sorcerer's Stone J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter and the Sorcerer's Stone

Gustavo Simas 15/01/2018

O Menino que seria conhecido em todo o Mundo
Harry Potter é um garoto conhecido desde seu primeiro ano de idade no Mundo Bruxo. O grande e perverso Bruxo das Trevas, Voldemort (Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Mencionado) foi incapaz de derrotar o pequeno integrante da família Potter.

E, por esmero de J.K. Rowling, também conhecido em todo o canto do nosso Mundo real.

A aventura é interessante para leitores de todas as idades. Rowling estreia na Literatura com sua magnum opus, uma série que evoca espírito de amizade, respeito e esperança. Personagens cativantes e bem caracterizados.

Li o livro em inglês, acompanhado do audiobook narrado por Stephen Fry. Recomendo esta experiência, pois o audiobook engrandece a leitura.

Lauraa Machado 12/11/2017

Eu praticamente cresci com o Harry Potter. Li o primeiro livro quando tinha ainda onze anos (o primeiro, o segundo e o terceiro, aliás). Fui daquelas que assistiu o filme no cinema reclamando de tudo que era diferente do livro (mesmo o filme sendo bastante fiel) e comprei assim que saiu (em VHS, reflita, que veio junto com uma moeda Galeão que tenho até hoje). Ou seja, me tornei fã de Harry Potter ainda muito nova. Li todos os livros a partir do quarto assim que saíram. Mas, mesmo lendo bastante, só li cada livro uma única vez.

Essa era uma das razões para eu querer reler a série inteira agora. Já fazia quinze anos desde que li esse primeiro livro (sim, eu sou velha). Claro que eu lembrava de detalhes da história, mas não de como tinha sido contada. Para ser bem honesta, minha memória é péssima e eu mal lembro de coisas do último livro (e provavelmente só lembro por causa do jogo da LEGO no xbox). Mas isso era uma coisa boa. Eu queria deixar toda essa minha admiração pela série de lado e julgar o livro do jeito mais objetivo possível.

Não foi muito fácil ser objetiva no começo. Primeiro, porque fiz questão de comprar uma edição linda e que eu queria faz tempo. Tudo era lindo. As páginas, as palavras, as primeiras aparições dos personagens. Me peguei pensando em como as pessoas que não têm ideia do que a história fala têm sorte, porque poderão descobrir as cenas devagar, as questionando e ficando intrigadas por revelações que, infelizmente, eu me lembrava bem demais quando estavam para aparecer. Acho que, até o momento em que o Harry conhece o Hagrid, tudo foi perfeito.

Mas eu consegui ser objetiva daí para a frente e consegui ler o livro sem me deixar cegar por duas coisas (primeiro, meu amor já pela série; e segundo, pelo que eu sei que acontece dali para a frente). Quer dizer, a ideia de toda a série é mais do que brilhante, principalmente se você pensar em todos os detalhes dos próximos livros que se conectam com esse. Além do mais, o enredo desse primeiro livro é impecável, com pistas bem escondidas desde o começo, detalhes instigantes, aprendizagens que são retomadas e, principalmente, com uma evolução dos acontecimentos que só melhora. Não tenho nenhuma crítica para isso.

Mas tenho para outras coisas. Primeiro, para algo que eu nunca pensei que iria me incomodar: o próprio Harry. De novo, foi difícil no começo ser objetiva, já que eu já conheço mais da história dele (do passado e do futuro) do que ele conhecia nesse livro. Mas, quando consegui dar uma afastada, um passo atrás para longe de todo esse amor e conhecimento, foi impossível não perceber o quanto a personalidade dele é quase inexistente na maior parte do livro. Senti falta de reações ou impressões ou até pensamentos dele em muitas, muitas cenas mesmo. E o diálogo da parte dele é o mais genérico, mesmo que da parte dos outros personagens já ajude a entender a personalidade deles.

A única outra coisa que me incomodou foi que eu achei o livro muito pequeno. Achei os acontecimentos corridos demais! Toda a parte do dragão, por exemplo, acontece em um capítulo, vinte páginas. Cada parte do problema final (sim, estou me esforçando para não dar spoiler nem em um dos livros mais lidos do mundo) é solucionada rapidamente, fácil demais. Com um pouco mais de detalhe e atenção a cada momento, talvez eles tivessem deixado uma marca maior.

Entendo que esse livro é teoricamente para crianças, então cada um da série vai se desenvolvendo mais e ficando mais profundo (e também que sempre é mais fácil convencer editores a publicarem livros menores primeiro), mas não consigo evitar ficar incomodada por isso, principalmente porque, na minha opinião, ela não precisava ter gastado mais vinte páginas com cada coisa, só mais alguns parágrafos (e, de preferência, com pensamentos, sentimentos ou qualquer interação do Harry). De qualquer jeito, eu estou avaliando como uma pessoa de 26 anos de idade e que já leu muitos livros na vida. Quando li com onze anos, a idade do Harry e provavelmente a que a autora queria que seus leitores tivessem, me apaixonei completamente por tudo do livro. Isso faz diferença!

