Antes do Baile Verde

Antes do Baile Verde Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Antes do Baile Verde

acarolfeliz 01/08/2022

Gosto de histórias com finais incertos e esse livro é composto disto. Primeiro livro da autora que tenho contato. Gostei.

Eduardo Rockwell 31/07/2022

CONTOS EXCELENTES; PORÉM COM ABORDAGENS RACISTAS...
Estou lendo a coletânea "Os Contos" de Lygia Fagundes Telles, e "Antes do baile Verde" é o livro que abre a obra.

Muitos desses contos eu já havia lido no livro "Mistérios", que considero ter uma seleção superior. Mas vamos lá.

Amo a Lygia, amo sua escrita. A forma como um conto vira uma conversa, e uma conversa vira um conto é muito interresante, e foi o que me fisgou desde meu primeiro contato com sua obra. Mas tive uma decepção enorme ao perceber uma abordagem racista por parte da autora.

Até tentei rever esse conceito, se por acaso não era apenas uma forma de expor os preconceitos da época, mas não me convenci disso. As vezes, do nada, um personagem negro surge na história apenas para ocupar um papel estereotipado, o cantor de jazz, a empregada explorada que apanha do namorado, o garoto da pensão que limpa as mesas... Todos tem uma abordagem preconceituosamente gratuita, e me deixou muito desconfortável.

Não posso indicar ele para meus amigos negros, por exemplo, assim como não gostaria que me indicassem uma obra com elementos homofóbicos tratados de forma naturalizada ou mesmo descriminatória.

Sinto muito, mas esse pano eu não passo.
De 18 contos, uns 4 tem teor racista na abordagem de seus personagens, e pode parecer pouco, mas é triste de ler, como se você fosse cúmplice disso nas entrelinhas...

Inclusive o conto que da título ao livro é terrivelmente desastroso nessa abordagem... Falo um pouco sobre ele abaixo, numa resenha sobre cada um deles:

OS OBJETOS - 3/5

O quê? O que houve aqui? Comecei o conto sem entender muita coisa, mas ligado nas referências, mas terminei sem entender NADA hahaha
Na verdade, acho que acabou pela metade... Não sei.
Vamos continuar.

VERDE LAGARTO AMARELO - 2/5

Claustrofóbico, porém cansativo.
Não gostei nem um pouco, é um sacrifício acompanhar as tramas das entrelinhas, mas no geral é bem escrito.

APENAS UM SAXOFONE - 5/5

Senti esse na alma. É um fluxo de pensamentos maravilhoso, quase uma conversa.

HELGA - 5/5

Mais um conto que acabou se tornando uma conversa. Gostei muito. Achei que fosse tomar um rumo mais obscuro, mas estava enganado. É bem curto, também.

O MOÇO DO SAXOFONE - 5/5

Muito bom! Um conto bem escrito e bem trabalhado. Gostei muito do final. Minha única ressalva foi para a incitação a violência contra a mulher, tipo... Encarei isso como uma forma de exposição desse pensamento podre, até porque a Lygia era uma mulher forte, dúvido muito que apoiasse essse tipo de coisa!

ANTES DO BAILE VERDE - 2,5/5

Apesar de nada relevante acontecer, esse conto me fez refletir sobre a forma como o racismo é enraizado nas pessoas.
Não sei se foi intencional da autora, mas a abordagem da empregada Lu é muito preconceituosa. Ao ponto de ela ser referida como a preta, a empregada, e nunca pelo nome. Já a outra, a patroazinha, apenas como jovem, ou mulher, sendo o suficiente para presumir que ela é branca.

Porém não posso negar, esse é o triste retrato daquela época, e não foi a única coisa problemática que encontrei, temos também exploração de serviços, abandono e violência contra a mulher.

Tipo, a Lu além de sofrer racismo (diretamente da autora, em suas descrições e abordagem) e de ter seus serviços explorados pela patroa megera, chega a lamentar até a surra que vai levar do namorado caso se atrase, o que pra ela é normal, e o texto faz parecer que realmente é.

