Antes do Baile Verde

Antes do Baile Verde Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Antes do Baile Verde

Jade 26/12/2022

Para você pensar
Adoro contos e crônicas, o livro são várias histórias muito interessante e escritas de forma muito perfeita, que combina com cada situação. Surpreendente que a história que é o título do livro, é a menos memorável para mim.

Mona 17/12/2022

Esse foi o segundo contato que tive com a Lygia Fagundes e apesar de ter gostado mais dos contos do outro livro que li os desse não ficam muito atrás não. Sério, se você nunca leu nada dessa mulher, se dê esse presente, por que ela escreve de uma forma muito bonita e única. Vai valer a pena, eu juro!

Yasmin.Acsa 16/12/2022

Antes de todos, nós mesmos
É indescritível a habilidade que Lygia tem em fazer com que pequenos detalhes sutis se tornem o alimento que nutri o seus contos.
Casa história, cada personagem, de uma forma geral tudo parece muito comum e é exatamente por isso que eles penetram profundamente em nossos pensamentos trazendo um sentimento de algo familiar.
Se tem uma coisa que mais me chama atenção nos contos é que diversas vezes, assim como no nosso dia a dia, o lado mais profundo das pessoas é maquiado com "formalidades" ** sociais, tornando tudo muito artificial e tudo muito feito para o mundo das aparências. Traições, ciúmes, exaustão, incegurança, medo... Ocultamos isso diariamente em busca do habitual perfeccionismo; não se pode mostrar sua verdadeira forma porque já está tendo que estar dentro da "forma" pronta que a sociedade cria para nós.
"Todos nós queremos seguir sonhos vis e os encobrir", foge um pouco do assusto mas essa é uma parte da letra "Vogel im Käfig" versão em português, acredito que esse trecho se encaixe perfeitamente no contexto dos contos de Lygia, da qual precisamos ocultar nossa própria natureza à merce do medo da aceitação social.
Contudo, vemos nestes contos este lado obscuro dos personagens, lados esses que conseguimos enxergar além das aparências, penetrando o coração de cada um deles. Isso é o que os torna muito íntimos e emocionantes.

edifícioesplendor 15/12/2022

Impecável, como sempre
Impossível ler um conto da Lygia e não pensar mais nele. Gostei de todos os contos e quero reler alguns, principalmente os que são conectados - achei muito legal como todos podem ser entendidos individualmente, mas alguns contos podem ser vistos sob uma nova perspectiva quando você lê os outros.
Apesar do título ter algumas ligações com vários contos, achei que o Baile Verde teria mais destaque neles ou que seria mencionado em mais de um momento, o que não aconteceu, mas tudo bem.
As histórias são todas impactantes, devo ter levado uns 15 minutos pra processar alguns contos até poder ler outros. Enfim, 5 estrelas.

Sammy 14/12/2022

É incrível como a autora se destaca em cada conto, trazendo sempre algo especial em sua escrita! Lygia simplesmente fez deste livro algo grande da literatura, com uma escrita gostosa e bons contos!

Henry.Davy 11/12/2022

Antes do baile verde e sua imensidão
É incrível como praticamente todos os conto deste livro tem algo único, algo especial e abordam diversas visões de mundo, o ser humano nesse livro também é destrinchado de maneira sublime, mostrando e desenvolvendo diversas facetas.?

Leandra.Oliveira 09/12/2022

Vou fazer muitas releituras dos contos
Eu gostei bastante do compilado de contos alguns eu não entendi muito bem o contexto outros eu amei e tiveram finais que me pegaram de surpresa, é um livro ótimo e com uma escrita linda e fluida foi um achado que eu tive na casa da minha tia ainda bem que eu peguei antes que pudessem joga lo fora.

GiuLaganá 07/12/2022

Antes do Baile Verde e de outras coisas também
Primeiro livro da alugo que leio e adorei. Os contos são muito bem escritos e me prenderam do começo ao fim.
Leitura fácil no começo, mas que durante o desenrolar da história, vai ficando profundo e carregado de significados.

Carolina 05/12/2022

Lygia?
foi a minha primeira leitura(que eu lembre) de lygia e eu simplesmente amei, os contos são muito bons, alguns me surpreenderam com o final (o conto do cara que deixa a ex-namorada trancada no jazigo do cemitério pra morrer), enfim já quero ler mais lygia!

Ludmila 04/12/2022

É impressionante a humanidade exacerbada em cada personagem, essa habilidade a Lygia tinha de sobra. Em todo conto a gente lembra de alguém ou relete sobre nossos pensamentos e comportamentos.

Diego Rodrigues 25/11/2022

A comédia (e a tragédia) humana do cotidiano
Um dos maiores nomes da nossa literatura, Lygia Fagundes Telles nasceu em 1918, na cidade de São Paulo. Vencedora de prêmios como o Jabuti e o Camões, a "dama da literatura brasileira", como é conhecida, integrou a Academia Brasileira de Letras e foi a primeira mulher brasileira a ser indicada ao Nobel de Literatura. Sua obra é marcada por temas como a morte, o amor, a loucura, o medo, o fantástico e a análise da condição humana. Nos anos 70, se consagrou ao publicar algumas de suas mais aclamadas obras, como "Antes do Baile Verde" (1970), "As Meninas" (1973) e "Seminário dos Ratos" (1977). Lygia também foi um dos principais expoentes do pós-modernismo brasileiro. Faleceu em abril de 2022, com incríveis 103 anos, de causas naturais. Mas seu legado permanece, Lygia vive...

