Antes do Baile Verde

Antes do Baile Verde Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Antes do Baile Verde

João Pedro 08/12/2023

Arte da melhor
Essa foi uma das boas leituras de 2023 e eu não poderia deixar virar o ano sem falar dela. Conheci Lygia Fagundes Telles só depois de 2020, quando passei a diversificar mais as minhas leituras, ler mais clássicos e buscar por autores que nunca havia lido. Conhecida como "a dama da literatura brasileira", ela é uma autora muito enaltecida por seus contos, mas a minha primeira experiência com sua obra foi o romance "As meninas".

Já ali me encantei com a capacidade polifônica de Lygia, ao criar narrativas tão distintas que parecem ter saído de mentes diferentes. Isso se confirmou com "Antes do baile verde", uma coletânea de dezoito joias literárias em formato de contos. Meu conto favorito é "Natal na barca", que muito me emocionou (recomendo até mesmo sua leitura com a proximidade do Natal).

Como escreve Drummond em carta endereçada à Lygia, que integra a edição da Companhia das Letras, "quem quer simplesmente uma estória tem quase sempre uma estória. Quem quer a verdade subterrânea das criaturas, que o comportamento social disfarça, encontra-a maravilhosamente captada por trás da estória. Unir as duas faces, superpostas, é arte da melhor. Você consegue isso".

Lestat da Ursal 06/12/2023

Antes do baile verde
Já conhecia alguns dos contos dessa coletânea e adorei ler o restante deles. Lygia é uma escritora fenomenal e toda a construção e ambientação desse contos é perfeita, conseguindo não só prender a atenção do leitor, como tando nos trazendo um sentimento de imersão na história.

Gostei bastante do conto que leva o nome da coletânea, mas atualizei com sucesso a lista dos favoritos com Venha ver o pôr do sol e O Jardim Selvagem que conquistaram um lugar de destaque junto com A Caçada que segue sendo o meu preferido.

danisnilo 21/11/2023

Esta resenha é uma carta de amor a Lygia Fagundes Teles
A escrita de Lygia é envolvente e mexe em lugares muito estranhos de ser humano. Tem um pé no fantástico e outro na realidade. Mas fantástica mesmo, por inteira, é sua habilidade de costurar as palavras.

É comum em livros de contos a qualidade oscilar. Além do gosto pessoal do leitor de se atrair em maior ou menor grau por cada texto. Antes do Baile Verde burla essa característica. Dá pra perceber o trabalho de curadoria que a obra passou ao longos dos anos. Todos os textos são lapidados, sem rebarbas.

Gostei muito, muito mesmo.
Melhor livro de contos que já li.

Rafa Freitas 16/11/2023

Uma lição de escrita
Gosta de escrever? Então absolva cada linha desse livro, devore letra a letra, pois é um modelo perfeito. Contos que as palavras são escolhidas com zelo. Lydia é amante dos detalhes, e me fez sentir a textura da fruta amarga que sua personagem colocou no céu da boca e varou com a ponta da língua. Genial!

batepapowall 05/11/2023

Como um jardim selvagem
Em o conto O Jardim Selvagem, a personagem Daniela é descrita como sendo um jardim selvagem. Achei que é também um bom jeito de eu caracterizar a leitura de Antes do baile verde.

Não costumo ler contos porque geralmente sinto que não há espaço o suficiente na história para que eu possa me sentir imergido nela. Mas o que encontro aqui é justamente o contrário: contos que transbordam vida para além de suas palavras. Que me deixaram pensando em suas inúmeras possibilidades e interpretações.

Dentre meus contos favoritos desta leitura, fui particularmente fisgado por Helga, Antes do Baile Verde e O Menino.

Adorei a leitura e mal posso esperar para reler Antes do Baile Verde.

Perdida_nas_Estrelas 26/10/2023

A Lygia é perfeita e ponto.
Finalmente pude ler o famigerado "Antes do baile verde", o conto que intitula o livro eu já havia lido e a leitura foi igualmente misteriosa pela segunda vez também. Agora reconheço o quão bom é essa obra, todo a fama faz jus, eu amo a Lygia e tudo que ela escreve. E sim, eu sou muito parcial, tudo que essa mulher escreveu eu aceitarei de bom grado.
Marquei muitos contos como muito bons e muitos como favoritados, como os contos "A caçada", "A janela", "O jardim selvagem", "O menino" e "Venha ver o pôr-do-sol".
A aura misteriosa e instigante é executada de uma maneira única pela Lygia, mas por trás dos contos, em sua maioria, há uma crítica em relação a uma sociedade de classe média-alta, da época em que Lygia mais experenciou.
Tudo é muito corriqueiro na escrita dela, coisas de interior, coisas de gente rica dos anos 90 para trás, as coisas das pessoas da capital paulista, é tudo muito verossímil em sua escrita. Tudo o que posso fazer é recomendar esses contos umas mil vezes para vocês!

