As 999 primeiras mulheres de Auschwitz

As 999 primeiras mulheres de Auschwitz Heather Dune Macadam

Resenhas - As 999 primeiras mulheres de Auschwitz

Kemi 06/02/2024

Em uma primeira tentativa, a leitura foi densa e abandonei. Este ano, decidi tentar ler novamente e consegui finalizá-lo. O assunto é pesado e o livro extenso., então levei mais tempo do que costumo nele. São vários relatos das primeiras mulheres que enfrentaram o holocausto eu Auschwitz. É um livro histórico, um dos melhores que já li sobre o assunto no quesito detalhes. Acho que nunca vou entender como o ser humano foi tão longe.

DANIELLE VIDAL 10/01/2024

O Primeiro Transporte para Auschwitz e a Resiliência Feminina
O livro aborda o primeiro transporte oficial de judeus para Auschwitz, que levou 999 mulheres judias provenientes da anexação da Eslováquia pelos nazistas. Durante esse período, foram implementadas rigorosas leis contra os judeus, incluindo a revogação do direito à educação após os 14 anos de idade, e todas as meninas judias, solteiras e a partir dos 16 anos eram obrigadas a trabalhar. No entanto, as autoridades da cidade de Humenné mentiram para os pais dessas jovens, informando que suas filhas estavam se dirigindo para trabalhar como voluntárias contratadas em uma fábrica de botas para o exército.
A convocação inicial das primeiras vítimas da solução final de Hitler destaca a perspectiva machista, que considerava mais fácil persuadir as famílias a abrir mão de suas filhas do que de seus filhos. A narrativa enfatiza o propósito dos nazistas de destruir a dignidade e a humanidade dessas mulheres, evidenciando a misoginia, a falta de compaixão, o sexismo e o desrespeito por seus corpos.
A obra não se limita apenas ao campo de concentração, mas também aborda a coragem e resiliência dessas mulheres ao reconstruírem suas vidas. Para além disso, faz um apelo urgente à reflexão sobre os desafios presentes, incluindo os crimes de ódio que, infelizmente, continuam a se manifestar na sociedade.

site: @sussurrodepaginas

Silvia Schiefler 10/11/2023

Um relato emocionante...
Um relato apaixonado e emocionante das condições precárias e dolorosas vividas pelas mulheres judias no campo de extermínio Auschwitz-Birkenau... todas "eram boas meninas. Meninas cujos pais pagavam impostos e cumpriam as leis. Meninas quer-se registraram obedientemente para trabalhar porque seu governo lhes havia dito que deveriam fazer isso, mesmo que muitas nunca tivessem ficado longe de casa nem por um dia em suas vidas.". Depoimentos cheios de dor e tristeza, mas extremamente necessários para que se celebre a força e a coragem das que venceram o tormento e para que se homenageie a memória das que sucumbiram... Todas, sem exceção, foram corajosas... fortes e dignas de toda reverência que possamos lhes dedicar... Amei e recomendo! #32/2023

Fernanda 22/07/2023

Apenas leiam...
Conhecer a história das sobreviventes ao holocausto, saber o que elas passaram no campo de concentração me deixou com o coração em lágrimas. Em alguns trechos achei que não conseguiria levar a leitura ao fim.
O livro é emocionante. De todos os que eu já li referente ao holocausto, esse sem dúvidas foi o que me levou em imaginação até o local, em cada página pude sentir a dor de cada uma delas.

Wandrovski 09/07/2023

Mexeu demais comigo
Que nunca esqueçamos dos nossos erros para não repeti-los no futuro pelo amor de deus vamos abrir os olhos para a nossa história mesmo que esteja manchada de sangue! necessário!

Rafa 02/07/2023

Forte e emocionante
Abrimos e fechamos Auschwitz? - Edith Friedmann Grosman

Uma narrativa impressionante sobre as mulheres esquecidas do Holocausto. Em um trabalho profundo e acadêmico, Heather Dune Macadam revela como essas jovens se ajudaram a sobreviver a um dos eventos mais notórios na história da humanidade.
Um livro seco, direto e verdadeiro. Já li vários livros envolvendo a Segunda Guerra e até agora esse foi o mais impactante pela forma como conta as atrocidades cometidas. Nele está reunido depoimentos das primeiras mulheres sobreviventes deportada da Eslováquia para o campo de Auschwitz. As 999 primeiras mulheres a chegarem em Auschwitz foram enganadas, massacradas e poucas delas conseguiram sobreviver a todas as atrocidades presentes nos campos de concentração.

Jamile 30/05/2023

Recomendo
Ótima leitura.
Uma compilação de entrevista e depoimentos que tenta reconstruir como foi a chegada das 999 mulheres no campo. Elas eram da Eslováquia, poucos livros que li contam como foi a deportação de judeus na Eslováquia. Recomendo.

Ednaldo.Samuel 23/03/2023

Relatos extraordinários!!!
A leitura de as 999 primeiras mulheres em Auschwitz, em especial, foi essencialmente marcante para mim, pois enquanto eu lia, pude sentir um pouquinho do que cada sobrevivente passou. Confesso que dentre muitos livros que já li sobre o tema, este foi o que mais mexeu comigo. Ler as tamanhas atrocidades que essas mulheres tiveram que passar é algo muito pesado, mas importante para entender o ocorrido. Sem dúvidas este livro sempre estará em minha estante, pois a escritora sobre contar bem as memórias dessas mulheres, além de ser uma leitura instigante do começo ao fim.

Isabele9 14/03/2023

Não existe palavras para dizer como esse livro é importante... Infelizmente existe pessoas que negam a existência do Holocausto, e esse livro prova por a+b que essa tragédia aconteceu, marcou vidas e ceifou várias... Tristemente ainda não sabemos nem a metade do que aconteceu dentro das paredes dos campos de concentração, isso será um dos maiores mistérios que nunca saberemos e das histórias que nunca serão contadas.

Flores Raras 01/03/2023

Para refletir o sentido da vida.
Como não dar nota máxima a uma história real? Como não pensar sobre aquelas meninas que viveram coisas absurdas e sobreviveram para contar....
E o pior, como podem existir pessoas tão más, tão frias, tão carrascas que são insensíveis ao sofrimento humano e matam por simples diversão?

Paulo 05/02/2023

Quais são os limites do ser humano?
O livro conta de uma forma direta a história de algumas das mulheres que estavam no primeiro trem esloveno para Auschwitz.
A escrita é fluída, a história impactante e sem rodeios. Fica um pouco confuso devido a quantidade de pessoas e fatos apresentados simultaneamente, mas não afeta a qualidade da leitura.
O holocausto deve ser sempre lembrado e estudado para que não se repita.

Moon 28/01/2023

As 999 primeiras mulheres de Auschwitz
Ótima leitura muito necessária, bem direta e completa gostei bastante ótima pra quem quer estudar sobre o holocausto

Sasa 26/12/2022

?Estávamos todos doentes. Nós escapamos de lá, mas o dano que foi causado a nós, mentalmente, é muito maior do que as doenças que tivemos fisicamente. Nós nunca, nunca, nunca vamos nos livrar dos danos que eles causaram em nossos coração, mudando a forma como olhamos para o mundo e para as pessoas. Este foi o maior dano que a guerra trouxe para nós.?

Vivi 14/11/2022

Um livro muito seco, direto, verdadeiro.
A escrita é bem fluída e envolvente.
Pra quem se interessa por histórias do Holocausto acredito ser um livro indispensável.