Fisgadas

Fisgadas Angélica Glória

Resenhas - Fisgadas

Oliveira263 19/12/2023

Fisgadas
Tinha me apaixonado pela sinopse, sou levemente obcecada por abordagens em relações a críticas sociais. Esse livro realmente trouxe MUITAS críticas sociais de maneira levemente disfarçadas, mas muito perceptíveis aos olhos. Confesso que ler foi uma tortura, pois achei a escrita e a leitura pesada, meio fora dos meus costumes habituais.

dont 05/01/2023

o bom desse livro é q ele acaba
a escrita é chatinha e confusa. nos capitulos n diz de cara quem q ta narrando e eu buguei demais e o fato de narrarem a mesma situação nao ajudou tbm achei um saco. como sou boiolinha queria ter aproveitado as migalhas do romance mas ficou tao cansativo que eu so queria q acabasse logo.

Angs 07/04/2022

A sinopse me chamou muito a atenção. A história é boa, narrativa legal no começo mas desde que Tarsila e Analiz se encontraram, tudo começou a magicamente dar certo pras duas.
O mesmo acontecimento sendo retratado pelas duas visões, deixou arrastada, confesso que em momentos como esse, corri um pouco as páginas. Fora que o início dos capítulos me deixaram um pouco confusa, apanhei pra pegar o ritmo e conseguir identificar quem estava narrando.
E O QUE RAIOS ACONTECEU COM O DIEGO E O OLIVER????

Ana 06/01/2022

Maravilhoso
O livro é incrivel, rápido e bem pontual. Não deixa nada a desejar na escrita e nos personagens, apenas uma continuação, de tão maravilhoso que é. Li em um dia e recomendo a todos que querem uma leitura gostosa mas reflexiva.

Aline 01/09/2021

a sinopse e o plot me pegaram muito, fiquei super curiosa e ansiosa pra ler, mas achei que muita coisa no enredo nao fez sentido quando começou a explorar, muito confuso e achei meio chatinho

estantesdalari 13/08/2021

eu não sei o que eu tava esperando, mas....
definitivamente não era isso e a história tinha tudo pra me prender.

a leitura tava indo muito bem, mas a partir do momento em que as personagens principais se encontram tudo acontece (e da certo) instantaneamente e se repete, pois o próximo capítulo tem o ponto de vista da outra personagem, esse recurso narrativo deixou a leitura muito cansativa.

no final várias questões que foram levantadas ao longo do livro foram esquecidas pra enfatizar que elas ficaram juntas.

e eu queria muito saber o que aconteceu com o resto da população com o outro casal LGBTQIA+ do livro, mas eles foram literalmente esquecidos.

jujuwithbooks0 26/07/2021

O livro é muito bom e as personagens são apaixonantes. Em alguns pontos do livro senti uma militância grande mas considerando o contexto em que a história se passa são extremamente necessários.

Lenas 07/04/2021

Um livro importante sobre o ato de resistir enquanto se vive numa ditadura.

Gostei do enredo e das personagens que são muito reais, mas não curti muito a forma de escrever da autora. Principalmente depois que as personagens principais se conheceram... cada capítulo era o ponto de vista de cada uma e todos os diálogos se repetiam. Se tornou uma leitura cansativa.

Recomendo a leitura pela representatividade contida nele, no entanto, aviso que não é perfeito.

Rafø 16/02/2021

Impressões Fisgadas
O início é muito bem descrito, no meio, quando elas se encontram, dá uma perdida e os capítulos ficam maçantes, pois acabam se repetindo, mas do ponto de vista da outra personagem. Talvez, por ser uma distopia, a história merecesse ser mais exporada, abordando também uma possível revolução para acabar com o governo autoritário nos livros seguintes. No mais, é um livro interessante, que vale à pena a leitura, por não só ter como personagens principais e coadjuvantes gays e lésbicas, mas explorá-los em um contexto distópico,saindo do clichê das histórias de romance homossexual. História muito importante para a literatura brasileira.

anaruiz 05/01/2021

Resenha Fisgadas
"Fisgadas" é uma ficção científica distópica NACIONAL escrito neste ano por Angelica Glória e narra uma sociedade pós pandemia ~bem atual, inclusive~ em que foi implantado um regime ditatorial militar e religioso, onde, obviamente, as mulheres são mais afetadas por serem separadas de suas famílias cedo demais e levadas ao “alojamento das solteiras”, onde moram até que sejam escolhidas para casar em algum dos chamados “protocolos” e por seu papel exclusivo de servir e reproduzir; também é proibido qualquer tipo de relacionamento afetivo que não seja entre homem e mulher.
Os "protocolos" são onde todas as mulheres solteiras se apresentam uma vez por mês para que algum dos homens solteiros possam escolher suas esposas.

