Fisgadas

Fisgadas Angélica Glória

Resenhas - Fisgadas

nandavic26 19/12/2023

Fisgadas
Tinha me apaixonado pela sinopse, sou levemente obcecada por abordagens em relações a críticas sociais. Esse livro realmente trouxe MUITAS críticas sociais de maneira levemente disfarçadas, mas muito perceptíveis aos olhos. Confesso que ler foi uma tortura, pois achei a escrita e a leitura pesada, meio fora dos meus costumes habituais.

meiri 10/06/2020

meu contato com ela é o que me prende no mundo
a sinopse já é intrigante, ao prometer uma ficção distópica com protagonistas lésbicas vivendo numa ditadura pós pandemia, e o livro cumpre com o que foi proposto.

um dos grandes pontos dessa narrativa é, sem dúvida, a construção da personalidade das protagonistas, e todas suas nuances psicológicas. me identifiquei profundamente com ambas, espero que isso não seja um sinal ruim. também gostei de como a autora fez referências ao nosso governo e estado atual, e de como partiu delas para introduzir novos elementos nessa sociedade distópica: o nova vida, o protocolo, o internato para adolescentes...
há ótimas reflexões sobre socialização feminina, vivência lésbica, transtornos alimentares, ódio como política etc.
mas o livro também apresenta algumas incoerências, por exemplo: a analiz é descrita como uma mulher negra, mas quando fala sobre sua opressão só se refere ao gênero, sendo que em outros momentos menciona como o governo é intolerante com pessoas negras, então isso não se refletiria na sua vivência?
senti que algumas situações não foram tão bem desenvolvidas, e a escrita de algumas passagens não "caiu bem". gostei da ideia de capítulos com pontos de vista diferentes, mas ficou repetitivo nos momentos em que as protagonistas estavam juntas.
ah, quero dar um destaque especial ao último capítulo, ficou incrível!!
tentei ser justa com o livro na minha avaliação, mas gostaria de dar mais estrelinhas para a autora. obrigada por tarsila e analiz, obrigada pela coragem em escrever e publicar. precisamos de mais lésbicas escrevendo sobre tudo!!
Lorenza.Borba 18/06/2020minha estante
Também achei repetitivos alguns capítulos e, quando via que ia ser a mesma cena, só passava o olho até chegar aonde era diferente.

meiri 19/06/2020minha estante
pois é!!! também fiz isso

Lenas 07/04/2021

Um livro importante sobre o ato de resistir enquanto se vive numa ditadura.

Gostei do enredo e das personagens que são muito reais, mas não curti muito a forma de escrever da autora. Principalmente depois que as personagens principais se conheceram... cada capítulo era o ponto de vista de cada uma e todos os diálogos se repetiam. Se tornou uma leitura cansativa.

Recomendo a leitura pela representatividade contida nele, no entanto, aviso que não é perfeito.

anachuoya 23/08/2020

medo do futuro do brasil
essa distopia deixa margens para que você se relacione com as incertezas e as inseguranças vividas pelas personagens. o contexto pós-pandemia e de um país de extrema direita me assustaram por saber que muita gente realmente pensa que a culpa de tudo é do feminismo e etc. mas eu gostei muito de sair da minha zona de conhecimento e ler um romance lésbico. eu achei que algumas vezes a história ficou repetitiva por conta da ideia de mostrar a perspectiva das 2 personagens e achei que Analiz mudou da água pro vinho. achei que a personalidade dela não foi muito consistente com a forma como o romance aconteceu. parece que foi tudo meio de repente. mas fora isso, o livro me agradou muitoo!!

Flá 19/10/2020

Promete, mas deixa a desejar na execução
A sinopse é boa, mas a execução é bem complicada. Quem algum dia achou que seria uma boa ideia ficar repetindo todas as cenas do POV de cada uma das duas personagens principais? Repetindo cena por cena, fala por fala... complicado demais. E o pior é que o negócio é pequeno, realmente parece que foi só pra acrescentar número de página e poder ser chamado de livro. Enfim, toda vez tinha a esperança que o próximo capítulo não fosse uma repetição do anterior, mais a decepção sempre vinha. Sério gente, nem Deus explica isso. Não é possível que ninguém tenha dito pra autora o quanto essa ideia de repetir cada capítulo, fala por fala, é absurdamente chato. Geralmente eu passo um paninho pra livro independente nacional, mas nessa questão aí não tem como.

Enfim, para além dessas repetições chatas, a história é promissora de verdade, a sinopse é ótima. Mas a inspiração em conto da aia é bem pesada (até demais) em certos pontos, além do romance ser bastante insta love, não existe uma construção (e nem tem página suficiente pra esperar que houvesse né?), do nada se encontram e já contam segredos nos primeiros 2 segundos e já se amam nos primeiros 5 minutos.

