A Inquilina de Wildfell Hall

A Inquilina de Wildfell Hall Anne Brontë

Resenhas - A moradora de Wildfell Hall

Isabela Di Ãngelo 16/08/2021

Anne Brontë ?? Você também é maravilhosa!!!!
Eu adorei esse livro !!!! Acho incrível a força da protagonista. Na minha cabeça, o irmão dela, inspirou bastante " o vilão do livro".
Os diálogos desse livro são sensacionais!!!! Dá vontade de ter conversas assim hahahaha
Vale a pena ler. E perceber, em cada palavra. A genialidade, desta autora.
PS resenha dedicada a Beatriz ?????
Bea 16/08/2021minha estante
Oooowwwn ameeei, já super quero ler.. obrigada ?

Isabela Di Ãngelo 16/08/2021minha estante
Você que é um amor ?

Tati.Tatiana 14/08/2021

Livro incrível!
Mais um livro das irmãs Brontë. Amei a escrita da Anne, ela é mais objetiva e direta do que a Charlotte.
Em a Inquilina vamos conhecer a história de Hellen. Que chega para morar na mansão de Wildefell Hall e provoca os mais diversos burburinhos.
Nessa localidade ela estabelece uma amizade com jovem Gilbert. Com o passar do tempo ele começa a sentir uma atração por ela. Quando ele lhe revela seus sentimentos, Hellen promete contar seus segredos e os motivos deles não poderem ficar juntos.
Assim que descobrimos a verdade, vemos que ela não teve uma vida fácil. Vítima de um marido violento e alcoolatra ela fez de tudo que podia para livrar o filho do mesmo destino do pai.
No decorrer da leitura temos um misto de sentimentos. No início tive muita curiosidade sobre quem era essa Inquilina e quais são seus segredos. Quando descobrimos pelo que ela passou o sentimento que me tomou foi a raiva por aquele marido odioso, raiva pela calma e complacência dela em diversos momentos.
É um romance que quebra paradigmas, nos mostra a realidade de muitas mulheres até hoje.

@umaleituraenadamais 03/08/2021

Uma Mulher Determinada
Uma história como poucas que já vi em livros clássicos, escrito por uma autora que viveu exatamente naquela época. A visão da vida cotidiana das famílias que Anne Bronte nos mostra como eram as moças que se iludiam por rapazes bonitos e muito ricos, mas quando a realidade do casamento batia a sua porta era somente dor e tristeza. O livro começa com Helen Graham vivendo em Wildfell Hall com seu filho Arthur e sua acompanhante Rachel. Todos a viam como uma mulher viúva e muito séria apesar de ainda muito jovem. Helen chama a atenção do jovem Gilbert Markham que depois de conhece-la não consegue mais se afastar dela, até o dia que, por várias vezes que Helen tentou afastá-lo de se, entregou seu diário a ele revelando tudo da sua vida.
Helen Graham na verdade é a senhora Helen Huntingdon esposa do senhor Arthur Huntingdon, mas que se afastou dele porque não tolerava as traições, bebedeiras e prezava pela educação do filho, com somente cinco anos de idade, que estava sendo influenciado pelo pai. Ela é humilhada pelo marido tendo que vê ele trazer a amante para dentro de casa, mas o que mais doía nela era ele estragar seu querido filho que era ainda tão jovem. Helen se mostra uma mulher forte e determinada quando não aceita aquele casamento. Vendo que seu marido não vai iria aceitar a separação amigavelmente, ela planeja fugir e viver longe dele e de toda aquela humilhação.
A história é fascinante porque Anne Bronte nos dá a visão de dois casamentos e de duas mulheres, Helen a nossa protagonista e Milicent Hattersley que era submissa ao seu marido a tal modo de sofrer violência física, mas em contra ponto temos Helen que mostrou ter coragem de enfrentar não só seu marido como todos os homens que tentaram humilhá-la.
Esse livro ultrapassou o tempo e fala com mulheres atuais tão forte quanto na época em que foi escrito.
Favoritado e recomendando.