Essas críticas são basicamente tudo que tenho a dizer! Espero que ninguém me odeie por não ter achado que o livro é perfeito depois de tanto tempo.
beatriz.marina. 20/07/2021minha estante
Acho que quanto mais livros lemos, mais difícil fica se satisfazer com uma história mais superficial. Não é só vc, dps de 10 anos lendo, eu tbm me pego pensando pq raios gostei de uma série ou pq favoritei tal livro kkkk faz parte

Lauraa Machado 20/07/2021minha estante
Para mim, foi uma comparação maior ainda haha foram 15 anos de diferença! Mas acho que se eu relesse hoje, quatro anos depois, acharia um pouco pior ainda, porque a impressão que ficou comigo foi de ser um livro bem raso, superficial. Como o próprio Harry.

Tui 19/12/2016

Melhor livro que eu ja li ate melhor que o filme

Helaina 29/10/2015

Revivendo bons momentos!
O problema de reler um livro é que você já sabe tudo o que vai acontecer certo? Errado! Mesmo que conheça a história toda, sempre tem um detalhe que você não reparou ou não se lembrava. A não ser que sua memória e atenção sejam muito afiadas (as minhas não são) pelo menos você pode reviver uma história que gostou muito.

Nesse primeiro livro conhecemos Harry e seus amigos e um mundo mágico para onde todos gostariam de ir. Se você não gostaria só pode ser trouxa (pessoa não mágica 'alias' muggle). Vemos as amizades se formando e os primeiros desafios surgindo para o pequeno órfão Harry que nem sabe por que é tão famoso.

São apresentados vários personagens, mas quem já leu até o fim sabe que foi só uma pincelada sobre cada um. Eu gostei de todos com destaque nesse livro para Hermione, que sofre um pouquinho no começo, mas logo se enturma, e a professora Minerva McGonagall sempre “like a boss”. Adoro as duas.

Eu recomendo esse livro para pessoas que gostam de histórias aparentemente leves, mas que na verdade são bem profundas e apresentam o amor em sua forma mais sincera. Quem gosta de aventura e fantasia (its real for us) vai estar bem servido também.

Continue lendo a resenha (com spoilers) no blog Mente Hipercriativa! :D

site: http://hipercriativa.blogspot.com.br/2015/09/resenha-harry-potter-e-pedra-filosofal.html

Dani 06/07/2015

Amor define
Harry Potter e A Pedra Filosofal é um livro que me traz muita sensação de nostalgia, de saudades da época em que minhas únicas preocupações eram fazer minhas tarefas da escola e esperar pelo lançamento do próximo livro, e realmente acho que todos deveriam ler essa história, mesmo que já não sejam mais crianças.

Anderson 10/03/2015

Minha viajem de volta a Hogwarts: Harry Poter and the Sorcerer's Stone
Esta é a terceira vez que me aventuro nesta magia. A primeira vez que li o primeiro livro HP foi aos 17 anos, e não tinha gostado nem um pouco. Na minha segunda leitura, eu comecei a abrir mais a mente com relação à obra, dando continuidade à leitura dos próximos livros. Li até o sexto livro, pois, já que eu tinha visto o último filme no cinema, acabei perdendo o interesse de ler "As Relíquias da Morte" - Agora vou dar essa oportunidade a mim mesmo ;) -
Hoje, anos 30 anos, comecei a fazer algo que havia prometido há muito tempo: ler HP em inglês. Assim eu checaria o que muitas pessoas falam: que HP no original é bem melhor do que em português. Realmente é bem mais legal de ler em inglês. A autora tomou bastante cuidado em escolher as palavras, fazendo com que a leitura se torne quase que musical, e isso é algo que se perde na tradução. Sem falar nos nomes dos personagens que foram trocados. Se bem que os nomes não importam tanto, se pararmos pra pensar que Fluffy e Fofo dão na mesma em ambas as línguas.
Dei 4 estrelas ao livro simplesmente pelo fato de que a história poderia ter sido bem mais trabalhada. Os personagens são jogados na história e poderiam ter sido bem melhor construídos do que foram. Nem mesmo Harry é um personagem bem elaborado no primeiro livro. Não me lembro se no decorrer dos livros ele se torna mais trabalhado. Essa minha releitura vai dizer se sim ou não.
De resto, HP é a série que todo mundo deveria ter a oportunidade de ler, pois é um grande exemplo de força, coragem, sabedoria (através dos livros), amizade e amor que todo mundo deveria se aventurar.

Abs,
João 15/03/2015minha estante
Olá Anderson!
Adorei a resenha!
Eu também gostaria de ler na escrita original mas como te falei inglês não é o meu forte ehhe.
E você sabe que eu sou suspeito pra falar dessa série já que eu amo.
Mas sabe o que é pior?
É lendo sua resenha me deu uma vontade imensa de ler tudo de novo ehehe!
Abraço!

@lucasmascarenhas 24/12/2014

"What a year it has been! Hopefully your heads are all a little fuller than they were... you have the whole summer ahead to get them nice and empty before next year starts...." (Albus Dumbledore) 304

Fabio 19/12/2014

I've had all this great adventure again, not all, it is just getting started.

