A Inquilina de Wildfell Hall

A Inquilina de Wildfell Hall Anne Brontë

Resenhas - A moradora de Wildfell Hall

Pandora 30/09/2021

A leitura de “A Inquilina de Wildfell Hall” foi meu segundo encontro com a escrita poderosa da Anne Brontë e esse reencontro não poderia ser melhor. Potente, lucida, sensível, visceral, humana, dotada de uma dignidade capaz de ir além de qualquer expectativa, Anne é genial!
Talvez o melhor livro de 2021, certamente um dos melhores livros da vida, guardião de uma das maiores personalidades femininas que tive a honra de encontrar pelos caminhos. A Helen Grahan, protagonista construída pela Anne Brontë, é genial, dona de si, forte, potente, libertária, dona de seu destino e da narrativa da sua vida, ler a história dela é uma honra, receber ela no santuário de meu imaginário é uma experiencia surreal de tão maravilhosa.
Helen Grahan, protagonista da “A Inquilina de Wildfell Hall” é uma viúva misteriosa que chega em um povoado do interior da Inglaterra com seu filho e uma empregada para ocupar uma mansão quase impossibilitada de ser habitada. Dotada de uma força de caráter única choca a comunidade ao ser capaz de expressar suas opiniões de forma firme, cativa o coração de Gilbert Markham e assim acaba suscitando comentários maliciosos de seus vizinhos. Para evitar maus entendidos entre ela e Gilbert, Helen entrega seu diário a seu vizinho e assim nos da a saber da história aterradora de seu casamento e sobre os tortuosos passos que a levaram a buscar refúgio na solitária e herma Wildfell Hall.
Ainda estou absurdada com a capacidade da Anne Brontë de construir com senso crítico uma trama na qual violência doméstica, assedio, vícios, toxidade da construção da masculinidade, fragilidade da situação feminina numa sociedade patriarcal vem à baila. Numa linguagem límpida e envolve ela denúncia os crimes do patriarcado contra todas as mulheres. É um romance comovente, potente, com nuances sombrias que não se esgota em uma única leitura. Livro sensacional, comovente, com uma protagonista grandiosa capaz de lutar por sua integridade, ir atrás de sua liberdade e conquistar seu final feliz.

Icaro 24/09/2021

Um romance feminista do século XIX
A Inquilina de Wildfell Hall é um livro impressionante. A narrativa se inicia como uma típica comédia de costumes à la Jane Austin, mas o seu decorrer entra em questões mais profundas e complexas, como religiosidade, educação e moral. Helen é, sem dúvidas, a grande heroína da história, símbolo da luta contra a condição de inferioridade vivida pelas mulheres na época.
Anne escreve um manifesto pela emancipação das mulheres, denunciando a natureza controladora e depravada dos homens.

Larissa Guedes de Souza 24/09/2021

A Senhora de Wildfell Hall, da Anne Brontë é simplesmente INCRÍVEL!
No texto de introdução escrito pela tradutora, ela fala de algumas curiosidades, como o fato de uma das responsáveis pelo livro e por Anne não ser tão aclamada quanto as outras Brontë, é a Charlotte! O livro era tão revolucionário para a época, que, após a morte de Anne, Charlotte impediu a reimpressão do romance, pois o considerava um erro da irmã. Por isso, o livro só foi redescoberto e relançado bem depois e mesmo assim muitas edições tinham partes cortadas.
O livro é considerado como o primeiro romance feminista. Não é que a protagonista fale sobre o feminismo, ou fique militando explicitamente. É porque a temática do livro e o desenrolar do enredo mostram a personificação da mulher feminista: forte, decidida, que toma as rédeas da sua vida e que não acha que merece menos da vida por ser mulher, ou que deva tratar seu filho de certa maneira apenas porque ele é homem.
A história começa com a viúva Sra. Helen Graham morando sozinha com seu filho em uma casa velha em uma cidadezinha, o que, claro, vai gerar muita fofoca na cidade. Principalmente por suas atitudes e convicções diferentes, além de seu passado misterioso. Gilbert, um vizinho, se dá muito bem com o filho de Helen e eles se tornam amigos, mas ela não deixa que passe disso. Nós percebemos que ela tem traumas, temos indícios sobre o que é e depois Helen entrega seu diário a Gilbert para que ele lhe entenda. E aí vamos saber a profundidade das feridas dela com o passado em um relacionamento abusivo e vamos ter noção do quanto esta mulher é incrível. Ela aguentou tanto sofrimento, mas conseguiu sair da situação e construir uma nova vida.
O livro é maravilhoso, porque é tão real e, infelizmente, tão atual. E a linguagem é simples e direta, a leitura flui facilmente. Tenho muito mais para falar e, ao mesmo tempo, não tenho mais palavras para tentar convencer vocês a lerem esse livro. Só leiam!
Se quiser ler uma resenha mais completa, acesse o blog Bibliomaníacas!

