Antes do Baile Verde

Antes do Baile Verde Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Antes do Baile Verde

joara 17/01/2023

Primeira vez lendo Lygia Fagundes
No começo achei um pouco estranho a leitura de contos porque não estou acostumada com esse formato. No entanto, a forma da Lygia de escrever prende o leitor e faz com que ele queira devorar o livro em uma sentada. Ela começa com coisas muito banais e, a partir daí, vai aprofundando em dilemas dos personagens. Não decorei o título dos contos que li, mas gostei bastante de alguns. Achei muito bonita a homenagem de amigos íntimos da autora no final da obra, sendo um deles o Carlos Drummond de Andrade. Com certeza lerei mais Lygia.

Derso 15/01/2023

Desculpe pelo final, escrevi na emoção
É dificil escrever uma resenha satisfatória pra determinados livros, por mais que haja esforço fica uma sensação de que algo está faltando, posso atribuir isso a uma serie de motivos que podem ou não servir de justificativa pra evitar falar sobre a referida obra e ficar contente em avalia-lá nessa plataforma. Mas, algumas escritoras carrega uma força em seu trabalho que algumas estrelas não daria conta de sua grandeza, mesmo que o que for dito não esteja aos pés de sua obra ainda assim sentimos a obrigação de falarmos sobre... Lygia Fagundes Telles é certamente uma delas, aqui tento dar minha singela contribuição a discussão a um livro dessa que nos deixou em 2022 e acabamos herdando seu trabalho que enche orgulho.
Composto por 18 contos (edição da "companhia das letras"), o livro nos faz encarar a densidade de nossas emoções, frequentemente os personagens enfrentam sentimentos que não são expressas em palavras cabendo aos leitores experimentar as sensações, seja aflitiva ou melancólica, que trazem, aqui quero destacar os 4 primeiros contos que acho que tem tudo a ver com que escrevi. O primeiro conto, "os objetos", resume bem isso, acompanhamos uma cena de um casal em desarmonia, Lorena e Miguel, que no passado já foram felizes mas que no momento enfrentam problemas no relacionamento. A narrativa construída quase toda em diálogos faz um interessante estudo de personagem, enquanto Miguel tenta chamar a atenção de sua companheira esta parece tratá-lo com indiferença; já adianto pra prestarem atenção aos objetos que a autora vai pontuando pois eles exercem muita influência ao dizer o que cada um dos personagens está sentindo.
Em "verde lagarto amarelo" Eduardo decide fazer uma visita ao seu irmão Rodolfo, o que era pra ser um momento de felicidade na verdade é são horas e horas de sofrimento, pois aí há questões mal resolvidas entre os dois. O conto é narrado por Rodolfo, e é aí que mora parte da graça do conto, pois só temos o ponto de vista de um dos irmãos, deixando a impressão de que o outro não sabe o que tá fazendo seu irmão sofrer, isso justifica o fato do texto não ter grandes momentos de discussão, brigas acaloradas ou qualquer coisa do tipo, pois sofrimento é interno e aí já vemos um dos temas presentes no livro, a subjetividade. Percebemos aqui a escrita cuidadosa Lygia, pois cada palavra cria imagens ilustrando a intensidade das emoções de Rodolfo.
No "apenas um saxofone" uma mulher idosa e rica tem tudo o que deseja, nenhum bem material falta, um homem idoso a sustenta, tem um caso com um jovem, e um homem espiritual que aparentemente também tem um caso... Mas, ela se sente incompleta, vive com a lembrança constante de um saxofonista que foi o grande amor de sua vida cujo o término ela nunca superou. Parece uma história digna de filmes românticos dos de 1990, e aí é que mora a genialidade de Lygia Fagundes Telles ela aproveita esse gancho pra fazer uma reflexão sobre o tempo e a memória, o tempo pra alguns acaba sendo um inimigo pois com ele vem as mudanças no nosso corpo e cabe nós meros mortais aceitar ou não essas mudanças, afinal o que nos resta é revermos nosso passado e refletirmos sobre ele, por fim entendermos que alguns erros que cometemos podem não ter mais mais volta, os bons momentos que poderíamos ter usufruído vai ficar na nossa imaginação, aqueles que de fato vivenciamos vai ficar na nossa memória.
"Helga" nos conta a história Paul Karsten, um homem nascido no Brasil mas que tem ascendência alemã, ele tem o costume de passar as férias de passar as férias na Alemanha e é numa dessas idas que estoura a segunda guerra mundial, Paul se alista no exército alemão e após o fim da guerra é visto como traidor do Brasil, então acaba não podendo voltar sua terra natal; se instala em Dusseldorf e pra sobreviver começa a vender produtos contrabandeados, lá ele conhece a Helga do título.É interessante a forma como a autora resolve trabalhar a questão da traição e da culpa , como estão direcionados a uma questão que talvez interesse só no âmbito individual mas se tratando do coletivo percebemos que a questão da traição e culpa devia estar direcionada pra um assunto ainda mais delicado.
É dificil descrever a saudade que Lygia Fagundes Telles deixou pra nós literatos, pra quem acompanhou a sua carreira sabe a perda inestimável que tivemos, pra nos consolar tivemos a sorte de termos tido uma das grandes artistas nas letras. Enfim, termino essa resenha agradecendo tardiamente a essa grande artista das letras, por ter proporcionado pra mim as melhores experiências literárias que tive, sei que seu trabalho servirá de inspiração a quem souber valorizá-lo.