A história é contada intercalando as visões de Analiz e Tarsila, duas mulheres lésbicas que devido aos acontecimentos acabam se encontrando e se apaixonando. Analiz foi expulsa da casa dos pais aos 16 anos (ainda antes da pandemia que antecedeu a ditadura) ao assumir sua sexualidade. Em um dos protocolos acaba conhecendo Diego, um homem gay, médico, que antes da pandemia casou-se com Oliver, um dos membros da atual resistência ao governo. Tarsila é uma enfermeira que trabalha no mesmo hospital que Diego, nunca assumiu sua sexualidade e antes da pandemia sofria de depressão, e passava os dias dentro do quarto; acredito que por conta disso, a personagem não é tão desenvolvida antes de Analiz e Tarsila de encontrarem.

Apesar da linguagem e do formato em que foi escrito se assemelhar muito com os de uma fanfic e de necessitar de um pouco mais de detalhes e uma certa revisão, a leitura é rápida, fácil e permite que o leitor construa o ambiente que a autora quis passar.
É recheado de referências ao governo atual e traz diversos elementos que nos remetem às distopias clássicas (como o líquido chamado de Nova Vida, por meio do qual o presidente manipula e molda as escolhas e pensamentos dos indivíduos).

A obra é importantíssima para a visibilidade lésbica no cenário atual, cumpre com o propósito inicial e traz reflexões sobre o momento em que vivemos atualmente.
O livro está disponível somente em ebook no momento, e segundo o site Mais QI Nerds, há planos para publicação física independente em breve.

site: https://www.instagram.com/p/CDJpigdl4M7/

Karen 30/12/2020

Uma distopia que podia muito bem acontecer
O que você como lgbt+, pobre ou que sofresse de doenças mentais, ou esse combo todo combinado, faria se depois de uma pandemia, que acabou com a economia do país, o presidente com seus ministros oferecessem uma saída para você ? Você só precisa tomar uma nova medicação que promete te dar um rumo, uma motivação na vida, recebe um posto de trabalho, pronto vida resolvida.
Só que nesse novo país , os estados são divididos por classe social, sul e sudeste ricos, Norte e nordeste pobres, e todos os meses meninos e meninas a partir dos 14 anos até os mais idosos são colocados em um tipo de ginásio, no qual os homens escolhem suas pretendentes a esposa.
Esse mundo distópico é o universo no qual a história é ambientada, e nela acompanhamos a vida de duas mulheres lésbicas que aceitaram a medicação , vemos o que as motivaram e as consequências dessa escolha.
Vemos laços, amizades e alianças se formando. Acompanhamos a luta de pessoas que não aceitam esse novo mundo e lutam para muda-los. Afinal não existe liberdade sem poder de escolha.

Phael 26/11/2020

Só as protagonistas e seus interesses importam
Um livro que mistura pandemia e ditadura.
Uma distopia nacional de fácil leitura e atual, mas se você, assim como eu, veio atrás de uma leitura que retrate a sua realidade atual porém com mais ação e emoção, esse livro não é pra você.
Esse livro não é sobre ditadura, menos ainda sobre pandemia, esses dois assuntos são apenas mencionados e pouco trabalhados.
Esse livro é sobre duas mulheres, opostas porém compatíveis, sobre suas angústias do passados, emoções, medos e desejos do presentes e só.
Os preconceitos, opressões, ditadura, mudanças nacionais, manifestações, oposições, mal são mencionados e tem pouca relevância pro rumo da história.
Apesar da ?lavagem cerebral? os personagens vivem imersos em seus passados quase nunca demonstrando preocupação com o presente, focam em como as coisas eram antes e apesar do quão ruim eram, querem regredir até lá ao invés de evoluir pra revolucionar.
O final é um alívio, mas infelizmente todas as pontas ficam soltas, só a paixão tem conclusão, mostrando que realmente a única coisa que importava do início ao fim era Analiz e Tarsila.

Lud 24/11/2020

Achei muito legal que é uma história com personagens lgbts, mas onde o foco não é na descoberta da sexualidade e as dificuldades vindas disso. Muito interessante as reflexões que o livro propõe, principalmente no momento brasileira atual, que conseguimos fazer muitas correlações, apesar da situação no livro ser ainda pior que a nossa. Só me incomodou bastante a narrativa oscilando entre duas personagens e, muitas vezes, repetindo a mesma cena, com os mesmo diálogos, duas vezes. Entendo que a autora quis dar o pensamento de cada personagem na cena, mas achei cansativo, porque você fica querendo saber o que vai acontecer, acha que vai mostrar na sequência, mas não, ainda é a mesma cena.

Sunny 19/11/2020

Comecei a ler o livro hoje e já concluí a leitura porque fui fisgada pela proposta.
A autora ambientou uma distopia não tão distante assim da nossa realidade e as protagonistas lésbicas também dão visibilidade para as minorias que por muito tempo não foram devidamente representadas na literatura.
Um ponto "negativo" foi a repetição de diálogos, de algumas cenas, embora elas se repetissem para salientar o ponto de vista da Analiz e da Tarsila em relação ao contexto, mas o desejo de acompanhar o desfecho da trama foi maior. O outro aspecto considerável que faltou foi o epílogo não deixar claro que fim tiveram Diego e Oliver e se o plano do Movimento da Escolha foi bem-sucedido.
O livro tem muito potencial e espero que a autora venha a publicar mais títulos.