Gois 02/08/2021

Feminismo e Independência há 2 séculos atrás.
Livro menos conhecido das irmãs Bronte e que mantém o estilo geral meio sombrio. Um bom livro, uma história envolvente, conta da posição e dificuldades da mulher na época e provavelmente muito mais real do que a maioria das histórias contadas nessa época. Com homens e mulheres reais e não super cavalheiros ou princesas. Em alguns momentos do livro o ritmo fica um pouco lento demais e o tema religioso demais... mas vale a leitura. Toca em temas legais como amor, independência, afeição, feminismo. Na minha exclusiva opinião, acho o "menos bom" dos livros das irmãs Bronte, mas não tira o mérito da leitura.

Pam 01/08/2021

Corajoso, envolvente e assustadoramente atual.
As últimas palavras de Anne Brontë foram para sua irmã Charlotte "Coragem, Charlotte!" e em A Senhora de Wildfell Hall, publicado em 1848, vemos toda a coragem da Anne. Esse livro é uma obra que aborda diversos tabus e denuncia vários costumes e atitudes problemáticas da época, principalmente em relação ao machismo. Tudo foi relatado de forma tão crua e forte que o livro quase deixou de ser publicado após a morte da Anne, e só voltou a ser vendido numa versão censurada pela própria Charlotte Brontë. Hoje eu digo que isso provavelmente foi o que dificultou a fama da obra ao mesmo nível de outros livros das irmãs, porque é provavelmente o melhor: mais maduro, realista e belíssimo. Li a versão integral do livro e fiquei impressionada com a bravura da Anne de expor tantos problemas na classe alta inglesa sem floreios nem desculpas.

Acompanhamos no livro a chegada de uma mulher misteriosa numa pequena vila no interior da Inglaterra, a Helen. Helen acaba se envolvendo romanticamente com Gilbert, mas o amor entre eles é complexo devido ao passado conturbado da Helen. Já de cara, numa das primeiras cenas da Helen na vila, temos um diálogo fenomenal dela defendendo que meninos e meninas deveriam ser criados igualmente: meninas não são mais sensíveis nem meninos mais brutos. No livro outros personagens acham isso escandaloso, e creio que na época a recepção deve ter sido a mesma. Acho curioso ver que isso perdura até hoje, um livro publicado há quase 200 anos atrás traz questões sobre educação de crianças que até hoje estamos lutando para desconstruir.

Quando passamos a desvendar o passado da Helen, as denúncias ficam mais fortes. A Anne relata perfeitamente um casamento abusivo, com direito a (novamente) assuntos que até hoje vemos e precisamos ter cuidado: ciúmes extremo da parceira, possessividade, destruição de pertences dela, gaslight, marido inventando ofensas sobre a esposa para inferioriza-la, hipocrisia, falta de carinho com filhos, masculinidade tóxica, etc. Eu amei a abordagem da Anne porque ela deixa claro que são coisas ruins e que não tem desculpa, a esposa que sofre na mão do marido sabe que não é culpa dela e que ela é uma vítima, mas está presa porque ela vive numa época em que a mulher é praticamente uma propriedade do marido, assim como seus filhos. Imaginem relatar isso sobre um casal da alta sociedade inglesa no século XIX? Aí entendemos mais ainda a censura. Além disso, Anne aborda outras problemáticas, como o alcoolismo, a hipocrisia de membros da Igreja, dentre outros.

Sabemos que em casamentos abusivos muitas mulheres passam a se sentir culpadas pelas atitudes do marido porque caem em manipulações dele (e a culpa não é delas, isso infelizmente acontece), mas aqui a Anne retratou uma mulher forte, sensata e que pensa sempre de forma racional. Tudo a ponto de reconhecer o verdadeiro culpado e as razões deturpadas que o levaram a fazer isso. Eu achei muito bonito e corajoso ver uma história assim, porque imagino que tenha dado muita força para mulheres leitoras que viviam em situações parecidas, e muitas vivem até hoje.

