David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

Alana N. 20/01/2022

"Falamos da tirania das palavras, mas gostamos de tiranizá-las também; gostamos de ter um grande suprimento supérfluo de palavras á espera em grandes ocasiões; achamos que parece importante, que soa bem."
“David Copperfield” foi um livro que me fisgou desde o começo, mas que não me despertou aquela vontade de terminar rápido. (Eu queria ficar e ficar na leitura o quanto pudesse.)
Com certeza dá para entender o porquê de esse ser o “filho favorito” do autor, já que é um livro completo, com personagens complexos, situações realistas e um ritmo narrativo que envolve o leitor. Você começa a se ver intimo dos personagens e verdadeiramente se importando com eles. (Ou os odiando.)
Sei que soa arrogante, mas posso jurar que não senti as mil e tantas páginas passando, porque esse é o tipo de livro que você não se importa em ser enorme, porque você não quer que ele acabe. Você quer saber mais e ter mais desses personagens que se tornam tão conhecidos.
Sem falar que não é só uma leitura, é uma experiencia. Você ri, chora, gosta, desgosta, torce, sofre... Enfim, você experimenta de tudo e quando termina sente aquela sensação de ter ficado órfão.
Eu simplesmente amei ler esse livro e acredito que vá ser um daqueles que em qualquer momento desses eu pegue para reler. Tenho certeza que vai ser uma leitura tão boa quanto a original.
Com certeza encontrei nessas páginas personagens que vão ficar comigo por muito tempo. A tia do David, a srta. Trotwood, e o sr. Dick entraram, sem dúvida nenhuma, para a lista dos meus personagens amorzinhos. Se eu pudesse, os guardaria em um potinho para sempre. E a sra. Gummidge, de quem comecei desgostando demais, acabou destroçando meu pobre coração a ponto de que não consigo lembrar dela sem sentir vontade de chorar. Sério.
Enfim, posso dizer, do fundo do meu coração, que é uma leitura que indico MUITO, MUITO MESMO. Se você tem receio de ser difícil, de ser uma escrita rebuscada ou qualquer coisa do tipo, esqueça e embarque de cabeça na leitura, vai valer cada minuto. Fica mais essa FORTÍSSIMA indicação.
(Adendo: Assisti a adaptação da HBO e... Não desgostei, mas achei que existem muitos buracos. Não sei se alguém que não tenha lido o livro vai conseguir montar uma história completamente coerente com o que foi exposto no filme. Mas é inegável que o elenco é INCRIVEL e que a direção de arte está de parabéns.
Com certeza, não acredito que um filme tenha sido a melhor escolha para essa obra, já que a mesma é muito extensa. Acho que ela precisaria, no mínimo, de uma minissérie. E, com aquele elenco e um pouco de esforço, tenho certeza que seria um sucesso.)
graazifarias 24/01/2022minha estante
Quanto à edição, pode me dizer algo? Estou na dúvida em qual adquirir

Alana N. 25/01/2022minha estante
Olha, achei essa edição muito confortável, mas ela é bem no estilo econômico. É menor e não tem orelha, mas o papel é de qualidade. Por ter muitas páginas as vezes pode ser desengonçado, mas pelo custo benefício vale a pena. As edições duplas são muitoooooo mais caras.

Hebert Braz 30/01/2022minha estante
Nem sabia que tinha adaptação disso pela HBO.

Lucas1429 18/01/2022

Uma jornada cheia de valor do começo ao fim
";que eu possa, quando as coisas do mundo se dissolverem de mim como as sombras que dissipo agora, ainda encontrar você ao meu lado, apontando para o alto!"

PITUCALELE 10/01/2022

David Cooperfield
Conta a história de David Cooperfield desde sei Nascimento até a meia idade, narrativa cheia de detalhes com personagens bem construídos. Amei o livro

Thais 08/01/2022

Já estou saudosa.
?Se serei o herói de minha própria vida, ou se essa posição será ocupada por alguma outra pessoa, é o que estas páginas devem mostrar.?

Ao mesmo tempo que eu lamento terminar, é gratificante concluir; melhor ainda é entender a razão de ser tão amado.
É uma grande jornada com muitas participações e cada uma é essencial para o contexto da história.

