A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo Max Weber

Resenhas - A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

JoAo366 11/08/2023

É a primeira vez que leio um livro que fala mais sobre uma ética e moral que serve como base do capitalismo, estou acostumado a ler mais sobre seu funcionamento, contradições, consequências e relações que o sustentam.

Não é 5 estrelas pois alguns pontos onde Weber diz ter existido capitalismo na antiguidade em certos locais do oriente me deixam com um pé atrás. Queria que ele dissertasse melhor a questão do lucro em sua visão. Weber diz que, pelo menos inicialmente, a busca pelo lucro, de maneira primitiva, nada tem relação com o capitalismo, o que vai definir o tal "espírito do capitalismo" é a complexidade por trás desse lucro através das empresas, que possuem cálculos específicos que visão o rendimento máximo do capital.

É muito interessante a análise do autor em relação aos países que tinham um grande número de protestantes, sobretudo adeptos ao calvinismo, tinham um desenvolvimento acelerado do capitalismo em relação aos locais de maioria católica. A doutrina do trabalho como salvação divina, da predestinação, toda a ética protestante (como está no título) faz com que os trabalhadores se dediquem muito mais ao labor, o que nos leva a um acúmulo de capital, logo, o capitalismo acaba se desenvolvendo mais rapidamente.

Marcos5813 30/06/2023

Como a Moral Cristã Protestante Fundou o Capitalismo
A obra, "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", é um das mais profundas análises sobre a sociedade humana e a forma com faz as coisas. Max Weber faz um estudo primoroso sobre os pilares que serviram como mola propulsora a origem do modo de produção capitalista, primordialmente o puritanismo inglês e da Nova Inglaterra, atual EUA, que forjaram um moral condicionada ao trabalho como oferta ao Senhor.

Segundo Weber, o ideal de trabalho como ferramenta para alcançar a salvação e atendimento dos desígnios de Deus, forjou um modo de vida e de produção que favoreceu ao acumulo de capital, que segundo este mesmo modo de vida asceta, era reempregado na produção para produzir mais bens, e mais trabalhadores, e por conseguinte, maior distribuição de renda e bens. No primórdios desse modo de produção, sem o acumulo de capital e de uma poupança que fosse reinvestida, e isso tudo amparado pela Reforma Protestante, com expoentes como Calvino e Lutero, ainda que divergentes quanto ao agradar a Deus, em suas nuances, este modo de produção não tenderia ao acumulo de capital e muito menos a especialização e divisão do trabalho de modo livre e ordeiro, onde tem a racionalidade como fundamento. Talvez a sociedade humana experimentasse hoje, no século XXI, uma tipo de especie de socialismo e economia de Estado.

Esta problemática, sobre o destino da sociedade humana não é bem abordada nesta obra, mas deixa a posteridade suas definições. O que Weber pretende é, de uma forma racional e apoiada na historicidade, é que uma ética há de ser o alicerce de qualquer atividade que a humanidade possa conceber, e a esta moral é um conjunto de pensamentos onde, aqui, a ética fundamenta suas teses.

Em pleno século XXI, o código, conjunto de leis e regras que devem ser seguidas, uma forma de algoritmo computacional, está em pleno avanço tecnológico, e parece querer basilar o comportamento humano e sua evolução cultural, econômica e social. Mas um código, por mais germinal que seja, ainda segue padrões de até aqui onde chegamos, como o cálculo, a estatística e a informática. Em qual modo de produção surgirá deste conjunto de regras é que está a ser o novo horizonte, e mais uma vez, parafraseando Victor Hugo, não serão obras como estas inúteis. Muito mais, onde há cultura há evolução, seja no reino animal, seja num jogo de cartas, seja numa mesa posta a mesa. Os convencimentos humanos. Favoritado!