Então não sei se foi uma forma de expor esses preconceitos na época (porque é de deixar qualquer um fora do eixo, sério), ou se ela era racista mesmo. Vou procurar um pouco mais sobre essa abordagem, porque me incomodou bastante.

A CAÇADA - 5/5

Um conto maravilhoso. Entregou uma vibe Ficção Científica, algo mais psicológico, meio doido e sem sentido. Um conto totalmente inesperado, nunca pensei que fosse ler algo do tipo vindo lá do Brasil de 1965. Adorei, muito bem escrito, envolvente e surpreendente.

A CHAVE - 5/5

Que história... Incrível? Estou apaixonado, sério! É tipo a história de um cara de 50 anos que se separa de sua mulher e vai viver com uma bem mais nova, e meio que vira um daddy ciumento, mas também cansado, pois a energia da jovem lhe toma todo o tempo, e então entramos em mais um bate-papo lygiano hahaha meu preferido até agora.

MEIA-NOITE EM PONTO EM XANGAI - 5/5

Sinistro. Tava lendo de madrugada e me arrepiei todinho hahaha. E essa cantora... Putz, que desprezível!
*Cuidado ao ler esse conto pois contém xenofobia contra um empregado chinês ao extremo! Nossa, tô achando que a Lygia ta escancarando preconceitos de uma forma muito crua, bem jogada mesmo sabe, os diálogos desse conto me deixaram espantado...

A JANELA - 5/5

O final... Muito bom.

UM CHÁ BEM FORTE E TRÊS XÍCARAS - 4/5

Final abrupto, e acabou logo quando o conto ficou interresante, tipo, quando você percebe o que ela vai fazer... Mas é bem escrito e de leitura fluida.

O JARDIM SELVAGEM - 5/5

RAIVA. Que raiva! Enfim, um conto maravilhoso e principalmente instigante, ele vai soltando aos poucos os acontecimentos até chegar no plot final, que inclusive me deu um susto tremendo! Um ótimo mistério, uma escrita incrível e uma leitura rápida e de qualidade.

NATAL NA BARCA - 5/5

Simples, porém MUITO bom. Na reta final eu levei um susto ENORME, mas depois findou como findou hahahag É um conto de 3 páginas que me fez refletir, não sei exatamente sobre o quê, mas ah, é maravilhoso. Não sei se é porque estou apaixonado pela autora, mas sua simplicidade me agradou.

A CEIA - 5/5

Alice não consegue aceitar o fim de sua relação com Eduardo, e daí se inicia mais um conto intimista sobre um casal. Gostei muito.

VENHA VER O PÔR DO SOL - 5/5

Uma boa história. Um final bem perturbador! Pelo menos pra mim, que li de madrugada, foi bem assustadora a situação. Um dos melhores.

EU ERA MUDO E SÓ - 5/5

Eu achei incrível porque me identifiquei demais com a história, toda essa vibe de controlar o outro, exigir explicação de cada movimento, cada detalhe, cada palavra, cada tudo. Um dos favoritos.

AS PÉROLAS - 4/5

Uma mistura dos contos "A Chave" e "Eu Era Mudo E Só". É um bom conto.

O MENINO - 5/5

Muito bom mesmo hahaha. Um garoto vai com a mãe ao cinema e acaba tendo que lidar com a traição da mesmo para com seu pai.

Meus favoritos foram:

Tô chocada com isso

Eduardo Rockwell 31/07/2022minha estante
Eu também... ?

Bernal 13/08/2022minha estante
Meu deus, deixar o pai morrendo em casa para ir a um baile carnavalesco significa nada de relevante para você?

Eduardo Rockwell 14/08/2022minha estante
Sim, o pai estava morrendo, e ela queria ir pro baile. Mas o racismo no conto me tirou todo o encanto, toda a importância do pai não foi nada comparado ao tratamento que a mimada da filha dava a empregada.

Nathalia184 29/07/2022

Primeiro contato com a escrita da Lygia e me apaixonei.