Com uma boa edição e adaptação, pra corrigir essas partes muito iguais à obra de inspiração já citada, além de aumentar e dar a substância (sem repetir cada capítulo), daria uma história muito boa. A autora escreve bem, tem um futuro promissor, mas a inexperiência nesse caso deu uma prejudicada grande. Espero ler mais coisas dela daqui um tempo e torço para que siga na vibe de escrever histórias nessa pegada, sabendo explorar mais e melhor os universos criados.

'duarda 23/06/2020

tem potencial, mas não foi alcançado
me dói muito ter de fazer esse tipo de comentário sobre um livro nacional, principalmente um tão interessante quanto este. Mas não seria justo com minhas outras leituras, me abster. Portanto, vamos lá:

a ideia do livro é incrível, os elementos distópicos tão próximos a nossa realidade que se misturam com as criações da autora nos colocam em um universo que tinha tudo para ser o cenário de uma leitura maravilhosa. Infelizmente, não é o que ele entrega. Falta um cuidado na edição e um aperfeiçoamento na escrita. Sobram informações e comentários opinativos mas falta conexão e aprofundamento. O sentimento é de que eu poderia ter aberto o twitter e estar lendo comentários que eu encontraria por lá. A voz da autora e suas opiniões supera a dos personagens, de uma maneira que a mensagem acaba perdendo o peso e ficando apenas sendo uma informação por cima da outra.

Aponto também para as cenas repetidas mas por POVs diferentes, que fazem a leitura parecer arrastada mesmo para um livro de poucas páginas. Acredito que é uma história que se for maturada da forma correta e passar por um bom processo de edição, tem muito potencial. Talvez o que tenha faltado nisso tudo seja tempo.

My 23/10/2020

O que aconteceu com Diego e Oliver?
A história é ótima e com um baita potencial. Gostei muito mas algumas coisas me incomodaram, uma delas foi a falta de demarcação quando trocava a narração de uma personagem para outra e a repetição de todos os diálogos quando trocava de POV. Tinha vezes que eu pensei que o kindle tinha dado algum bug e voltado pra páginas que eu já tinha lido. Eu adorei o capitulo final, mas infelizmente uma coisa também pegou pra mim nele, que é não mostrar o que de fato aconteceu com Diego e Oliver. Eles morreram? Se sim, mesmo sendo triste, ainda assim gostaria que tivesse sido relatado. Se não, que falasse um pouco do futuro deles também no epílogo. De resto, um bom livro.

triz 19/06/2020

Esperava mais
Peguei esse livro muito animada pra ler mas me decepcionei um pouco. Não gostei da narrativa, é confusa e algumas coisas não batem. Às vezes a personagem acaba de falar/pensar uma coisa e então de repente muda, como quando a personagem fala que um ex namorado a pedia para fazer certas coisas e parágrafos depois diz que nunca namorou.

Tudo flui muito conveniente. É o tempo todo falado que o governo é muito rígido e mata traidores, mas os rebeldes saem contando os planos deles tão fácil pra pessoas que mal conhecem que fiquei meio nhé. A protagonista literalmente esbarra em alguém e pede ajuda porque quer roubar algo pra destruir o governo, tipo, você não tem medo de ser pega? E se a pessoa te denunciasse? Você nem conhecia ela.

Acho que se o livro fosse maior, seria melhor trabalhado. Tanto na relação das protagonistas quanto nessa parte da revolução que eles abrem muito fácil sendo que poderiam pagar com a vida. No geral, parece mais um desabafo da autora sobre a situação bosta que o nosso país está e afins do que uma distopia de governo ditatorial e planos elaborados de revolução.

Amei a capa, gostei muito da ideia e acho que tinha um potencial muito bom.

estantesdalari 13/08/2021

eu não sei o que eu tava esperando, mas....
definitivamente não era isso e a história tinha tudo pra me prender.

a leitura tava indo muito bem, mas a partir do momento em que as personagens principais se encontram tudo acontece (e da certo) instantaneamente e se repete, pois o próximo capítulo tem o ponto de vista da outra personagem, esse recurso narrativo deixou a leitura muito cansativa.

no final várias questões que foram levantadas ao longo do livro foram esquecidas pra enfatizar que elas ficaram juntas.

e eu queria muito saber o que aconteceu com o resto da população com o outro casal LGBTQIA+ do livro, mas eles foram literalmente esquecidos.