Nathaliagcosta 24/10/2023

Que descoberta incrível foi Lygia!!
Falar que foi uma descoberta é no mínimo fora da realidade, já que estou falando de uma das maiores contistas da nossa literatura, mas o meu contato com Lygia foi tão intenso que sinto que foi uma descoberta, pois nunca tinha lido nada igual.

Minha experiência com a autora foi carregada de muita curiosidade, não só pela escrita dela, mas para saber quem é essa mulher, que escreve sempre envolta de tanto mistério e que escancara inseguranças e fragilidades humanas. Então comecei a consumir mais de Lygia. Entre entrevistas, podcasts, resenhas, cheguei a conclusão de que Lygia é realmente uma apaixonada por mistérios. E isso fica claro no desfecho de cada um dos contos, ela sempre deixa finais em aberto e inúmeras possibilidades para que o leitor imagine a sequência de todas essas histórias.

Os meus contos preferidos foram: Os objetos, Verde Lagarto Amarelo, Apenas um saxofone, O Jardim Selvagem e Natal na Barca. Grande partes dos contos, rondam discussões sobre relacionamentos e é muito bom ver Lygia destrinchar e questionar tantas coisas. Com certeza lerei mais obras das autora.

Mafe 22/10/2023

Lygia F. Telles vem me conquistando a cada nova leitura
Já faz um tempo que li esse livro e acreditem ou não mas ainda me pego lembrando de alguns contos, acho as capas dos livros da Lygia impecáveis e já quero ler outras obras dela.

Edkarl 19/10/2023

Que mulher, que contos, que livro
Perfeito. Que mulher inteligente, que escrita interessante, diferente de tudo que já li, amei mesmo, espero ler muito lygia.

Cocotinha 17/10/2023

O ron-ron da Lygia
É como se você estivesse tomando um susto, como tão derrepente surge entre as palavras apenas um detalhe que faz com que você fique ansiosa e faminta, querendo mais, muito mais.

mariana1335 12/10/2023

Encantador.
Contos que exploram vários aspectos da vida humana, muitos são surpreendentes e com diversos plots.
Escrita que desenvolve e prende o leitor até o final.

Vitória Marques 12/10/2023

Lygia Fagundes Poe e Lygia Fagundes Assis
Eu adoro os contos dessa escritora. Nesta antologia, os melhores foram Helga, Venha Ver o Pôr do Sol (já o havia lido), A Caçada (já o havia ouvido) e Meia-Noite em Ponto em Xangai. Tal como Machado de Assis, muitos dos contos de Lygia Fagundes Telles terminam com um desfecho aberto, dando ao leitor a oportunidade de decidir entre um e outro finais possíveis para cada estória. No caso deste livro, esse estilo caiu bem para certos contos, mas para outros, eu prefiriria um final oficial escrito pela própria autora. Por causa disso, o classifico com 4 estrelas.

Outra coisa interessante é que os contos de suspense que nesta obra são 3 têm forte influência dos contos criados pelo escritor americano Edgar Allan Poe. Foi uma boa ideia Telles escrever estórias de horror e suspense visto que esse nicho é bem pequeno no Brasil.

Rafa Antunes 08/10/2023

Antes do Baile Verde
?Resenha?
? Antes do Baile Verde - Lydia Fagundes | 2006020723
Gente, vou ser bem sincera? Eu achei interessante, mas não sei se entendi bem a proposta, não.
? Gostei da leitura de um modo geral, gostei de muitas das crônicas, mas? o todo não me disse muito. Acho sim que isso pode ser devido a eu não ter alcançado um nível cultural dentro desse contexto, então vou procurar resenhas e informações sobre a autora pra ver se consigo colocar as coisas em perspectiva.
Nota: ??????
- (...) a beleza não está nem na luz da manhã nem na sombra da noite, está no crepúsculo, nesse meio-tom, nessa ambiguidade.
-Rafa ?

Thaina177 27/09/2023

Li em uma tarde
Não sei o que achar deste livro. Pois ao mesmo tempo que eu amei alguns contos, outros eu detestei. Primeiro livro que leio da autora e talvez não tenha amado pois não conhecia a escrita dela. Mas é uma leitura muito fluida que dá para ler em um dia.

Ediandra Campos 23/09/2023

Angustiante
O livro é separado em contos e em cada conto é apresentado um situação social diferente. Fala de traições, de questões mentais e da miséria humana do ponto de vista psicológico. Muito angustiante.