Nestes contos, temos contato com personagens extremamente humanos lidando com diversas situações diferentes. A escrita é carregada com algo poético e lindo.

Fabi 28/07/2022

Nessa coletânea de 18 contos é impossível não se sentir surpresa com um final inesperado, em dúvida se entendeu direito o que aconteceu, pensativo e impressionado em como a autora, quando escreve como narrador masculino, se personifica tão bem. Sensível, duro, impactante. Merece tanto os prêmios que recebeu.

@Estantedelivrosdamylla 27/07/2022

Lygia. Perfeita. Zero defeitos.
A primeira vez que li uma obra de Lygia foi seu romance "Ciranda de Pedra", e gostei muito da escrita da autora. Agora, resolvi ler seus contos.

Tive o prazer de ganhar a obra dos contos da Lygia, e iniciei pela leitura de "Antes do baile verde". Que magnífico.

Um livro melancólico, as vezes denso, mas nunca pesado. A forma como a autora escreve os contos me encanta. Queria ter a habilidade de começar uma história como ela começa, de uma maneira sutil, que te envolve, te pega de um jeito e não te solta até o desfecho.

Desde o primeiro conto não dá para saber sobre o que ela vai falar a partir do início, mas depois a história surpreende muito. Há contos macrabos, que me fizeram ficar vidrada. Enquanto outros, a maioria, traz a melancolia da vida, dos relacionamentos, do que a gente espera do outro, do que os outros esperam de nós, e do que nós esperamos de nós mesmos.

Amor próprio, autoestima, relacionamentos, tudo isso que predomina nos contos e que nos deixam de cara com os desfechos.
Enfim, um livro que vale demais ser lido.
Alê | @alexandrejjr 27/07/2022minha estante
É, provavelmente, o maior livro de contos da literatura brasileira.

Bia 25/07/2022

A cada conto somos convocados a adentrar aos diferentes mundos de Lygia. Sentimos as sensações, os cheiros, a densidade do ar, os desejos que se ocultam nas palavras, nos gestos e nos acontecimentos simples, mas cheios de significados que vamos testemunhando ao longo das páginas. Cada leitura nos convida a um mergulho e nos leva a um silêncio desconcertante, a um retorno reflexivo à experiência que acabamos de ter: será que perdi alguma coisa? É isso que entendi? O que ela quer me dizer? Impossível terminar o livro sendo a mesma, ainda que a leitura não seja a mais leve e agradável, vale a pena o risco. É daqueles livros que vale a pena ler.

Sarah.Santana 23/07/2022

Muitas histórias originais e interessantes
Gostei bastante das histórias, todas elas e para mim é dificil escolher uma preferida ja que são todos contos bem diferentes um do outro, gostei bastante dessa variação e a forma como cada conto começa sutil e inocente e vai tomando corpo e ficando mais instigante a cada página, até chegar a desfechos as inimagináveis, que hora me deixaram surpressa, hora perplexa, triste, e até pensativa. Maravilhoso!
01/01/1967 30/07/2022minha estante
e

205 21/07/2022

Não sou muito acostumada a ler livros de contos mais esse foi muito interessante, pretendo ler mais livros assim. O que me intreteu tanto foi a diversidade de contos , uns mais diferentes que os outros e esse livro é muito bom de ler , ele tem uma leitura fluida e é rápido de se ler.

Luiza 07/07/2022

Despretensioso e imaginativo
Amei a simplicidade do livro. Os contos são escritos tão despretensiosamente, pelo menos na superfície, mas alguns deles têm tantas coisas que ficam ali nas entrelinhas ou simplesmente ficam a cargo da imaginação do leitor. São fragmentos do cotidiano, as vezes um pouco distantes da realidade, que não tem um começo, meio e fim definidos. E isso traz uma experiência muito gostosa de ler e imaginar o prelúdio e o que acontece depois do conto. E os contos "Venha ver o por do sol", "os objetos", "a caçada", "o jardim selvagem", e "o menino" são fenomenais, meus favoritos.

gabriela cardoso 03/07/2022

antes do baile verde
lygia fagundes telles tem uma maneira de escrever que nos cativa a cada palavra, me encontrei presa em seus contos e devorei cada história. "antes do baile verde" foi meu primeiro contato com essa autora e foi uma experiência maravilhosa do início ao fim.

dani 02/07/2022

Espetacular
Estou simplesmente embasbacada com a escrita dessa autora. A cada conto lido eu achava que era meu preferido, até começar o seguinte?