site: https://bit.ly/Bibliomaniacas

Giovanna1599 23/09/2021

muito muito muito bom, a anne esquecida das irmãs brontë me surpreendeu muito nesse livro, acho que entre jane eyre, o morro dos ventos uivantes e esse, a inquilina é o que tem a linguagem mais fácil de entender, a quantidade de cartas depois se tornou chatinha mas foi um livro muito incrível e uma leitura muito recomendável

_bbrcam 20/09/2021

esse livro consagrou a anne bronte como a minha irmã bronte favorita
se com agnes grey eu já tinha amado sua escrita, esse livro só meu deu certeza. é uma história bem construída, com personagens maravilhosos e MUITA crítica à sociedade da época. a construção aqui baseada na moralidade cristã também está bem presente. um livro que é recente, apesar de ter sido lançado muito tempo atrás.

Karol 19/09/2021

Não sei pq demorei tanto...
Eu li recentemente Agnes Grey e agora lendo esse eu só consigo pensar: Pq a Anne não é tão conhecida como as irmãs? Os livros dela são maravilhosos.
Imagino como esse livro foi recebido na época em que jamais uma mulher poderia fazer metade das coisas que a Helen fez.
Acho meio impossível ler e não fazer uma ligação com o que seria o morro dos ventos uivantes se as escolhas dos personagens tivessem sido outras.
Muito bom, recomendo!!

Barbara.Goes 18/09/2021

A senhora de Wildfell Hall
Um livro maravilhoso, em algumas partes fiquei meio perdida com vários personagens, mas depois me achei e o livro é incrível.

Lia 17/09/2021

Seria Anne a irmã mais bolada da família Brontë?
Apesar do título meio estranho, sim, Anne era a mais "braba" das irmãs (na minha opinião).
Aquela que teve o livro editado, talvez censurado, pela própria irmã teve a capacidade de causar uma revolta absurda na sociedade em que vivia. Quando aborda um tema que com certeza era um disparate, aonde já se viu uma mulher casada fugir do marido e ainda levar o filho deles junto? Divórcio?! Não para Helen (e outras mulheres né?!).
Acho a Helen a mulher mais forte dos livros das Brontë que já li, sua vida não foi fácil. Tem uma puxada religiosa bem profunda, Anne sempre coloca sua criação religiosa em suas personagens. Mulheres de muita fé e esperança.
Queria não ter demorado tanto pra ler, o livro é fluido, a narrativa em certos momentos é angustiante mas o refresco vem no final de forma muito linda e quando tudo parecia desmoronar.
Te amo, Anne. Obrigada por isso.

Anna 11/09/2021

Sensacional!
Que a literatura clássica é de grande estima para mim, vocês já sabem, mas esse livro se tornou um dos meus favoritos. A história da Helen poderia ser a história de milhões de mulheres que passam, ou já passaram por situações como essas. E ao final, podemos crer e ler que todos merecem uma segunda chance. Foi incrível embarcar nessa grandiosa história!

Em breve trarei a resenha no instagram, então se vocês não me seguem, o meu user é @blogleituranna

Letícia 07/09/2021

A Senhora de Wildfell Hall
?A ilusão do amor, as vezes no cega. Mas se deixar cegar completamente, pode ser nossa perdição!

A Senhora de Wildfell Hall - 361 páginas
Anne Bronte - 4|????+??

Sinopse: Gilbert é um homem comum, com uma vida relativamente comum. Mas ela se torna um pouco mais interessante quando se dedica a descobrir os segredos de uma viúva chamada Helen. Uma mulher que pela ilusão do amor, se casou com sua primeira paixão, mas não foi tão feliz quanto esperava.

?Que tapa na cara que é essa história. Tinha me esquecido como as Bronte sabem escrever críticas, e como escrevem. A Anne foi muito direta nesse livro, sobre o que queria criticar.

?Apesar de ser um clássico é muito fluido, e tão atual que me fez sentir parte da história com as personagens. É tão atemporal, que é impossível não se apaixonar.

?Não dei 5 estrelas, porque os primeiros 35% e os últimos 15% foram confusos porque tem muitos personagens e mudanças de tempo e narradores. Mas eu amei e é favorito direto.

