Shug

Shug Jenny Han

Resenhas - Shug

Amauri 20/01/2024

Protoromance
Não trataria bem como um livro de romance, acho que é mais o mundo na visão de uma pré adolescente, o romance é bem em segundo plano. As difíceis relações familiares das personagens são visíveis na personalidade deles, achei bem água com açúcar. Se você não espera nada inovador, leia.

Estrela 18/09/2023

Livro fofo de pré adolescente e suas grandes emoções, convicções, problemas e amores.

Bem clássico, mas que dá muito bem pra aproveitar. Aborda de leve temas como alcoolismo e divórcio (talvez?), tudo em um olhar de uma menina de 12 anos.

Só deixa a desejar pelo final meio aberto, com alguns pedidos de desculpas, mas sem muitas soluções.

Juliana Leite 02/12/2020

Me parece um livro escrito para um público um pouco mais jovem do que o usual pra Jenny Han, o que faz sentido, considerando a idade da personagem. Só tenho a dizer que eu não gostei muito da personalidade dela, mas o livro é curtinho e flui bem.

Isabella Pina 30/01/2014

Uma graça de história, personagens e, principalmente, escrita.
Eu já tinha lido um livro da Jenny, O verão que mudou a minha vida (resenha), mas, como não tinha gostado muito, não guardei muitas expectativas para Shug.

E não é que o livro me surpreendeu pela sua fofura e simplicidade? Sim, o livro conta o dia-a-dia de uma menina normal, mas ao mesmo tempo, quando a conhecemos melhor, vemos que nada é tão simples ou normal assim. Além dela, os outros personagens que vão soltando suas camadas e, com isso, certas impressões que tínhamos viram apenas isso: impressões, sem significado.

Shug é uma menina de doze anos, alta para a idade, com várias sardas, sem peito, bem longe do que ela gostaria de ser e do que crê que os meninos gostam. Ao contrário dela, temos sua irmã mais velha, Celia, que está prestes a ir para a faculdade, e sua mãe, que, segundo a própria Shug, possuem uma elegância e beleza natural que ela simplesmente não tem. Também há o pai de Shug, um executivo que quase nunca está em casa, por isso nem vê direito as filhas crescerem, deixando a tarefa com a mãe de Shug, que tem uma tendência a apelar para o álcool.

E olha, é impossível não acabar gostando, mesmo que um tiquinho só, de Shug. Não sei vocês, mas eu também nunca fui uma pessoa extrovertida, ou bonita, ou simplesmente elegante. Era simplesmente normal, e eu queria mais do que aquilo, então eu entendi bem o que Shug passa no livro. Pra ajudar isso, ela começa a gostar do melhor amigo, Mark, que não retribui. Além disso, ela tem que aturar Jack, um menino irritante, mas que no fundo, é alguém simplesmente bagunçado, com uma família esquisita como a dela própria.

Jenny Han me surpreendeu muito com a escrita nesse ponto. Narrado pela protagonista, é mesmo como se houvesse uma garota de doze anos nos contando uma história, sem no entanto soar idiota ou infantil demais. E o mais legal é que Jenny não ficou apenas no básico, o que seria apenas o romancezinho do livro, e sim procurou se aprofundar no que era realmente problemático, como os vários problemas da casa de Shug que, por mais que fossem escondidos, ainda existiam.

Shug é um livro simples. É fofo. Mas te toca de uma maneira diferente. De um jeito que faz você suspirar e pensar em como você era com 12 anos, mesmo que tenha sido pouco tempo atrás. Além disso, a família é um assunto muito falado no livro, então é impossível não parar um pouco e pensar nela também. É um livro bonitinho, com um toque a mais, o que torna ainda mais válido a sua leitura.

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com.br/2014/01/resenha-shug-de-jenny-han.html
Angel My 08/08/2015minha estante
recomenda O verão que mudou a minha vida e shug?! ele (shug) ta disponivel em port?! Sae dizer se "ashes to ashes" (da Jenny/terceiro livro de burn for burn, em port olho por olho)?