Fenomenologia da Religião

Fenomenologia da Religião Cácio Silva

Resenhas - Fenomenologia da Religião

fabio.ribas.7 28/06/2021

Fenomenologia da Religião
“Fenomenologia da Religião”, de Cacio Silva, teve sua primeira edição em 2008. De lá para cá, o livro já recebeu uma nova edição e roupagem mais elegante também (que é a da imagem do post). Mas, tenho certeza, não foi só isso que mudou. Embora ainda não apareçam nessa nova edição, algumas posições e afirmações do autor na obra também sofreram uma nova reflexão por conta dessa nossa caminhada no Tempo. Isso acontece com todos nós — seguimos lendo, estudando, vivendo e, obviamente, a cada passo, acertamos o ritmo com nossa cosmovisão, nossas crenças mais fundamentais e bíblicas. Enfim, refletimos sobre nossas ideias religiosas.
E é sobre reflexão o ponto mais importante mais importante e permanente na proposta de Cacio Silva, missionário entre povos indígenas do Alto do Rio Negro por mais de 10 anos. Seu livro possui este subtítulo esclarecedor: “Compreendendo as ideias religiosas a partir de suas manifestações”. Assim, não é um livro específico de linguística — o autor, juntamente com sua esposa, Elisângela Silva, realizou um precioso trabalho nessa área, intitulado “A língua dos Yuhupdeh: introdução etnolinguística, dicionário Yuhup-Português e glossário semântico-gramatical” — também não é uma mera abordagem antropológica de análise do povo como objeto, tão pouco, poderemos encontrar um livro de missiologia. Não, nada disso. Todavia, podemos encontrar um pouco dessas três perspectivas sempre presentes no seu texto, cujo objetivo é instrumentalizar os missionários para uma compreensão mais acertada acerca do fenômeno religioso do povo que ocorre em quaisquer culturas mundo afora.

Ensaio completo: https://ribaseribas1.medium.com/fenomenologia-da-religi%C3%A3o-biblioteca-lxxxviii-ce822df01451

site: https://medium.com/@ribaseribas1