Logo nos primeiros capítulos me afeiçoei a forma ?deliciosa? (David Copperfield sempre se refere assim às coisas que ele gosta) que DC narra seus primeiros anos de vida; com carinho, paixão e apego em tudo que foi afetivo e trágico pra ele.
Coloca todo o seu coração nas coisas que faz. Me conquistou a sua sinceridade e o seu caráter, mesmo passando por tanta coisa miserável com pouca idade, a maturidade ja se fazia presente na vida dele. só consigo dizer que é lindo demais, comovente e se sofri, foi pq tbm me joguei de coração mesmo.
Concluo que cada obra clássica que leio, me traz mais pra realidade da vida mesmo que não passe de mera ficção, sempre haverá traços de pessoas que convivi e que vc tbm que vai ler, conviveu.

Te digo pra nao se apegar ao número de páginas, pq a leitura flui de forma ~deliciosa e você nem perceberá o tempo passar.

Vou revisitar esse livro sempre ??
Luiza 08/01/2022minha estante
tu me fez querer ler!

Thais 08/01/2022minha estante
Não vai se arrepender ?

glendha 09/01/2022minha estante
Belissima resenha, se eu tinha duvidas sobre ler esse livro ou não, tu sanou todas elas. Ansiosa p ler DC

Marcia.Santos 31/12/2021

Um romance de formação
Um livro que desenha a vida de um menino que sofre com as maldades de um padastro e o amor e carinho de uma babá... Até a idade adulta onde encontra sua verdadeira vocação.

Elyene 27/12/2021

Uma vida lendo/lida
Fazer uma resenha de poucas palavras depois de ter vivido uma vida é difícil. Senti o livro como uma espécie de história de formação narrado como conto de fadas construído com elementos de realidade. Iniciamos a história e conhecemos MUITA gente. Mas não se assuste, a capacidade de Dickens de fazer cada personagem memorável, por mais coadjuvante que ele seja, é impressionante. Podem existir momentos que você pense "nossa, era preciso mesmo eu saber todos esses detalhes?", mas todos os fiozinhos do novelo desenrolado na nossa frente tem um sentido na exposição da visão de mundo de Dickens (inclusive, com críticas interessantíssimas à organização da sociedade) e/ou um propósito válido para o desenvolvimento de David. Ainda assim, não nego que tem um pedaço ou outro que soa quase como um ensaio enfiado no meio do livro. Mesmo captando a visível habilidade de Dickens, progredi na leitura pensando que era tanta gente que eu não ia ter capacidade de me apegar a ninguém e fico muito feliz de dizer que eu estava muito enganada! Acho que passando da metade do livro, eu realmente queria voltar para a leitura, revisitar as personagens e saber seus destinos. E isso, pessoalmente, faz toda diferença! Concluo podendo afirmar que apreciei a leitura e com o coração apertadinho (ainda que exultante de ter terminado esse CALHAMAÇO) de me despedir, assim como o autor, dessas criações tão verossímeis - as pessoas, nem sempre as situações - que coroam a sensação de que estamos em posse de uma autobiografia! (P.S.: Mas David não é meu personagem favorito, sorry, D.)

elainegomes 25/12/2021

David Copperfield, que saudades vou sentir dos nossos encontros diários?

Neste livro, acompanhamos o crescimento desde a infância até sua idade adulta, seu desenvolvimento moral e todas as transformações na vida de David, é um romance de formação que o leitor ao terminar vai ficar com vontade de saber mais, de voltar aquela praia e de frente ao mar continuar essa infinita conversa.

Por isso repito, que saudades que já sinto?

Como o próprio livro diz a vida é a soma de muitas pequenezas, e através de diversas pequenezas, tristes e alegres, Charles Dickens nos conta a história de vida de um personagem tão especial e inesquecível.

E conforme sua vida é contada, fui sendo preenchida de uma emoção que não sei explicar, que delícia, que espetáculo da literatura.

Outra felicidade do livro são as personagens da tia e a Agnes, que mulheres maravilhosas! E o Sr Peggotty, quanta lição de vida!

Se recomendo? Eu super recomendo!!!

carolina macedo 07/12/2021

que obra prima!! um livro sublime do início ao fim. sem dúvidas, David conquistou meu coração e se tornou meu personagem favorito da literatura (juntinho com Jane Eyre!!)

como é comum nos clássicos desse período, o tema do casamento é abordado sobre diversos pontos de vista (e eu amo isso!)

no mais, leitura sem igual. indico muuuito!!