"Antes do Baile Verde" era apenas um conto quando, em 1969, rendeu a Lygia o Grande Prêmio Internacional Feminino para Contos Estrangeiros de Cannes, na França. Surfando na onda, a editora, que não era boba nem nada, aproveitou a oportunidade para lançar, no ano seguinte, um compilado de contos que levava o mesmo nome. Nascia então a primeira edição deste livro. Desde então, a obra passou por diversas modificações em sua composição até ganhar uma edição definitiva, organizada e ordenada pela própria autora. Em sua versão final, o livro traz dezoito contos e cobre um período de vinte anos (1949-1969) da nata da produção literária de Lygia. São narrativas curtas que investigam o que há por baixo da fina camada de verniz que reveste o cotidiano. Relacionamentos em crise, conturbadas relações familiares, casos extraconjugais, solidão, amor, loucura e tudo o que ronda nosso dia a dia e compõe a vida, mesmo que às vezes escape da nossa percepção.

Aqui não temos personagens heroicos ou grandiosos, os contos são protagonizados por tipos comuns, típicos brasileiros: amantes em desarmonia, músicos frustrados, prostitutas, caminhoneiros, jovens ávidos e idosos solitários. E o desenlace está no que há de mais banal! Lygia não precisa lançar mão de nenhum grande acontecimento para fazer sua mágica acontecer, basta uma noite de carnaval, um antiquário, um bordel, um cemitério, uma mesa de bar ou um cinema, em qualquer cenário pode-se desenrolar a comédia (tragédia, em alguns casos) humana. Os contos são, em sua maioria, melancólicos e propensos a provocar pequenas crises existenciais. Lygia é muito sutil e suas "garras de veludo" podem atacar a qualquer momento, às vezes num diálogo, outras no desenlace final, quando a gente já achava que ia passar impune, mas sempre, sempre sem aviso prévio.

Já havia lido outra de suas coletâneas, "Seminário dos Ratos", e, apesar de ter gostado, confesso que não havia me arrebatado. Mas, tendo amigos que têm Lygia em alta conta, sabia que era só uma questão de encontrar o livro certo. E encontrei! Apesar de breves, as narrativas de "Antes do Baile Verde" ficam reverberando, ali, no inconsciente, e a gente se pega a todo instante relembrando, às vezes até tendo uma nova compreensão tardiamente, como se o conto nunca terminasse. Ler Lygia é realmente uma experiência única (e altamente recomendada). A edição da Companhia das Letras conta ainda com posfácio de Antonio Dimas, uma carta de Drummond endereçada a autora e outros textos. Material que não só deixa a leitura mais imersiva, como ajuda a contextualizar a obra de Lygia Fagundes Telles dentro da nossa literatura.

site: https://discolivro.blogspot.com/
@quixotandocomadani 26/11/2022minha estante
Demais a sua resenha. Acho que o livro te inspirou rs deu pra sentir o quanto vc gostou desse livro. Acho até que vou começar a ler Lygia por esse! ??

Diego Rodrigues 26/11/2022minha estante
Obrigado, Dani! E acredito que iniciar por esse seja um bom caminho para começar a ler Lygia.. Vc vai gostar!

Luana.Iannone 22/11/2022

Lygia é a melhor que temos
acho que eu penso em um dos contos de "antes do baile verde" pelo menos uma vez por dia desde que li esse livro. me marcou muito.

Kérolin 21/11/2022

Todos os contos dessa coletânea são de altíssimo nível
Melhor coletânea de contos que já li, não tem um conto regular, são todos ótimos. Até aqui só tinha lido os romances da Lygia, que inclusive, eu adoro, mas a Lygia contista me ganhou ainda mais.

"Verde lagarto amarelo" e "venha ver o pôr do sol" são inesquecíveis.

Aquela que tá olhando pro céu 21/11/2022

Fragilidade e força das relações
Antes do Baile Verde é um livro de contos de Lygia Fagundes Teles. Ela mesma escolheu a dedo seleção de textos que iriam fazer parte deste apanhado, e eles foram colocados em ordem decrescente no que diz respeito o tempo cronológico: os últimos escritos foram os primeiros.

Ao pensar em cada conto e tentar ver o fio condutor de todas as narrativas, percebi que, de uma forma ou outra, o principal tema tratado nos pedaços de histórias é a fragilidade das relações humanas. Os recortes aqui escritos são muito sensíveis e verdadeiros, cada um com uma personalidade diferente, emanando emoções específicas.

Todas elas falam sobre algum ponto de um relacionamento onde é tudo ou nada; onde os sentimentos e atitudes são postos à prova e a verdade, ainda que dura, é revelada. A narrativa é cirúrgica e precisa, levando o leitor nesta viagem dentro do cotidiano dos personagens retratados.

O único que foge à regra é "a caçada", mas podemos interpretar a interação com o desenho e os personagens como relações, também, frágeis.

A escrita de Lygia é muito bonita, agradável de se ler e interessante. A maneira com a qual ela descreve os objetos é minuciosa. O mesmo se dá com os personagens humanos e seus pensamentos. Os tons variam, mas a beleza é preservada em cada um.

juderezende 15/11/2022

Lygia sendo Lygia
Apesar de não ser a maior fã de contos, sou extremamente fã da Lygia. O jeito como ela escreve me da certo conforto, eu me sinto transportada para a época qual ela viveu, consigo ouvir uma valsinha brasileira ao fundo, sempre que leio Lygia Fagundes Telles.
Apenas para não perder o costume de falar mal, vamos lá... alguns contos (os quais eu não lembro agora) eu realmente não entendi o propósito. E sobre o do título, Antes do Baile Verde, eu esperava mais.