Natan.Bruno 15/01/2023

UM LIVRO DE CONTOS PARA LEVAR PARA TODA VIDA
Se pudesse daria mais que cinco estrelas, daria mil!
Um livro de contos profundos e instigantes que a autora faz, sua escrita enigmática faz cada conto ser únicos e incríveis. Super Recomendo!!
Meus contos favoritos são:
* A CEIA
* VENHA VER O PÔR DO SOL

victoria 14/01/2023

Literatura brasileira bem exercida
O livro é muito bom!!!! Tem alguns contos que não são nada uau, mas os que são, compensam pelos outros!!! Teve 2 contos que já assisti adaptações quando era criança e agora lendo o livro fiquei em êxtase pois as histórias são tão marcantes que mesmo tendo passado vários anos eu ainda me lembro!! ?

claraclarice 14/01/2023

Não sou muito fã de contos , mas a Lygia fez um trabalho impecável aqui , é tudo tão perfeitinho ,vários contos bem curtinhos que vc pode ler antes de dormir ,quando acordar, e não te cansa de jeito nenhum , só te faz querer ler mais e mais .O bom desse livro é que ele vale para qualquer momento da sua vida (li quando estava cheia de pensamentos ruins mas ele me fez esquecer).
Então eu recomendo muito, principalmente para quem quer esquecer por um momento da sua vida e focar em outros assuntos que não te irritam ou te intristecem.
Amei.

????Estrelas pq Lygia é perfeita, escrita é perfeita, e os contos são perfeitinhos . 4 pq não gostei de alguns (foram no máximo uns 3, pq o resto e perfeito.

Yasð¹ 13/01/2023

Gostoso de ler
Uma delícia de livro.

Contos maravilhosos e muito desconexo uns dos outros é como ler 10 livros em apenas um.

Tai 13/01/2023

Antes do baile verde
Uma leitura fora da minha zona de conforto, não sou muito de ler contos esse deve ser o segundo livro de contos que li na vida. O meu favorito desta coletânea foi "Venha ver o pôr do sol"

Lele 10/01/2023

Que livro incrível
Lygia nesse livro nos convida a conhecer dezoito histórias e mesmo que sejam poucas as páginas de cada conto a profundidade e o sentimento que é passado para o leitor é inexplicável.

Lygia sabe muito bem como conduzir uma história com uma linguagem fácil de ser entendida sem deixar de ser poética e certeira.

Foi incrível começar o ano com esse livro. Posso dizer que me tornei melhor amiga dessa mulher.

maju 05/01/2023

Incrível
"Antes do baile verde" é considerada a melhor obra da autora Lygia Fagundes Telles e não é à toa. O livro é composto por uma série de contos, cujos assuntos variam de suspenses à casos cotidianos, mas tudo é escrito de uma forma tão bela e bem feita que te faz ter vontade de ler todos os livros da autora.
Como todos os contos são bem curtinhos, a leitura é muito fluída e fácil.
Estou simplesmente apaixonada pela escrita da Lygia e com certeza virou um dos favoritos do ano e da vida.

Carolina 05/01/2023

?Sei que a solidão as vezes é dura de aguentar, mas se é difícil carregar as solidão, mais difícil ainda é carregar uma companhia.?

Bruna 31/12/2022

Antes do Baile Verde
Primeira leitura de algo da Lygia e consegui me surpreender mesmo já estando com as expectativas altas.
Uma escrita deliciosa, personagens muito bem escritos em tão poucas linhas, contos muito interessantes.
Amei!

Lidiane 30/12/2022

Meu segundo contato com a autora e gostei muito, a escrita e magnífica e de uma sutileza que me deu vontade de ler outros livros dela. Recomendo.

Michela Wakami 30/12/2022

Esse livro contém 18 contos, nos quais gostei somente de 6.

A chave

Um chá bem forte e três xícaras

O jardim selvagem

Venha ver o pôr do sol

Eu era mudo e só

As pérolas
Alê | @alexandrejjr 08/01/2023minha estante
Quais foram os seis, Michela?

Michela Wakami 09/01/2023minha estante
Alê, foram: A chave, Um chá bem forte e três chácaras, O jardim selvagem, Venha ver o pôr do sol, Eu era mudo e só e As pérolas.
Você já leu ?

Meu Skoob está bem maluco esses dias e o seu ? ?

Alê | @alexandrejjr 09/01/2023minha estante
Já li sim, Michela. É um dos meus livros favoritos, inclusive. E sim, o Skoob segue muito maluco. ?

Michela Wakami 09/01/2023minha estante
Quero ler mais livros dela esse ano. Que legal, que você gosta muito desse.

Skoob ?

jhdep 28/12/2022

Amor & moral: o simples misterio de Lygia
Lygia era uma das autoras mais carismáticas, irreverentes, elegantes de nossa literatura. Exímia contista, nesse primeiro compilado de histórias curtas temos aquele tratamento sensível e minucioso da autora a partir dos mais diversos temas, sempre balizado pelo fluxo de consciência e pelos seus finais aparentemente inconclusos, que permitem que a autora possa estabelecer a relação de cumplicidade que ela tanto valorizava com seu leitor, permitindo que ele participe da construção da história através da imaginação. Alguns temas como o relacionamento entre um homem mais velho e uma mulher mais nova, as implicações morais, afetivas e físicas que derivam desses são recorrentes. É a primeira vez que Lygia traz o insólito, o suspense, no famoso conto "Venha ver o pôr do sol" inspirado por Poe, que marcará sua obra dali pra frente.

Destaque para: "Apenas um saxofone", "Venha ver o pôr do sol" e "Verde Lagarto Amarelo".

Obs: o livro não foi lido nessa edição, e sim no compilado com todos os contos da autora. Porém, decidi resenhá-los separadamente ao longo da leitura.