Antes do Baile Verde

Antes do Baile Verde Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Antes do Baile Verde

mwahgeo 13/02/2023

Apenas contos bons
Nunca tinha lido nada da Lygia, e estou tão feliz por conhecê-la através desse livro. cada conto é único, tem sua particularidade e leveza, é uma coletânea adorável. ?Eu era mudo e só? e ?As pérolas? são os mais sensacionais. espetaculares e facílimos de ler. é visível a habilidade natural da Lygia com as palavras, elas falam uma língua só.

Gustav.Barbosa 12/02/2023

Como passar tanto tempo sem ler Lygia? Também não sei, apenas me arrependo de não o ter feito muito antes. Telles tem todo o mérito de ser chamada de a Dama da Literatura. Seus textos delicados e sutis à primeira vista não deixam de encerrar uma compreensão profunda e algo desconcertante sobre a vida.
Ela escreve daquilo que é uma das maiores angústias de um ser social como o humano: o medo de se sentir só. Como disse Carlos Drummond, "sua grande força parece estar no psicologismo oculto sob a massa de elementos realistas, assimiláveis por qualquer um."
Lygia Fagundes é a dama que contorna as emoções humanas e as aprisiona vivamente numa epopéia de palavras, frases, cenários e personagens. É como a tapeçaria do conto A Caçada. Olhamos e nos convencemos. Nós estivemos alí.

ticinhachan 12/02/2023

É Lygia, não é você, sou eu
Estou tentando terminar esse livro desde 2021 e quando retomei esse ano, decidi começar tudo pelo início. Percebi que eu adoraria ler um romance escrito pela Lygia, mas que o formato de contos não me agrada muito. É o tipo de leitura que não me prende e que não me faz ter motivação de acabar com o livro. Já abandonei outros livros de contos e acho que já aprendi minha lição...

Sobre o livro, vão ter contos muito bons, contos medianos e contos que não gostei. É o risco que se corre nesse formato literário. Mas é uma leitura fluida, simples, cheia de reviravoltas, com descrições muito ricas. Lygia fala sobre muitos tipos de situações, relações e personagens. É um bom livro, mas eu não teria interesse em reler tão cedo.

Beatriz Moura 10/02/2023

Incrível
Todos os contos são maravilhosos. Melhor do que eu esperava. Meu primeiro livro da autora e já estou ansiosa pros próximos!

10/02/2023

Contos favoritos: Os Objetos, Apenas um Saxofone, Helga, Antes do Baile Verde, A Janela, A Ceia, Eu Era Mudo e Só, As Pérolas, O Menino.

michelyvogel 08/02/2023

Incômodo e delicioso. O cotidiano narrado de forma impecável e genuína. Cada final um sem fim, bem no sentido entendedores entenderão. Adorei

Síntique 07/02/2023

Sentimentos ocultos
Brilhantes contos!!! Te enredam e envolvem, fazem você questionar e sentir, tudo velado e claro ao mesmo tempo. Sem palavras pra descrever. Adorei. Leiam!

pedrao_gabriel 06/02/2023

Um espetáculo
Li esse livro na coletânea "Os Contos", que trazem 6 livros e alguns alguns contos de Lygia.

Antes do Baile Verde é a primeira obra que aparece, sendo meu primeiro contato com a autora, que não poderia ser melhor. Cada história é desenvolvida com paciência e rica em detalhes, ambientando muito bem as cenas. Além disso, cada personagem tem a sua
complexidade e todo final tem uma reviravolta.

Achei Os Objetos, Verde Lagarto Amarelo, Apenas Um Saxofone, Antes do Baile Verde, A Janela e Natal Na Barca os melhores do livro. Ansioso pelas próximas leituras!

Paula.Costa 05/02/2023

Comecei a leitura desse livro um tanto apreensiva por não ter o costume de ler contos, pensei que estranharia essa forma de contar histórias e talvez, se fosse outro autor, tivesse realmente estranhado, mas Lygia faz com que qualquer leitura seja confortável, fluida! Que contadora de histórias espetacular!

Edilene Freitas 28/01/2023

Gostei muito da Lygia contista, a forma como ele escreve a história sem pressa, desenvolvendo o que realmente importa nas entrelinhas. Alguns contos não funcionaram tão bem pra mim, como o conto Meia Noite em ponto em Xangai. Porém, a coletânea é bem intensa e os desfechos dos contos são de deixar o leitor de queixo caído com a maestria da Lygia ao desenrolar uma história que sempre surpreende.

