Na Colônia Penal

Na Colônia Penal Franz Kafka

Resenhas - Na Colônia Penal

Nicole 23/04/2024

Uma proposta interessante e que rende muita reflexão. O livro em si é curto e me parece simples, e talvez por não ser tão familiarizada com o autor não tenha conseguido acessar todas as camadas que ele parece oferecer.

Jean 20/04/2024

Uma reflexão necessária sobre estado totalitário
?Eu seu porque estou te batendo, mas você não precisa saber?

Um relato de como é viver sem acesso aos direitos humanos básicos, principalmente na esfera da persecução penal.

O que você faria se fosse condenado e sentenciado sem mesmo saber a acusação?

Quando vivemos em uma sociedade que flerta com o Fabiano e o totalitarismo, leituras como essa se fazem necessárias para ter um breve vislumbre de como seria se os delírios de certa parte da sociedade se concretizasse.

Este livro deveria ser lido por todos.

A história é curtinha e bem objetiva, cumprindo ao papel que se propõe, nos fazer pensar e refletir, até com um fundo de ironia.

Kafka comprova, mais uma vez, porque é um autor tão consagrado.

Um livro que levarei para a vida!

acdlara 16/04/2024

Livro sucinto, mas denso e potente! A obra retrata uma máquina, existente dentro de uma colônia penal, que possui a finalidade de torturar lentamente os condenados, até que eles estejam rendidos à morte. Ainda, os condenados não possuíam direito de defesa, e nem ao menos sabiam que seriam torturados e executados. O explorador, personagem visitante da colônia, observa a realidade do local, e contempla a maldade e as injustiças sendo normalizadas. Simbolicamente, a história conversa com a ideia do homem como um ser pisoteado pela máquina, podendo ser representada pelo sistema ou Estado, diante de ilegalidades, opressão e abuso de poder. Kafka, com seu tom ?profético?, trouxe tal ideia prevendo o que se seguiria em regimes totalitários. Por fim, o livro também aborda a morte como um espetáculo, uma vez que, cada tortura e execução eram assistidas por múltiplas pessoas que torciam pelo sofrimento humano. A máquina não era vista como uma forma de controle social punitivo, mas como recreação, trazendo mecanismos de espetáculo e clamor pela violência.
O livro serve como uma denúncia, trazendo temáticas vigentes até os dias de hoje, como a perversidade humana e a necessidade de fazer justiça sem o devido processo legal.

lubzwp 23/03/2024

?? Ele não sabe qual é a própria sentença?
? Não ? repetiu o oficial. Parou por um momento, como se exigisse um fundamento mais específico da pergunta do viajante, e, então, disse: ? Seria inútil anunciá-la. Ele a sentirá na carne.?

dodo 18/03/2024

A tortura como uma forma de justiça
Esse é, com toda a certeza, o meu livro favorito do kafka. a forma como ele se expressa é perfeita, a perspectiva errônea de justiça e em como a pessoa acredita firmemente nela. porém de alguma forma ela voltará para você.
e essa edição em específico da antofagica é muito bonita.

alittlejonas 17/03/2024

Não temos dúvida que Kafka era advogado
A obra é curtinha mas o Kafka cria uma ficção bem realística e agonizante sobre sistema penal, abordando, a título de exemplo, o Estado totalitário, pena de morte e tortura, além de expor a atitude de quem aparece como observador de tudo isso. Assim, é mais uma leitura do autor que não saber o que esperar do desenrolar é habitual e o choque acontece mesmo esperando por ele. Não é a minha obra favorita mas aprecio da mesma forma todas elas, recomendo demais!

Luisa 14/03/2024

Talvez eu seja o problema
Acho que eu não consigo me conectar com Kafta.

Li ?A Metamorfose? e não amei, mas foi um livro que me trouxe reflexões e sensações.

Já ?Na Colônia Penal?, não consegui nem me conectar com a história.

Acredito que o ponto central seja como muitas pessoas seguem ordens cegamente de suas autoridades, sem se questionar sobre a credibilidade daquela decisão tomada. Além de mostrar como muitas pessoas não conseguirem questionar o sistema, mesmo que não faça sentido. A aceitação passiva da ?realidade?.

Poderia ser uma história em um livro de contos ou sei lá, não acho que se sustenta como um livro sozinho.