Isabel 20/06/2022

Quero ler mais da Lygia pra ontem, os contos são em sua maioria excelentes, e nenhum chega a ser decepcionante.

Danilo 18/06/2022

Estreia de Lygia, livro com muita tristeza e profundida. Naturalmente, alguns contos se destacam, mas todos possuem altíssima qualidade.

Martony.Demes 15/06/2022

Antes do baile verde, de Lygia Fagundes. É um livro de contos da autora que aborda diversos temas: dramas, relacionamentos, família, traumas entre outras coisas.

Entre tantos tem: o venha ver o por do sonho, um conto mais macabro; Verde lagarto amarelo, trata de relacionamento familiar;
O menino, as pérolas, antes do baile verde entre outros!

Cada conto tem uma história bem peculiar ou intrigante! E tem também alguns mais simples sem tanta emoção. O espectro de história de Lygia sempre atinge picos em sua maioria!

Não da para falar detalhadamente de todos! São curtos e dá para singrar rapidinho por eles!

Ronaldo Thomé 02/06/2022

"Green is the colour of her kind"(...)
Sensacional!

Um dos poucos livros lidos neste ano, que você pode ler, do começo ao fim, sem interrupção, esta clássica coletânea faz bonito e vale cada minuto do tempo que você despende com ela. Um clássico, de uma das nossas maiores autoras do século 20, que nos deixou recentemente. A experiência foi, no caso, parte de uma bela leitura coletiva, promovida também pelo canal da Tarcila (o projeto ainda está em andamento).

Lygia foi uma grande escritora, que nos deixou recentemente (em abril de 2022). Era menos conhecida e badalada que Clarice Lispector, da qual foi amiga, e de Hilda Hilst, que foi redescoberta nos últimos anos. No entanto, foi uma das mais premiadas e relevantes escritoras do século 20 no país.

Lygia constrói personagens profundamente humanos, carregados de contradições - raiva, amor, medo, desejo são apenas algumas das sensações que ela faz você sentir junto com o personagem conforme as histórias avançam. A literatura de Lygia também chama a atenção por dois motivos. O primeiro é o final em aberto, em que geralmente nos vemos imersos numa situação imprevista, misteriosa; a autora se vale de sonhos, pesadelos, momentos na escuridão e muitos outros para mostrar situações em que o inesperado lança o ser humano na perda de controle e racionalidade. O segundo é a inserção desses elementos num contexto que mescla os limites do fantástico com o real.

Se você não leu ainda essa obra, prepare-se para grandes surpresas e viradas fantásticas nessas histórias, em contos incríveis que vão do melodrama ao terror em poucas páginas (Meia Noite em Ponto em Xangai), trazem poderosos efeitos cômicos (As Pérolas), flertes com o slasher (O Jardim Selvagem), horror psicológico (A Janela)... Mas, se você não conhece nada da autora, abandone essa resenha agora mesmo e leia o clássico absoluto Venha Ver o Pôr do Sol - um dos MELHORES textos de suspense já escritos em língua portuguesa. Valeu por tudo, Lygia!

Indicado para: conhecer o que de melhor se produziu em literatura contemporânea no Brasil.

Nota: Lygia é uma escritora tão incrível que até a nota 10 é injusta!

Dica: leia assistindo os belos vídeos da Vra Tatá! É sempre bom ouvir uma artista dar sua visão sobre outra: https://youtube.com/playlist?list=PLV5mb7wzGSTAa4Whv1RFziwSHFetnYnAS