Viviane.Fonseca 05/12/2021

Dickens é demais!
Segundo livro que leio do Charles Dickens e novamente sua escrita me encanta. David Copperfield é um romance de formação em que acompanhamos o desenvolvimento do personagem David desde a sua infância até a sua vida adulta. Ao longo da sua vida, David se relaciona de diversas formas com outros personagens, nos permitindo conhecer um pouco sobre cada um deles. Alguns personagens vamos odiar, outros vamos amar; Dickens tem o talento de nos causar diversas sensações ao longo da leitura das suas obras. Apesar de ser um livro extenso e em alguns momentos um pouco lento, é bastante fluido e de fácil entendimento. Recomendo!
Já estou ansiosa para ler o restante das obras do autor, como Grandes Esperanças e Tempos Difíceis.

Juliano.Ramos 02/12/2021

Clássico da literatura inglesa, nas suas quase mil páginas, acompanhamos David Copperfield por um período que vai desde a sua infância até a vida adulta, marcado com uma escrita madura e permeada de sarcasmo/ironia aqui e ali, vamos compartilhando as tristeza, alegria e decepções que vive o David. O livro conta com uma lista vasta de personagens, alguns maçantes e chatos, outros muito bem construídos e que acrescenta demais a história, da mesma forma a história desde o início vai transportando o leitor para os idos 1800, em alguns momentos cativantes em outros poucos se acrescenta a história, porém, todo amante da literatura tem que ler esse livro, obrigatório, nota 7...

natália rocha 30/11/2021

filho favorito de dickens, david copperfield é um (longo) romance de formação. acompanhamos david desde pequeninho até a vida adulta, com todas as perdas, separações, desencontros, encontros e reencontros da vida. vemos o menino amadurecer, perder sua inocência perante o mundo e trilhar seu caminho.

é um ótimo livro, mas por já ter lido (e amado!) grandes esperanças senti que faltou um pouco de profundidade nos personagens. também achei que os sentimentos foram pouco explorados - exceto nas últimas 200 páginas, ali tem bastante sentimento (ou sofrimento ?)

meu favorito segue sendo grandes esperanças, mas foi uma baita experiência acompanhar a jornada de david.

no aguardo de oliver twist (alo penguin, publica p nóis)

Tatiane 29/11/2021

Enfim, terminei! Mas estou me sentindo um peixe fora d'água. Talvez tenha de reler um dia este livro; a verdade, porém, é que não mergulhei, de fato, na narrativa como todos mergulham - ou dizem mergulhar. Achei-a, muitas vezes, cansativa e ingenuamente maniqueísta. Parece-me até curioso que, porque Tolstoi consagrou o capítulo "A tempestade" (li-o 2 vezes), todos que falam sobre a obra têm de falar sobre este trecho, que é realmente bonito, mas... Sei lá! Só pensando alto...

Tauan4 27/11/2021

Sempre Dickens
Como todos os livros de Dickens a construção de personagens é incrível, mas nesse caso superou todas as expectativas (Sr. Micawber sendo o melhor com certeza).
A riqueza de detalhes dos locais e acontecimentos, com destaque para o capítulo incrível, e triste, da tempestade só completa esta obra prima.
Se for para citar um defeito seria Dora, um personagem terrível, mas ainda assim real.

Meu livro preferido de Dickens continua sendo Um Conto de Natal, mas David está no meu coração.

Gustavo Santana 19/11/2021

"Só sei que aconteceu e deixou de acontecer; e isso escrevi e nisso ficamos"
Copperfield é um romance de formação; o primeiro capítulo da obra se chama: "NASÇO", e aí inicia-se a difícil arte de viver! Narrativa sobre amor, desafeto, perda, devoção, sacrifícios e escolhas morais, mas também de tantas outras coisas inerentes à vida que no final da leitura só nos resta um sentimento: eu convivi com David Copperfield.

Em uma das críticas literárias ofertadas nessa edição, a Professora Sandra Guardini (titular de Literatura Inglesa Comparada da Universidade de São Paulo), ao meu ver, define bem o que é esse livro: "A narrativa de David é uma história de sucesso ao final da qual ele, como um deus ex machina, parece se valer da prerrogativa do romancista para resolver todos os subenredos e aplicar a justiça poética, punindo o vício e premiando a virtude".

Dickens, consegue nessa obra cumprir com excelência seu preceito (make them laugh, make them cry, make them wait) fazendo o público rir, chorar e esperar. Um clássico gigante que vale muito a pena mergulhar.

OBS: O capítulo "TEMPESTADE" é uma obra prima! Leiam e releiam.