David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

@quixotandocomadani 20/07/2023

David Copperfield foi meu primeiro Dickens! E apesar das mais de mil páginas, se pudesse virava madrugadas lendo de tão boa que é a narrativa. Consegui imaginar as características das personagens um por um, me apegar demais a alguns e a odiar o Sr. Murdstone.

O livro, publicado em 1850, tem traços autobiográficos ao descrever a desumanidade do trabalho infantil e a prisão dos inadimplentes. Dickens simpatiza com os pobres e defende que na maioria das vezes, suas aflições resultam mais da injustiça da sociedade do que de suas próprias falhas. E que apesar do meio, que pode aflorar o pior lado do ser humano, o desafio é não deixar as dificuldades nos guiar. É o que podemos ver claramente nos personagens de Micawber e Uriah Heep, ambos nasceram no mesmo meio, fizeram suas escolhas e tiveram suas oportunidades...cada um colheu o que plantou.

Parece que Dickens dá a entender que o ser humano tem o bom e o mal dentro de si, o meio em que vivemos nos empurrando para um lado e cabe a cada um traçar o seu caminho. Que riqueza, poder e carisma são qualidades mais propensas a corromper do que melhorar o caráter de uma pessoa, Steerforth e sua mãe são a prova disso.

Amei todas as personagens femininas! Emily lutando com a sua culpa, Martha dando o melhor de si para fazer o bem, Anne Strong com seu amor e dedicação, a inocente e doce Dora, Sra. Peggotty com sua força e amizade, Agnes com sua luz, paciência e coragem. Por último, Betsey Trotwood, minha preferida: sábia, autêntica, mesmo com seus defeitos sabe enxergar o melhor das pessoas!

Aliado a tudo isso, ainda conhecemos a vida de David, desde o seu nascimento, infância, primeiros amores, casamento, o suor e a dedicação para conseguir seu próprio sustento e como ele vai amadurendo seus pensamentos, atitudes e sentimentos.

Enfim, críticas sociais e a natureza humana todas nesses núcleos de personagens que me encantaram.

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/
Diego Rodrigues 20/07/2023minha estante
Muito boa sua resenha ??????
Se tudo der certo, leio esse ano!!

@quixotandocomadani 20/07/2023minha estante
Obrigada! ? Ebaaa, vc nem vai sentir passar essas mil páginas!

Cath 15/07/2023

Foi um prazer te conhecer, Davy
Passei os últimos 3 meses na companhia de David Copperfield. Meu primeiro contato com Dickens.

Há muito o que se falar sobre este livro (afinal são mais de mil páginas) mas meu intuito não é fazer uma resenha. Se você tem interesse, não se sinta intimidado pelo tamanho e aproveite esse clássico incrível.

Mi_ 14/07/2023

Em poucas palavras?hors-concours?, é tudo aquilo que é excepcional ou extraordinário e assim é ? David Copperfield?. Que livro grandioso!
Um calhamaço digno dos méritos que tem, não à toa foi a obra preferida do próprio autor.
Personagens bem construídos e com um final digno para cada um. Impossível esquecê-los!
Nas páginas finais, sentia como se estivesse me despedindo de um grande amigo em que acompanhei do nascimento aos prazeres e dificuldades da vida.
Dickens é um gênio e de uma sensibilidade incrível, esta foi mais uma obra do autor favorita para a vida.
Rafaela.Moura 14/07/2023minha estante
Tava em dúvida se comprava o livro. Ainda não li nada do Dickens, acho que vou começar por esse.

Mi_ 14/07/2023minha estante
Você não vai se arrepender! É emocionante! Se gostar te indico também ? Grandes Esperanças?, do mesmo autor, é o meu livro favorito da vida.
Gostei tanto que ano passado dei ele de presente para pessoas queridas. ?

Aylana Almeida 10/07/2023

Dickens segue não errando!
Impressionante como Dickens consegue nos envolver com sua escrita! A leveza, a fluidez e a forma de construir seus personagens realmente são incomparáveis! Mais uma obra lida desse grande autor da literatura mundial que eu só amo mais a cada obra lida ??

Débora 08/07/2023

Que jornada!
Demorei muitos meses nesa leitura, mas foi uma jornada encantadora. A vida do David Copperfield foi cheia de altos e baixos, mas sempre esperançosa. A tia Betsie foi a melhor personagem! Apesar de o David nem sempre tomar decisões que me deixaram feliz, no final deu tudo certo hahaha e que final de novela!

@fernandathomazi 08/07/2023

Que prazer acompanhar a vida de David em todas as suas fases
Só eu fiquei esperando que ele ia se tornar mágico em algum momento? Que bela confusão que eu fiz. Porém, o resultado foi incrível, não imaginei que um livro de 1312 páginas iria me prender tanto!
Nesse livro acompanhamos toda a construção do personagem, desde o seu nascimento, uma infância de maus tratos, mas com reviravoltas. Acompanhamos também o primeiro amor, casamento e em diversos momentos da vida do personagem principal, vivemos também o luto.
Charles Dickens em toda sua mestria conseguiu fechar a história dando um final para cada personagem, ninguém foi desmerecido.
E cada um na sua singularidade, cativou meu coração.
Com certeza esse clássico entrou pra lista de favoritos ??