Não curti,
Bjs

Paty Paty 04/03/2024

Kafka sempre atual
Está obra retrata de forma tão pungente e atual, a realidade de tantos sistemas prisionais pelo mundo que chega a ser perturbador. Como pode existir condenação sem julgamento? Como pode existir recuperação do indivíduo, baseando sua correção com tortura? Não é sobre defender ou condenar, é sobre tratar humanamente nossos semelhantes, é sobre dar ao peso sua medida correspondente e sobre transparência, honestidade e equidade. Enfim, uma obra para refletir bastante.

Miguel 02/03/2024

"Na Colônia Penal" foi uma surpresa pra mim. Parei para ler em um dia e fiquei preso de imediato (sem trocadilho). Li numa tacada só, achando o texto muito curioso, pesado, mas sem tomar plena consciência da profundidade. Só quando fui ler os textos de apoio que comecei a pegar a mensagem.

O texto, no qual o personagem principal é o "aparelho peculiar" que executa as sentenças dos prisioneiros, denuncia um sistema judiciário autoritário, com os poderes concentrados todos na mão do "oficial". Vemos como a máquina burocrática sentencia e processa os condenados de forma totalmente alheia a eles. Não existe direito de defesa e aqueles sentenciados nem sequer sabem quais foram suas transgressões.

Tal aparelho burocrático pode ser associado ao sistema de julgamento em governos totalitários, que muitas vezes julgam por crimes arbitrários e sem devidas motivações, além de não abrirem brechas para defesa. Além disso, vemos a burocratização e impessoalidade das condenações, de forma a torná-las "plásticas", o que evidencia até mesmo os sistemas atuais.

Enfim, uma ótima leitura, que pede muitas reflexões e gera diversas discussões. Atual, embora clássica e secular.

Mari 24/02/2024

Bom conto do Kafka, confesso que os personagens não terem nomes as vezes me confundia durante a leitura mas a mensagem principal foi captada

Tatið 23/02/2024

Um conto cheio de metáforas que levam à reflexão quanto a ditadura, poder em excesso na mão de poucos.Uma dura crítica a um sistema punitivo .

Folini 14/02/2024

Resenha "Na colônia penal", por Ana Folini
Essa novela (acredito que seja uma novela), me fez ter vontade de ler O Processo, para conhecer mais da visão do Kafka sobre a justiça, julgamentos e penas.
Falando sobre a obra em si, uma maravilha.
Sempre lembrarei de Na colônia penal quando ouvir a expressão "sentiu na própria pele".

david andriotto 23/01/2024

A Culpa é sempre Indubitável
Indubitável é um adjetivo que significa sem dúvidas, que não possibilita questionamentos ou que há certeza sobre algo. Neste texto a culpa é sempre indubitável. Um só carrasco é responsável pela acusação, pelo julgamento e pela execução da pena que, somente ao final do processo, o acusado conhecerá. Franz Kafka nos presenteia com um texto curto e chocante! Mas nada comparável à sensação aterrorizante de ler Na Colônia Penal há cem anos, quando a obra foi publicada.
Fico feliz pela falsa esperança de confiar em nossas instituições. Apesar de todas as mazelas perceptíveis e desencadeadas pelo sistema capitalista e por todo o autoritarismo que ele produz, temos pouca experiência com esta singular máquina (há controvérsias!). Existe algo mágico em nosso Institucionalismo, mas afinal só podemos sofrer por algo que não entendemos.

Maurício Sento-Sé 17/01/2024

O pântano do gozo humano
É assustador como, em tão poucas páginas, Kafka consegue dar conta de uma miríade de temas. Para além do aspecto jurídico (sobre o qual não tenho vasto repertório), o autor foi capaz de criar uma metáfora (o aparelho) que representasse a sofisticação da crueldade a partir da técnica, a sujeição do indivíduo perante as instituições (afinal, "a pátria nós não podemos perder"), os efeitos da obediência cega às normas, o gozo sádico com o exercício do poder (explícito na imagem erótica de um condenado absolutamente despido sendo deitado numa cama vibratória e penetrado por um aparelho de tortura)...

Enfim! A experiência de ler Kafka nunca é um passeio no parque. É preciso ter estômago e boas condições cardíacas, porque a descrição minuciosa dos eventos é capaz de causar assombro (e/ou gozo) ao mais perverso dos seres. Recomendo muito a leitura!