O romance entre a Helen e o Gilbert também é construído de forma muito bonita, eu gostei de ver como eles acima de tudo eram grandes amigos. O único ponto do livro pra mim é que ele é bem descritivo, quem não gosta disso talvez se incomode, ainda mais no começo que tem bastante disso, mas em seguida passa. A história é muito envolvente e fluida, o que ajuda. Além disso, temos vários mistérios, que me cativaram muito.

Ler um livro publicado em 1848 escrito e narrado por uma mulher expondo um casamento abusivo é algo admirável, Anne Brontë ganhou meu eterno respeito. Personagens realistas, incríveis e dinâmicas muito bem construídas. Já nos primeiros capítulos se tornou um dos meus livros favoritos da vida, sem dúvida.

Fe 14/07/2021

Inquietante
Honestamente, esse livro superou as minhas melhores expectativas. Gostei muito da história, que foi considerada escandalosa na época, mas hoje assume um tom mais cotidiano e corriqueiro. Meu envolvimento com os personagens foi tanto que ansiei pelo final feliz e torço pela saúde e felicidade dos protagonistas. Adorei a forma como o texto foi conduzido e gostei de ver os dois narradores dessa história, entretanto tenho algumas ressalvas acerca da duração do livro, que em alguns trechos se extende de forma cansativa e enfadonha. Sua relevância é indiscutível, apesar das situações todas como controversas. Não posso recomendar esse livro o bastante, indico para todos os leitores de romance de época.

Bruna.Seno 12/07/2021

Helen Graham; um alerta para mulheres de todas as épocas
Estou simplesmente encantada com esse livro. A estória é maravilhosa, a trama muito bem desenvolvida , os personagens complexos e bem construídos, Anne bronte não tem medo de nós contar sem pressa essa o desenrolar dos fatos. Escrito à 180 anos atrás esse livro continua sendo um aalerta sobre relacionamentos abusivos, ainda hoje, as mulheres deveriam ler, e se inspirar na sra Graham, em tudo. Outro ponto forte desse livro pra mim, são os personagens secundários, são bem construídos, e tem estórias tão lindas, fortes e tristes quanto a principal.

Maria Erenita 10/07/2021

A força dos princípios
Uma mulher forte e de princípios, os quais a levaram a uma vida de muitos sofrimentos. Sempre acreditando que há consequências para todas as escolhas que fazemos e assim, nos conformamos com o acontecimentos, nunca deixando de acreditar que dias melhores virão. De todas as obras das irmãs Brontë que tive o privilégio de ler, este se tornou, por enquanto no n° 1! Agora vou iniciar a leitura de "Shirley" de Charlote Brontë.

Bah 09/07/2021

Gênios Brontë ??
Quando eu acho que sei muito sobre algo vem o brilhantismo dessa mulher e me desconcerta ! Ela era conservadora , porém sensata. Sua mente estava acima das convenções sociais de sua época, sabia o seu lugar sem cometer nenhuma descrepância. Difícil resenhar sem me confundir com a personagem e a autora . De todos os livros que eu li das três autoras esse sem dúvidas foi o que mais me chamou a atenção , a Senhora de Wildfell Hall não perde em qualidade para O Morro dos ventos uivantes, e nem mesmo para o aclamado Jane Eyre. Excelente, recomendo ??

Iza 28/06/2021

Que livro!!!
Que livro, meus amigos, Que livro! Vou panfletar assim como panfleto Jane Eyre. Helen Graham é uma protagonista forte e determinada. Suporta muita coisa com o imprestável do marido até que toma coragem para se libertar dele. Super Indico essa leitura!

Mari Mascarenhas 23/06/2021

Livro interessantíssimo. Uma história que deixou a leitora ansiosa pelos desdobramentos seguintes. Ler com atenção o prefácio à segunda edição também é importante para perceber os desafios enfrentados pela autora na época em que a obra foi publicada.