Laura 26/06/2020

uma distopia próxima
a proposta do livro é incrível. ao mesmo tempo em que a autora escreve sobre um casal lesbocentrado, ela cria uma distopia em que se encaixa perfeitamente nos moldes da nossa sociedade. além disso, precisamos de livros que tratam da vivência lésbica e esse é um deles, obrigada por isso, Angélica!

tem uma narrativa dinâmica e que faz com que a leitura seja prática e isso é ótimo. a proposta de mostrar duas perspectivas diferentes é ótima, porque eu realmente queria saber o que se passava na cabeça das duas personagens hahahah, mas confesso que com a repetição de alguns diálogos a leitura que é fluída, pode se tornar um pouco cansativa. (pra mim isso não foi tão um problema porque eu gosto bastante de reler alguns diálogos e situações, mas é pessoal rs)

não fiquei com a sensação de ?esperava mais?, na verdade fiquei com a sensação de ?quero mais?. a história não se prolonga demais e a autora não superlota algumas situações de detalhes, o que deixa a história ?rápida?. acho que os acontecimentos da história superaram as minhas expectativas.

acho que o livro nos dá a possibilidade de ter um pensamento crítico com algumas dúvidas que deixa no ar ao final da história, por exemplo, sobre o que ocorreu com alguns personagens ou com aquela sociedade. ademais, acho que o livro deixa pro leitor refletir o porquê do de alguns acontecimentos.

Charlie54 08/07/2020

Um bom entretenimento
O começo fala do que estamos vivendo no momento e depois insere na história detalhes parecidos com O conto da aia.
As personagens são carismáticas, mas achei o desenvolvimento de Tarsila muito rápido demais. O relacionamento das duas é bem gostosinho de vê.
Os diálogos repetitivos quando ocorria os pontos de vista das duas personagens incomodou um pouco.
Por fim, o livro é bom.

Larissa Halama 08/09/2020

Para quem está lendo ainda nesse momento de pandemia pode gerar desconforto e até mesmo um certo medo, pois muito do que é relatado já não parece tão impossível assim de se tornar real. Livro interessante.

Borges 02/07/2020

As lésbicas fazem tudo
Retratou tanto os problemas contemporâneos - a pandemia e a distopia - quanto temas universais - mulheres sendo objetos, depressão. Gostei bastante do final

Bruna 07/10/2020

"F**eu! Tô aqui de quatro pra você e você nem apareceu."
A frase acima foi tirada do texto de Fisgadas.
Difícil falar sobre esse livro, muito difícil. Porque de um lado temos a grande necessidade de mais narrativas LGBT+ - no geral, não somente lésbicas ou gays, não mesmo - e no outro o livro em si e tudo aquilo que eu senti e percebi lendo. Tudo isso me deixa muito receosa quanto ao que escrever aqui.
O primeiro ponto alto e definitivamente o mais alto de todo o livro, é o desenvolvimento de mundo da autora, assustadoramente real, conforme eu ia lendo livro e era apresentada às problemáticas novas desse Brasil distópico de Fisgadas, sentia um frio na barriga intenso ir se espalhando pelo meu corpo todo. É muito real e pertinente de um jeito tão triste toda a realidade em que o país se encontra nessa ficção, que, nossa batia um desespero. Além disso, na primeira metade do livro, eu simplesmente amei o desenvolvimento da Analiz e da Tarsila, achei que as nuances das personagens foram colocadas muito bem, com todas as suas complexidades e questões.
Foi mesmo na outra metade que começou a complicar. A autora passou realmente muito tempo mais nos explicando como que o mundo funcionava e começou mesmo a narrar a partir daí. O ritmo mudou, a profundidade também, assim como a credibilidade das personagens. Tudo ficou mais rápido, raso e superficial. O romance das protagonistas não foi nem minimamente convincente, eu ficava incomodada de ler. O capítulo em que elas se conhecem é o pior de todos, foi o ponto mais baixo do livro inteiro, e, pra piorar, a partir dali as perspectivas das duas entraram em conflito e os mesmos diálogos e cenas começaram a se repetir, tive que pular muitas páginas por causa disso - porque ninguém merece reler algo que você literalmente acabou de ler. Eu ficava muito brava porque, quando isso começou a acontecer, a profundidade da Tarsila era igual a de uma folha de papel, e o ponto de vista dela sempre vinha primeiro, sendo que o da Analiz era sempre mais interessante, porque ela observava e opinava no mundo.
Enfim, como eu disse, foi só ladeira abaixo a partir dali, muitos furos, muita superficialidade, nem parecia que era a mesma pessoa escrevendo. No fim não sei se eu recomendaria esse livro, por causa daquele conflito que mencionei no começo da narrativa, acho que diria pra quem quer que queira ler que aproveite a primeira metade do livro, que é realmente boa, e tente a sorte no resto. Quem sabe você não goste?