Biafort.Meireles 04/07/2023

Novela
David nasce logo após o pai falecer. Sem pai, é recebido e criado pela mãe e pela sra Pegotty. Ele recebe todo amor delas até o momento que a mãe resolve se casar novamente. Sua vida sofre uma reviravolta. É um menino que a gente se afeiçoa, torce para que supere os desafios e fica imaginando que tipo de homem irá se tornar. É uma história da vida desse menino que, até virar homem, a gente acompanha tudo. Levei um mês para ler o livro, sem vontade de desistir, mas também sem vontade de engolir, li num ritmo lento, diário e contínuo. Durante sua história de vida, David me fez admirá-lo, gostei dele como um filho, preocupada com suas amizades, seus amores, seu futuro. Em adição, outros personagens têm papéis importantes, intrigantes. Me deu curiosidade de saber o que iria acontecer com todos eles também. O autor não deixou pontas soltas. Me surpreendi com vários romances, de época, com diferentes desfechos. Bem completa a história, como uma novela.

uaidessa 04/07/2023

A vida como ela é
Uau. Só isso a dizer dessa história quem que acompanhamos a vida inteira de Copperfield.
Fantástico como Dickens conseguiu representar toa bem cada fase da vid se como foi mudando a narrativa de acordo com o passar do tempo. E esse monte de personagem tão bem descritos? Afinal a vida é assim, muito passam por ela, nem todos mantemos contatos, nem todos nós fazem bem, mas todos deixam uma lição a ser aprendida.
Quase 1000 páginas de uma história de aventura, romance, drama e comédia.
Preciso dizer que meu coração ficou quentinho por ele terminar com quem deveria ter ficado desde o princípio.

carlanagy 18/06/2023

Um clássico incrível
A tamanho do livro pode assustar um pouco mas a história impressionante e muito cativante, uma leitura incrível. A leitura é fluida e os personagens tão bem construídos que é fácil se apegar a eles (a tia do personagem principal é a minha favorita). É daqueles livros que deixam o leitor emocionado, triste, indignado, feliz, intrigado e etc Uma grande novela cheia de reviravoltas, uma obra completa e cheio de subtramas impressionantes, não tem como não tirar o chapéu para a criatividade do autor e sua capacidade de amarrar os vários personagens nos vários pontos da história. Recomendo demais esse livro a todos.

Marcos606 08/06/2023

David Copperfield sempre esteve entre os romances mais populares de Dickens e era seu "filho favorito". A obra é semi autobiográfica e, embora o personagem título difira de seu criador em muitos aspectos, Dickens relatou experiências pessoais iniciais que significaram muito para ele - seu trabalho em uma fábrica, sua escolaridade e leitura e (mais superficialmente) sua saída de jornalista de relatórios parlamentares para escritor de romances bem-sucedidos.

A história é contada na primeira pessoa por um David Copperfield de meia-idade, que está olhando para trás em sua vida. David nasce em Blunderstone, Suffolk, seis meses após a morte de seu pai, e é criado por sua mãe e sua dedicada governanta, Clara Peggotty. Quando criança, ele passa alguns dias com Peggotty na casa de seu irmão, o Sr. Peggotty, em Yarmouth, que o Sr. Peggotty divide com Ham e Emily, seu sobrinho e sobrinha órfãos, respectivamente. Quando a visita termina, David descobre que sua mãe se casou com o cruel e controlador Sr. Edward Murdstone.

Uma exploração complexa do desenvolvimento psicológico, David Copperfield - um favorito de Sigmund Freud - consegue combinar elementos de conto de fadas com a forma aberta do romance de formação. A infância idílica da criança sem pai é abruptamente abalada pela “firmeza” patriarcal de seu padrasto, o Sr. Murdstone. O sofrimento de David é traçado em seus primeiros anos, seu casamento com sua "esposa-filha", Dora, e sua assunção de uma identidade madura de classe média quando ele finalmente aprende a domar seu "coração indisciplinado". A narrativa evoca o ato da rememoração enquanto investiga a natureza da própria memória.

Grace 06/06/2023

David Copperfield
Acompanhar David em sua jornada foi uma das melhores experiências da minha vida. Dickens é um escritor maravilhoso e conta suas histórias com maestria. Não consigo pôr em um único post e em palavras o que eu senti enquanto lia essa obra. QUE OBRA!

Dickens, um dos meus favoritos! ??

stay4channie 04/06/2023

Retrato de uma vida
Um livro para ser lido ao menos uma vez na vida. É uma experiência totalmente diferente de outras, uma leitura que parece fofoca, diário, conto da vizinhança... Nem por isso perde o brilho ou o interesse, pelo contrário, te faz ficar conectado com os personagens, principalmente com David, corajoso e cheio de vida. Passamos por dificuldades, tristezas, perdas, alegrias e surpresas juntos, como se as vivêssemos, diretamente. Algumas referências daqui você leva para a vida... Por isso, digo, tentem ler David Copperfield!

Sther 30/05/2023

Este livro me acompanhou durante 4 meses , não é recheado de reviravoltas e grandes acontecimentos,mas é uma leitura muito deliciosa, o David é um personagem ingênuo que nessa caminhada encontra tantos personagens memoráveis com diferentes propósitos que é impossível não se apegar a eles . É pra ser degustado aos poucos ,difícil desapegar ,mas é preciso conhecer outras histórias, mas David Copperfield garantiu um espaço em meu coração. O capítulo " ausência" me deixou no chão.