Márcia Almeida 28/01/2023

Vários livros em um só....
Meta de ler mais livros nacionais sendo iniciada com essa joia de livro.
Excelentes contos, e são histórias totalmente desconectadas umas das outras, é como ler vários livros em um só, recomendo!

lucasgsan 24/01/2023

Sedutor e fascinante
Diferente do romance, o conto é um formato de história mais curto, onde os autores precisam ser incisivos em suas escolhas narrativas, a conseguir seduzir o leitor e alcançar os efeitos pretendidos num espaço de tempo mínimo. Em “Antes do Baile Verde”, coletânea composta por 18 contos, Lygia Fagundes Telles alcança esse objetivo com maestria.

Leitora assídua de grandes contistas como Machado de Assis e Edgar Allan Poe, a autora consegue juntar o melhor deles com um toque de sua personalidade autoral, nos entregando contos belíssimos e fascinantes, que exploram o ser mais complexo existente - o ser humano. Vemos aqui contos com um quê de fantástico e de suspense, tratando de de assuntos diversos do cotidiano como o amor, a amizade, a traição, o adultério, o ciúme, etc. Somos fisgados pela incrível escrita de Lygia, que consegue provocar os mais diversos sentimentos ao longo da leitura dos contos. Muitos desses, inclusive, irão nos pegar completamente de surpresa e terão finais surpreendentes; por outro lado, outros contos terão finais em aberto - tornando o leitor e sua imaginação participantes ativos da história.

A arte de escrever boas narrativas curtas é para poucos e a nossa querida dama da literatura brasileira nos mostra que a domina com destreza! Meus contos favoritos desse livro foram: “Verde Lagarto Amarelo”; “Apenas um Saxofone”; "Antes do Baile Verde"; "Venha Ver o Pôr do Sol"; "Natal na Barca" e "O Menino". Vale demais a leitura!!

Xuneor 23/01/2023

Simplesmente, Lygia!
Que escrita sensacional!

Nesse livro de contos, minha primeira experiência com a Lygia, ela explora de várias maneiras as mais variadas características das relações humanas.

Todos os contos são sensacionais, recortes instigantes da vida dos personagens, que às vezes não precisam nem de nome e nem de lugar para estarem.

Os finais em aberto tornam a leitura ainda mais instigante, porque tudo se torna uma possibilidade, e, no fim das contas, o leitor escolhe o final que mais lhe agrada ou que convém com a história.

A meta era ler um conto por dia e revezar com a faculdade... mas não consegui largar, li em 3 dias, é viciante, cada conto lido te dá ainda mais vontade de ler o próximo.

Lygia é fantástica, lerei mais!

Carla.Ligia 18/01/2023

Leiam a Lygia pelamordedeus
Gebte, se eu falei mal de contos, me perdoem, eu era xóven e não entendia nada, kkkkkkkk
Livro impecável, so um cobto eu fiquei assim: ué? Logo disse: ah, tá! Minha meta era um conto por dia, até li o primeiro e fiquei uns dias sem ler, mas quando peguei o livro ontem não pude mais parar.
Sério, leuam!

Cassi 17/01/2023

Um convite para além da superfície
Eu já iniciei o livro sabendo que daria 5 estrelas simplesmente por ele conter o conto "apenas um saxofone" que foi o responsável por meu encanto pela Lygia.
Os contos desse livro são excelentes, tratam de questões e dilemas da existência humana. Os finais de cada conto me deixaram geralmente intrigada! Uns contos falam de abandono, outros de preconceitos, uns de sentimentos. A questão que mais gostei é essa reflexão sobre enxergar além da superfície, sempre tem algo mais profundo em cada personagem.
Concluo com um trecho do conto Apenas um saxofone:
"Anoiteceu e faz frio. ?Merde! voilà l?hiver? é o verso que segundo Xenofonte cabe dizer agora. Aprendi com ele que palavrão em boca de mulher é como lesma em corola de rosa. Sou mulher, logo, só posso dizer palavrão em língua estrangeira, se possível, fazendo parte de um poema. Então as pessoas em redor poderão ver como sou autêntica e ao mesmo tempo erudita. Uma puta erudita, tão erudita que se quisesse podia dizer as piores bandalheiras em grego antigo, o Xenofonte sabe grego antigo. E a lesma ficaria irreconhecível como convém a uma lesma numa corola de quarenta e quatro anos".