Blog 16/12/2014

Great. An amazing story about a little wizard boy
This was my first book which I have read totally in English... The American version is better than Brazilian version. At least, I have thought when I was reading each page and each adventure. Nothing needs to be said about the writer, she is a perfect writer and everyone knows her talent and ability.

I indicate for everyone who can read in this language.

Rafa 05/04/2014

Mesmo em inglês, a conexão que tive com essas palavras de abertura de HP não puderam deixar de me fazer sorrir e mergulhar, mais uma vez, em todos os sentimentos que ele traz. Mais um livro que faz doer as bochechas.

Essa foi a primeira vez que li no idioma original, em inglês, e ao contrário do The Casual Vacancy (que foi minha primeira tentativa em ler em inglês frustrada), Sorcerer's Stone não é uma leitura difícil. Tem algumas palavras que eu desconhecia, mas que não afetaram nada. Tem muito humor embutido nas palavras desse livro.

Foi ótimo reler. Tinha me esquecido do Pirraça! Minha primeira impressão do Malfoy foi que ele era parecido com o Duda, que não gosto também (na verdade, odiava todos os Dursley). Ri muito com a Sra. Weasley limpando o nariz do Ronny e me diverti, de novo, tentando imaginar o Fofo. Eu não me lembrava mais que "demorava" tanto para a Hermione virar amiga do Harry e do Ronny. Então, na primeira metade do livro, senti a falta dela.

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

Angel's Roses 02/05/2013

Enchanted
Jeez, what a such funny book....

Well I know I'm late to read HP but the point is that I hate to be in the group where people love to saturate everything, so while I was waiting for the big "fever" to pass, I was moking those ones who admitted to love HP, of course it makes part.

I decided to buy the box at once, if I had regreted, it would has been at a loss without pity, fortunately, I loved the first book.

Super funny and full of mysteries by beginning with his uncles meaner than anything, an action worse than the other, poor boy, and the best part was that my brother told me that in the movie he's a quite good to Harry comparing with the book that is 8 or 80, I love when the book has more things that only a few people are able to read and understand it more.

I have not watched the movies,not yet, because I prefer to read first and then watch, I hope to enjoy the other books in the same way that I have did with it.

I Already started to choose my favorites and the ones you always despise at first sight but i'm sure that changes will occur because someone always ends up disappointing you in the other books.

What I liked most were the drawings that appear in each chapter and the little stars =)

Some notes during the reading:
I'm getting so curious, especially with tha guy "You-Know-Who" rsrsrsr. What a crazy family so petty =|

Maria Clara | @mariaclarabruno 18/09/2012

Eu li o primeiro livro da série Harry Potter a dois ou três anos atrás, e acho que muitos de vocês lembram que eu não havia gostado da obra e achado tudo muito chato. Bom, minha opinião mudou drasticamente e eu ainda não sei a quem (ou a quê) devo isso.

Quando eu li este livro pela primeira vez, eu tinha 13 ou 14 anos e achei a obra chata e não havia me prendido em parte alguma. Porém, ao comprar o meu baú (o lindão ♥) e ao poder ler a versão hardcover maravilhosa lançada pela Scholastic, devo ter lido o livro com outros olhos – olhos que tornaram todo seu conteúdo muito melhor.

Na medida com a qual eu ia lendo o livro, eu entendia cada coisa feita por Harry e seus amigos e outras personagens. E acho que foi isso que fez a diferença. Passei a acreditar que é necessário um pouco de maturidade para poder ler alguns livros, pelo menos para mim.

Eu li o primeiro livro da série com a idade do Harry (ou um ano mais velha, eu juro que não lembro) e eu o crucificava a cada página do livro. Devo deixar claro que não o acho o melhor personagem da história, o mérito não é somente dele e ainda acho que Ron e Hermione deveriam receber mais destaque. ♥

Porém, ao pegar o livro agora eu pude entender melhor as personagens. Meu amor pelo Draco apenas cresceu, assim como por outras personagens. E eu tive o prazer de reler um livro e ver como ele é maravilhoso, não é entediante como eu havia achado e tem personagens maravilhosas e muito bem construídas.

As personagens não são tão humanizadas como nas obras de George R. R. Martin, a J. K. procurou fazer do primeiro livro da série uma obra mais infantil, com poucas características fortes em suas personagens. E muitos de vocês (acredito que todos viram os filmes, pelo menos) sabem que isso muda com o decorrer da série.

O exemplar que eu li era a versão britânica e se bem me lembro, ele continha diversas vezes à palavra “thou” e outras coisinhas mais, diferentemente da versão estadunidense da Scholastic, que somente utiliza tais palavras quando Hagrid fala alguma coisa.

Tirando tudo isto, ainda indico a série para todos que quiserem viajar para um mundo completamente novo e poder estudar junto com nossas queridas personagens em uma escola incrível (eu, particularmente, sou uma aluna de Durmstrang e faço parte da casa Concinne/Dracheseith/Stärke (depende do site que você tá lendo ) ♥).

www.coffeesandbooks.com