Raquel 23/06/2021

Anne é a menos famosa das irmãs Brontë, de forma totalmente injusta, conforme pude constatar após ler esse romance. Pelo que consta, ela foi considerada a irmã menos talentosa devido ao escândalo causado por esse livro na época em que foi lançado, a ponto da própria Charlotte Brontë, que sobreviveu às duas irmãs, ter impedido a sua reedição. Contudo, a leitura dessa magnífica obra me levou a crer que a polêmica em torno dela foi fruto apenas do falso moralismo reinante na época.
✔Mas o que há de tão escandaloso em A Senhora de Wildfell Hall? Trata-se da história de Helen, uma mulher casada que decide fugir com seu filho para livrá-lo da má influência de seu marido, Arthur Huntingdon, um homem que não a trata com o devido respeito. Ao se mudar para uma localidade onde ninguém a conhece, assume a identidade de Sra. Granham, uma humilde pintora e viúva, despertando a curiosidade dos vizinhos e a paixão de um deles, o jovem Gilbert Markham. Entretanto, logo surgem especulações sobre seu passado e suas relações com o seu senhorio, o Sr. Lawrence, deixando Gilbert confuso e em busca por respostas. A essa altura, por corresponder aos sentimentos de Gilbert, Helen lhe entrega o seu diário, que contém toda a explicação sobre a sua vida pregressa e os motivos que a levaram a se mudar para Wildfell Hall.
✔É compreensível que A Senhora de Wildfell Hall tenha causado tanta polêmica na época em que foi lançado. Afinal, trata-se da história de uma mulher que, cansada de ser humilhada e ignorada pelo marido, decide tomar as rédeas da própria vida. No próprio romance, há uma passagem sugerindo que esse era um posicionamento inaceitável, através das palavras de um dos personagens, um vigário, que condena a fuga de Helen afirmando que a única justificativa para uma esposa deixar seu marido seria agressão física grave. De fato, Helen não é agredida fisicamente, mas sofre abusos psicológicos de um marido boêmio, alcoólatra e infiel. ✔Temendo que seu filho siga os passos do pai, Helen resolve fugir para manter o menino longe desse tipo de influência.
Há algumas passagens do livro em que me irritei um pouco com a passividade de Helen, mas precisamos compreender que se trata de uma história desenvolvida em meio à sociedade inglesa do século XIX. Então, dentro desse contexto, é admirável a coragem da heroína em se recusar a continuar sendo desrespeitada pelo marido e escolher seguir sua vida em um lugar distante, mesmo sem conforto e tendo que viver do próprio trabalho.
Há várias passagens do livro em que personagens femininas refletem sobre o seu lugar na sociedade e a posição de desvantagem que as mulheres estavam em relação aos homens. Vou deixar alguns desses trechos nos stories.
✔Também deve ter causado escândalo o fato de Helen flertar com outro homem ainda estando casada, mesmo sem consumar o romance. Embora seja um pouco apático em alguns momentos, Gilbert Markham é um fofo. Inclusive, vemos aqui um perfil masculino bem diferente do predominante nas obras das irmãs Brontë e da quase totalidade dos personagens de A senhora de Wildfell Hall, geralmente homens brutos e insensíveis. Diferente deles, Gilbert luta para dissolver em Helen o trauma de relacionamentos amorosos. Shippei demais esse casal ❤
✔Enfim, recomendo fortemente A Senhora de Wildfell Hall. Me encantei tanto com esse livro que li duas vezes seguidas, mesmo tendo mais de 500 páginas 😆 Dou mil estrelas para essa obra fenomenal.

site: https://www.instagram.com/p/CEJbqvhDkaO/

Bia 16/06/2021

Polêmico e encantador
Eu amei a história, cheia de reviravoltas, e imaginar na época que foi escrito com certeza causou muito escândalo e é incrível como essa história ainda se retrata nos dias de hoje, um leitura que me causou muita reflexão, com toda a certeza 5 estrelas!!!