As 999 primeiras mulheres de Auschwitz

As 999 primeiras mulheres de Auschwitz Heather Dune Macadam




Resenhas - As 999 primeiras mulheres de Auschwitz


23 encontrados | exibindo 16 a 23
1 | 2


Silvia Schiefler 10/11/2023

Um relato emocionante...
Um relato apaixonado e emocionante das condições precárias e dolorosas vividas pelas mulheres judias no campo de extermínio Auschwitz-Birkenau... todas "eram boas meninas. Meninas cujos pais pagavam impostos e cumpriam as leis. Meninas quer-se registraram obedientemente para trabalhar porque seu governo lhes havia dito que deveriam fazer isso, mesmo que muitas nunca tivessem ficado longe de casa nem por um dia em suas vidas.". Depoimentos cheios de dor e tristeza, mas extremamente necessários para que se celebre a força e a coragem das que venceram o tormento e para que se homenageie a memória das que sucumbiram... Todas, sem exceção, foram corajosas... fortes e dignas de toda reverência que possamos lhes dedicar... Amei e recomendo! #32/2023
comentários(0)comente



Paulo 05/02/2023

Quais são os limites do ser humano?
O livro conta de uma forma direta a história de algumas das mulheres que estavam no primeiro trem esloveno para Auschwitz.
A escrita é fluída, a história impactante e sem rodeios. Fica um pouco confuso devido a quantidade de pessoas e fatos apresentados simultaneamente, mas não afeta a qualidade da leitura.
O holocausto deve ser sempre lembrado e estudado para que não se repita.
comentários(0)comente



Kemi 06/02/2024

Em uma primeira tentativa, a leitura foi densa e abandonei. Este ano, decidi tentar ler novamente e consegui finalizá-lo. O assunto é pesado e o livro extenso., então levei mais tempo do que costumo nele. São vários relatos das primeiras mulheres que enfrentaram o holocausto eu Auschwitz. É um livro histórico, um dos melhores que já li sobre o assunto no quesito detalhes. Acho que nunca vou entender como o ser humano foi tão longe.
comentários(0)comente



Jamile 30/05/2023

Recomendo
Ótima leitura.
Uma compilação de entrevista e depoimentos que tenta reconstruir como foi a chegada das 999 mulheres no campo. Elas eram da Eslováquia, poucos livros que li contam como foi a deportação de judeus na Eslováquia. Recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Flores Raras 01/03/2023

Para refletir o sentido da vida.
Como não dar nota máxima a uma história real? Como não pensar sobre aquelas meninas que viveram coisas absurdas e sobreviveram para contar....
E o pior, como podem existir pessoas tão más, tão frias, tão carrascas que são insensíveis ao sofrimento humano e matam por simples diversão?
comentários(0)comente



Sasa 26/12/2022

?Estávamos todos doentes. Nós escapamos de lá, mas o dano que foi causado a nós, mentalmente, é muito maior do que as doenças que tivemos fisicamente. Nós nunca, nunca, nunca vamos nos livrar dos danos que eles causaram em nossos coração, mudando a forma como olhamos para o mundo e para as pessoas. Este foi o maior dano que a guerra trouxe para nós.?
comentários(0)comente



Deise.Maria 16/02/2021

Uma história sobre não apenas sobrevivência mas vivencia!!
"Milhares livros poderiam ser escritos sobre o desastre chamado Holocausto, mas ele nunca será descrito, nunca."
Este livro não é apenas mas um livro que li sobre o holocausto mas O livro talvez mais importante que já li a respeito .
Nele está reunido depoimento de sobreviventes das primeiras mulheres deportada da Eslováquia para o campo de Auschwtiz. Escrito por uma jornalista que reuniu com base nos dados de arquivos Nacionais Eslovenos,ela entrevistou as sobreviventes afim de relatar suas memórias ,um trabalho difícil visto que muitas não queria falar sobre lembrancas tão difíceis .o ano é em março de 1942 quando cerca de 999 meninas foram deportadas para o campo de Auschwtiz ,enganadas pelas autoridades de que iam para um.campo de trabalho onde iam trabalhar uma fábrica de sapatos,muitas meninas saíram de seus lares achando que seria a oportunidade de ajudarem suas famílias com algum sustento.no entanto o que elas não imagina e nem familias é que estavam sendo enviadas apara o que os alemães chamam de solução final.muitas nem se quer chegaram a exercem alguma trabalho no campo é foram enviadas diretamente para as câmeras de gás . O que me impacto neste livro é a forma mais viva de como essas mulheres descreveram sua chegada é permanência nesses campos,na sua chegada ao se separem com a crueldade dos SS ao fazer seu primeiros exames muitas foram violadas, perdendo assim sua virgindade ,destituídas de sua dignidade elas logo viram que tudo ali no campo seria um horror vivido dia a pós dia,muitas sucumbiram à fome ao frio, aos intensos trabalho escravos ,ao mal tempo e doencas,a morte de muitas meninas é uma parte dolorosa desse livro.entre esses a passagem de Anne Franck no campo de Berg - Belsen qual foi o destino final de muitas meninas depois da evacuação do campo de Auschwtiz. Além de enredo detalhar a deportação dessas meninas, sua experiência durante 3 anos no campo,temos depoimentos dos sua liberdade qual não foi facil pq muitas perderam suas famílias, casas tudo o que possuíam, e ainda sofriam julgamento por terem sobrevivido ,além de escaparem de serem estupradas mesmo de pois de serem libertas do Campos.
Ao final temos entrevistas com os filhos dessas mulheres que tanto lutaram pela sua sobrevivência ,seus filhos foram ao processo de cura dessas bravas mulheres que contrariaram os planos dos alemães em acabar com suas vidas.
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 16 a 23
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR