Bolsonaro

Bolsonaro Rubens Casara

Resenhas - Bolsonaro

pedro.cezar.142 23/06/2023

Nota 10
Rubens consegue, mais uma vez, entrelaçar a análise política com a economia. Dessa vez, tendo como pano de fundo a reflexão sobre o caminho ao abismo chamado Bolsonarismo, Rubens consegue dar ao leitor um panorama geral de como o brasileiro foi levado à uma armadilha da mesma forma que o norteamericano foi traído pelo Trumpismo.

Ao destrinchar as causas, fica nítida a importância pela luta do bem-estar comum, pelo seu resgate e pela conscientização das massas na retomada da democracia participativa. Como bem posto pelo autor, não é um vislumbre da barbárie, ela já chegou e devemos lutar.

Alessandra 27/02/2023

Uma obra muito bem escrita e clara, não sobre a pessoa Jair Bolsonaro, mas sobre os elementos que formaram essa sociedade com fenômenos normalizadora que antes não eram aceitos, uma leitura muito enriquecedora.

Carolfreitasnf 22/10/2022

Eu tenho esse livro na lista de leitura faz muito tempo e só essa semana eu resolvi que finalmente estava na hora de ler.

Me arrependo muito de ter esperado tanto por uma leitura tão boa e esclarecedora como essa.

Eu tenho tentado entender a ascensão desse movimento de extrema direita e extremamente conservador no país há algum tempo, e esse livro traz elementos bastante explicativos.

É um livro de leitura bem tranquila, alguns capítulos fluíram melhor do que outros para mim, mas no geral a leitura flui muito bem.

É um livro excelente que espero revisitar em breve.

Jorge296 11/01/2022

Bolsonaro: Mito de um passado presente e o sintoma de uma sociedade ainda doente
Rubens Casara nesse livro traça um diagnóstico profundo sobre o bolsonarismo e suas interligações com a radicalização do liberalismo (neoliberalismo) e seus impactos para a sociedade presente. Articulando psicanálise, direito, história, Casara traça um perfil do bolsonarismo, a partir da reflexão não apenas do presidente mas daquilo que o sustenta: a sua base social. Além disso, explica também de que forma Bolsonaro é uma "cópia mal feita do Trump" (apud Sérgio Abranches na CBN), e como essa "cópia mal feita" é a expressão mais fiel de um fenômeno de longo prazo: a deteriorização da sociedade brasileira, do espaço público e a falência da política. Assim como em obras anteriores, Casara traça um perfil profundo das condições atuais da sociedade brasileira em tempos de erosão democrática mas trazendo perspectivas para uma mudança e reorientação política, social e econômica para que essa "falsa verdade vendida como ciência boa" (apud Ciro Gomes) seja definitivamente suplantada.