?Que saudades que eu tava de um bom romance clássico que dá prazer e um tapa na cara ao mesmo tempo!

Eli.Nascim7 03/09/2021

Anne Brontë sabe ser única
Das três irmãs, a Anne tem a escrita mais simples de escrever e ao mesmo tempo a leitura é tão gostosa e imersiva que é difícil largar, esse livro deveria ser tão famoso como o das suas irmãs. A história do livro parece tão atual pelo fato de que a protagonista luta tanto por seus direitos e de seu filho numa época tão machista e o suspense no final quase me fez desistir do livro mas foi simplesmente sensacional essa cartada da Anne de enganar o leitor.

Nanda Carvalho 02/09/2021

To com o coração quentinho!
Primeira pergunta que me faço é porque esse livro não é tão comentado quanto os de Charlote e Emily? Anne e a irmã Brontë esquecida e injustamente.
Essa história mexeu muito comigo não por causa do romance em si o que se desenrola muito bem mas em questão das personalidades dos personagens. São tão reais e verdadeiros e foge dos padrões dos romances escrito na época( o que minha experiência ainda e vasta). Helen é uma mulher como outra começa com expectativas e sonhos em se casar com quem ama e ser feliz mas as coisas não acontecem como ela sonhava. Um casamento horrível com um homem mais horrível ainda, nunca senti tanta raiva de um personagem como senti de Arthur. Em compensação o nosso mocinho Gilbert não começa muito bem mas no decorrer da história ele vai vendo que tem que olhar além das aparências e da fofoca que nessa história tem pra dar e vender.
Anne Brontë foi muito corajosa em escrever um livro que retrata como os casamentos da época eram e faz críticas ao comportamento masculino, a submissão das mulheres e até na criação diferenciada entre meninos e meninas.
Indico fortemente. Leiam e enalteçam Anne Brontë pois ela merece.

ELCi 22/08/2021

A inquilina
Um livro com temas importantes, como educação, família, resiliência, amizade e diferenças nas relações de classes. Papel feminino forte para época. Uma história maravilhosa.??

NARA DIAS 22/08/2021

Lindamente triste!
Helen Graham - A jovem viúva ocupa alguns cômodos da decadente Wildfell Hall e como todo povoado pacato, os moradores passam a querer descobrir cada detalhe de sua vida anterior.

Porém Helen carrega um pesado fardo e por isso tenta apenas viver em paz, se relacionando o mínimo possível com seus vizinhos e pintando seus quadros.

Gilbert Markham - Um jovem de 24 anos, filho mais velho, cuida dos negócios agrícolas da família. Com a chegada da jovem viúva, vê o encantamento que sente pela filha do reverendo se esvair dia após dia e seu interesse por Helen aumentar.

Um clássico escrito pela mais novas das irmãs Bronte, nunca ouvi ninguém falar sobre ele...

Uma história INTENSA, cheia de reviravoltas agonizantes.

Por que esse livro não é muito comentado? Por ser um calhamaço? Ou por até pouco tempo atrás não ter sido publicado na íntegra, tendo várias de suas partes cortadas?

Durante a leitura sofri demais tentando imaginar quais rumos a história tomaria e se o final seria ou não feliz.

Ler esse enredo é sofrer com as mulheres que eram submissas em casamentos a maior parte das vezes desastrosos, não falando mal de seus cônjuges nem para suas melhores amigas, não podendo deixá-los e tendo que suportar seus vícios e sua degradação moral.

A construção da narrativa foi muito criativa: Temos o Gilbert escrevendo para seu amigo/cunhado Halford, então a visão do livro todo é masculina. Porém, na parte II passamos a acompanhar o diário da Sra. Graham, que é como se Gilbert estivesse expondo por meio de cartas esse diário ao amigo.

Conforme vamos entendendo os mistérios dessa inquilina e a personalidade e falta de ação de Gilbert em momentos cruciais, mais somos envolvidos nesse doloroso livro.

Se tiver oportunidade de ler, leia!

Se quiser um romance de época que mexa com seus nervos leia!

No final terá sua recompensa!

site: https://www.instagram.com/quelivrotalendo/

Rafa Gomide 17/08/2021

A Inquilina De Wildfell Hall é dividida entre a narrativa do Gilbert e o diário de Helen. A parte do Gilbert achei muito boa, dinâmica e me deixou curiosa. Já a parte de Helen, é mais lenta, descritiva e cansativa, apesar de apresentar uma evolução muito grande da personagem. Juntando as duas partes, o livro se torna uma obra incrível, com uma personagem feminina arrebatadora.