Paulo de Tarso na filosofia política atual e outros ensaios

Paulo de Tarso na filosofia política atual e outros ensaios Enrique Dussel

Resenhas - Paulo de Tarso na filosofia política atual e outros ensaios

Adriano 07/08/2020

Inovação reveladora
Esta obra consiste numa abordagem inovadora ao conseguir promover diálogo dialético e crítico entre o conteúdo da Teologia dos textos paulinos e dos autores da Filosofia Política e Ciências Sociais. A partir de uma análise exesegética dos textos bíblicos citados nos seus idiomas (grego e hebraico) os autores são brilhantes quando mostram que os textos bíblicos evidenciaram uma nova abordagem social as problemáticas que perduravam por milênios na humanidade (como a opressão e a negação do Outro). Contudo, uma crítica que pode ser feita ao livro, é que os últimos capítulos fugiram um pouco da ênfase nas declarações do apóstolo Paulo de Tarso, e exploraram mais a temática da Política da Libertação, que claramente é posição teórico-epistêmica do autor. A obra poderia ser ainda mais rica se tivesse conseguido fazer correlação dos escritos paulinos com outras correntes teóricas da Filosofia Política.

Adriano 07/08/2020

Inovação reveladora
Esta obra consiste numa abordagem inovadora ao conseguir promover diálogo dialético e crítico entre o conteúdo da Teologia dos textos paulinos e dos autores da Filosofia Política e Ciências Sociais. A partir de uma análise exesegética dos textos bíblicos citados nos seus idiomas (grego e hebraico) os autores são brilhantes quando mostram que os textos bíblicos evidenciam uma nova abordagem social as problemáticas que prevaleciam por milênios na humanidade (como a opressão e a negação do Outro). Contudo, uma crítica que pode ser feita ao livro, é que os últimos capítulos fugiram um pouco da ênfase nas declarações do apóstolo Paulo de Tarso, e exploraram mais a temática da Política da Libertação, que claramente é posição teórica e epistêmica do autor. A obra poderia ser ainda mais rica se tivesse conseguido fazer correlação dos escritos paulinos com outras correntes teóricas da Filosofia Política.